publicidade

publicidade

abnTeX2: uma alternativa na hora de fazer trabalhos com as normas da ABNT


No que se refere à produção de trabalhos científicos como artigos, monografias, dissertações e teses, sem sombra de dúvida, as regras da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas trazem vários benefícios. A ABNT regulamenta a normatização técnica em todo território tupiniquim e essas normas podem definir regras para a produção de bens, execução de serviços e até mesmo a escrita de documentos ou trabalhos em geral.

Mas quem nunca “sofreu” ao produzir um trabalho ou tese de acordo com as normas da ABNT?

Recuo, fonte, hifenização, espaçamento, margens, numeração de páginas, referência cruzada, bibliografia e vários outros elementos… Seria ótimo não perder tempo se preocupando com esses detalhes e focar a atenção na produção textual, não é mesmo?

Se esse é seu caso, já ouviu falar no abnTeX2 para LaTeX? Se você não tem ideia do que é LaTeX, recomendamos a leitura rápida deste artigo.

O que é abnTeX2?

Em simples palavras, segundo o próprio site dos desenvolvedores do abnTeX2:

“O abnTeX2, evolução do abnTeX (ABsurd Norms for TeX), é uma suíte para LaTeX que atende os requisitos das normas da ABNT para elaboração de documentos técnicos e científicos brasileiros, como artigos científicos, relatórios técnicos, trabalhos acadêmicos como teses, dissertações, projetos de pesquisa e outros documentos do gênero. A suíte abnTeX2 é composta por uma classe, por pacotes de citação e de formatação de estilos bibliográficos, por exemplos, modelos de documentos e por uma ampla documentação.”

Eis alguns modelos de documentos compilados utilizando abnTeX2:

Prós

  • Cria índice, lista de figuras e equações automaticamente. À medida que você produz o texto, estes elementos são adicionados automaticamente;
  • Velocidade e automatização: um arquivo tex é leve, pois é composto apenas de texto;
  • Layout e ferramentas científicas: se você é perfeccionista e procura o layout mais profissional possível, use LaTeX;
  • Há interação entre diferentes tipos de objeto e o texto flui de forma excelente;
  • Compatibilidade: um arquivo tex criado em 1985 poderá ser editado e compilado sem problemas em qualquer computador;
  • Pacotes: LaTeX é gratuito (open source) e há milhares de pacotes disponíveis para as mais variadas tarefas. Se você quer criar X, é bem provável que já exista um pacote para isso;
  • Aprendizado: usar LaTeX é aprender, constantemente, coisas diferentes.

Se você nunca programou, utilizar LaTeX será uma introdução básica: você possivelmente irá partir para outras linguagens depois. Isso porque o feedback é bastante instantâneo: você aprende algo, compila, e percebe que conseguiu criar uma estrutura bastante complexa. Isso é estimulante, como qualquer atividade em que você aprende constantemente. Você passar a entender uma nova sintaxe, e aplicar seus conhecimentos intuitivamente para criar aquilo que o Word não consegue.

Contras

A desvantagem de LaTeX é a interface. Se você não se dá bem com computadores e sabe apenas o básico, dificilmente irá gostar de usar LaTeX. É preciso paciência e dedicação. Coisas que antes eram simples se tornam, de repente, complicadas e você vê erros e pode não saber de início como corrigi-los. Isso é comum a qualquer linguagem de programação, e simplesmente faz parte.

Outra desvantagem é que pode não funcionar muito bem para trabalhos em grupo.

É iniciante em LaTeX ou em abnTeX2?

Não entre em pânico! Consulte a página Por Onde Começar?

Instalação

Há a possibilidade de instalar softwares em seu computador para realizar a compilação dos arquivos tex para PDF. Caso tenha interesse em instalar em sua máquina, este link pode ser útil.

Editor Online (recomendado)

Dispensa completamente qualquer instalação de programas em seu computador., bastando apenas acessar o site ShareLaTeX e se registrar gratuitamente. Após realizar o cadastro, você pode acessar este link para obter o arquivo de modelo abnTeX2.

Resumindo

Para a criação de pequenos textos, trabalhos ou relatórios, o uso do bom e velho MS Office Word ou LibreOffice Writer é satisfatório, pois a formatação, estruturação e padronização de documentos menores é uma tarefa relativamente simples. Já para a produção de textos mais complexos, onde uma estrutura padronizada é fundamental, o uso de abnTex2 para LaTeX é uma boa – e recomendada – opção!


publicidade

publicidade