publicidade

publicidade

Adutoras de Engate Rápido: saiba como funciona a estrutura que tem ajudado a levar água para várias regiões do Nordeste


Adutoras de Engate Rápido (AER) são equipamentos de infraestrutura hidráulica que tem por finalidade aduzir (conduzir) a água até longas, médias e curtas distâncias pré-determinadas na fase de projeto, que antecede a execução de sua instalação, conforme a figura abaixo.

Adutora do alto-oeste/CE

+Fases da execução da obra e instalação dos equipamentos

  1.  INSTALAÇÃO: a instalação das tubulações de engate rápido deve ser aérea, sobre suportes estáveis, com altura mínima recomendável do solo de 150mm.
  2. LOCALIZAÇÃO: a localização dos suportes é estabelecida em função do vão máximo admissível para os tubos. Essa localização pode sofrer pequenas variações para atender situações particulares durante a montagem. Nos sistemas tubulares unidos através de acoplamentos mecânicos flexíveis, deve-se utilizar pelo menos um suporte por tubo. Esse suporte deve estar situado a uma distancia “L” entre 300 e 600mm da extremidade do tubo.
  3. SUPORTES: Os suportes podem ser em base de concreto com laterais em vergalhão de aço; em berço de concreto; em berço metálico; em viga de madeira e em viga de madeira com cunha (recomendável).

Esses Sistemas Adutores são de rápida instalação, fáceis de manusear e duráveis. Oferecem diâmetros e materiais que se adequam às vazões de dimensionamento/projeto que se deseja.

Adutoras desse tipo tem garantido acesso a água para milhares de pessoas no Nordeste Brasileiro, e as obras geralmente são executadas pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas/DNOCS, órgão especializado com mais de 100 anos de atuação com infraestrutura hídrica.

DNOCS/Ministério da Integração

publicidade

publicidade

  • Lany Oliveira

    Então deve ser o mesmo sistema que abastece algumas cidades do RN (barragem de Santa Cruz).

    • Joebson Lima

      Sim, Lany. Isso mesmo! Uma das derivações da Adutora Alto Oeste leva água da Barragem de Santa Cruz para diversos municípios no RN, por meio de adutoras de engate rápido.