2

Começo escrevendo este artigo com a pupila dilatando e um sorriso de canto a canto, pois é motivo de alegria falar sobre as mulheres! E o especial deste artigo é que vamos falar sobre o livro que toda menina mulher precisa conhecer e ler, o livro infantil “Os Sonhos de Ágatha”.

Primeiramente, quero te falar que o livro conta a história de uma menina muito curiosa e cativante que sonhava em ser cientista. Porém, que ainda não sabia a qual área da ciência ela queria se dedicar.

Além disso, este livro também tem um sonho só dele: o de fazer meninas e mulheres acreditarem que elas podem ser o que elas quiserem! Pois alimentar os sonhos de meninas em um Brasil marcado pelo machismo e suas cruéis manifestações é revolucionário.

Mergulhando um pouco mais fundo…

Enquanto sonha, Ágatha ensina a meninas e meninos que todos podem ser cientistas e, além disso, nos ensina que enquanto cientistas, todos podemos ajudar a construir um mundo melhor e justo.

Em lindos e cativantes versos, o livro mergulha nos sonhos da menina, passeando por diferentes áreas do conhecimento e explorando possibilidades em diferentes profissões.

Isso torna os sonhos da menina Ágatha muitos e lindos: ser cientista, realizar os sonhos de suas ancestrais, entender o universo, proteger os nossos oceanos, resgatar a sabedoria de nossos povos primeiros, construir uma sociedade mais justa e igualitária e conquistar o mundo ao lado de outras mulheres.

menina

Os sonhos da menina Ágatha. Fonte: @lu.biophilica

Portanto, em cada verso, as crianças encontrarão temas que servem como ponto de partida para discussões mais profundas sobre ancestralidade, conservação da biodiversidade, mudanças climáticas, dentre outros temas atuais e importantes.

Além disso, estes assuntos podem inspirar aulas riquíssimas e proporcionar longas conversas entre amigos, pais e filhos, professores e alunos.

Ademais, os assuntos e a infinidade de modos diferentes de discuti-los fazem com que o livro não tenha recomendação etária. Idades diferentes terão, a partir da sua leitura, experiências e reflexões diferentes. Assim ele foi pensado.

E sabia que a menina Ágatha também sonhou com a engenharia?

Em uma das noites, nos “Sonhos de Ágatha” ela sonha ser uma Engenheira. Incrível não é mesmo! Pois é uma área praticamente dominada por homens, mas Ágatha mostra que as meninas também podem ser Engenheiras.

A menina Ágatha e a Engenharia. Fonte: @lu.biophilica

As brilhantes e generosas mulheres que falam da menina Ágatha

A autora Luciana Leite se uniu à ilustradora Mara Oliveira para elaborar o livro infantil “Os sonhos de Ágatha”. O lançamento ocorreu no dia 11 de fevereiro de 2021, no Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, na loja Bem-te-ouvi.

É importante ressaltar que o livro “Os sonhos de Ágatha” foi publicado de forma independente, por mulheres e pode ser adquirido pelo site.

Se puder, apoie, divulgue, compre e faça essa história chegar no coração de muitas meninas! Pois o mundo precisa de mais sonhos, de mais ciência, de mais meninas ajudando a construir um mundo mais justo para todos.


Artigo escrito com apoio da autora Luciana Leite. Ela é bióloga pela Universidade Federal da Bahia, mestra em Lideranças para a Conservação pela Universidade de Cambridge na Inglaterra e Doutora em Ecossistemas Florestais e sociedade pela Universidade Estadual de Oregon, nos Estados Unidos. Além de bióloga, Luciana é feminista, ativista ambiental e eterna sonhadora. Baiana, Luciana hoje reside em Foz do Iguaçu e morre de saudades do nordeste. Nas horas vagas, ela se aventura na literatura infantil. Através de suas histórias, Luciana espera criar um mundo melhor para os nossos filhos e também filhos melhores para o nosso mundo.


Leia mais artigos aqui e acompanhe o Blog da Engenharia nas redes sociais!

Twitter | Instagram | Facebook | YouTube | LinkedIn

Ivanilson Santos
Engenheiro de Pesca pela UFRPE, mestrando em Aquicultura pela UFSC e Pesquisador da Camar - Camarão Maricultura LTDA. Durante a graduação foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e bolsista do Programa de Educação Tutorial, estagiário do Laboratório de Ecologia de Ambientes Aquáticos, do Laboratório de Biotecnologia de Microalgas - LABIM e do Laboratório de Experimentação com Organismos Aquáticos - LEOA e integrante do Grupo de Estudo de Aquicultura no Semiárido - GEAS. É cristão e seu maior sonho é fazer as pessoas sorrirem e realizarem seus sonhos com a ajuda do verdadeiro amor: Jesus. Nas horas vagas, ama ouvir e tocar uma boa música e jogar xadrez! Instagram: @ivanilsonsnts

Mulher e o Saneamento: Um casal que “dá match”

Previous article

Mulheres do Agro: O que seríamos sem elas?

Next article

You may also like

2 Comments

  1. Artigo lindo! Senti muita sensibilidade e esperança ao lê-lo… Parabéns!!

    1. Fico tão feliz com esse teu feedback! É tão gostoso saber que consegui tocar em ti com esse textinho sobre os sonhos dessa menina cativante!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Brasil