publicidade

publicidade

Adeus, fios! Essa tinta especial é capaz de conduzir energia elétrica


Sabe aqueles fios à mostra, muitas vezes formando um emaranhado cheio de nós e que são, ao mesmo tempo, tão necessários em diferentes construções? Eles podem ser substituídos por diversos exemplos de tecnologia, uma alternativa bem mais viável e prática. Uma delas é uma tinta especial capaz de conduzir energia elétrica. A tinta é desenvolvida pela empresa Bare Conductive, com sede em Londres.

Imagem: Reprodução.

Mas como pode uma tinta aplicada em diferentes superfícies exercer a função de condutora de eletricidade?

A resposta é simples: a tinta fluída e escura é produzia com carbono, que é condutor de eletricidade. A utilização da tinta, conforme a criatividade e diferentes efeitos, proporciona maior interatividade e originalidade na aplicação em diferentes superfícies. Que tal pintar um interruptor, botões e traços, e apenas pressionando cada um deles ser possível ativar a condução elétrica?

A tinta da empresa Bare Conductive e suas aplicações
Imagem: Reprodução.

Unir a engenharia, a tecnologia e a arte se torna bem fácil com criações como essa, eliminando – ou ao menos diminuindo – a quantidade de fios em diferentes ambientes.

Carbono, condutor de eletricidade

O carbono grafite é um bom condutor de energia porque os átomos do composto químico estão dispostos em anéis hexagonais e em planos, de maneira que forças de atração levam a deslizamentos e deslocamentos entre estes planos formados. É originada uma nuvem eletrônica, por onde os elétrons circulam livremente, ocasionando a transferência elétrica e a condução, portanto.

A tinta da empresa Bare Conductive e suas aplicações
Imagem: Reprodução.

O grafite difere totalmente do diamante, que é também formado de carbono, mas não conduz energia devido à estrutura diferente de seus átomos – ao invés de anéis hexagonais, ele é constituído por tetraedros, que dificultam a circulação dos elétrons.

+Vídeo

Imagens: Divulgação/Reprodução Bare Conductive. Referências: Mundo EducaçãoHypeness, Bare Conductive


publicidade

publicidade