CarreiraDestaqueEngenhariaMercado de Trabalho

Além de ser mulher, decidiu ser Engenheira

1

Primeiramente, em um mundo extremamente machista e dominado pelos homens, o simples fato de ser mulher já se torna um desafio, e aquelas que se conectam com a engenharia são extraordinariamente testadas a todo instante. Em segundo lugar, nós mulheres não queremos pedir uma oportunidade, queremos sim igualdade.

Só isso! E em conclusão, o que pedimos não é nada mais do que nosso direito, não é um favor.

E além de ser engenheira, decidiu ser engenheira

A luta das mulheres começou a muitos anos atrás e é impressionante o quanto hoje ainda precisamos lutar no nosso dia a dia como mulheres e na nossa profissão na engenharia para mostrarmos que o fato de sermos mulheres não nos desqualifica. A diferença existe no simples fato de termos que provar toda hora que merecemos, enquanto os homens não precisam fazer o mesmo.

Mulheres precisam provar que são capazes o tempo todo para terem os mesmos direitos. Chega!

Mulheres precisam provar que são capazes o tempo todo para terem os mesmos direitos. Chega!

Em um universo tão dinâmico como o da engenharia, nós mulheres nos destacamos também pelo dinamismo. Mas muitas vezes somos desqualificadas pelo simples fato de sermos mulheres. A desqualificação vem não apenas por trás das palavras direcionadas a nós, mas por vagas que anunciam preferência e as vezes até limitação ao sexo masculino, ou entrevistas de emprego nos quais descartam uma profissional pelo seu porte físico. Nos desqualificam pela diferença salarial que existe ou até mesmo por sermos mães.

A trajetória da mulher engenheira

Quando nós, mulheres, decidimos durante nossa adolescência cursar engenharia, sabemos que a Universidade será apenas um dos obstáculos. Isso é inacreditável e tem que parar. Pedimos respeito, dentro da sala de aula e fora da sala de aula. Já pararam para analisar quantitativamente a diferença entre homens e mulheres dentro de uma sala de aula de engenharia?

Nós mulheres engenheiras somos duplamente fortes, duplamente capazes e duplamente preparadas para exercermos qualquer que seja a função dentro da nossa profissão. Grandes mulheres engenheiras marcaram suas histórias no mundo. Sua vez chegou?

Mulheres fazem a diferença na Engenharia.

Mulheres engenheiras!

Então, após toda essa questão levantada aqui nessa matéria, a mensagem é simples e direta: Seja ela uma mãe, esposa, namorada, divorciada, viúva, amiga, respeite sua trajetória, por que saiba que ela é uma guerreira, ela é vencedora, ela é forte e pode conquistar o que ela quiser. Somos mulheres que criam e que renascem, somos engenheiras pelo simples fato de escolhermos ser.

Eu me chamo Bárbara Guimarães, tenho orgulho de ser mulher, Engenheira de Materiais e cientista. Sou colunista no Blog da Engenharia. Venha conhecer os colunistas.

Bárbara Guimarães
Engenheira de Materiais pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina. Durante a graduação desenvolveu pesquisas na área de metais, compósitos, nanomateriais aplicados, analítica e de tecnologia da educação. Foi diretora de Protocolo do Club Rotaract Londrina Sul, presidente do Centro Acadêmico do Curso de Engenharia de Materiais e, co-fundadora do projeto Eu-Reciclo na pré incubadora de empresas da UTFPR. Trabalhou em uma empresa de consultoria prestando serviço em empresas do estado de São Paulo. Atualmente trabalha no mercado financeiro e é mestranda do programa de pós graduação em Ciência e Engenharia de Materiais na Universidade Federal de São Carlos - SP. Sua área de atuação é em materiais compósitos de alto desempenho. Proprietária do Instagram @engenhariademateriaisbg e do canal Materializando BG no YouTube. Mineira, adora ler, correr e ter bons amigos. Toma mais café do que água. Defende a ideia de que viver o próprio sonho é sempre melhor do que viver o sonho de alguém.

Ser Engenheira, ser MULHER

Previous article

Representatividade feminina na Engenharia

Next article

You may also like

1 Comment

  1. […] hoje, Eu te desafio a ACREDITAR em você mesma, a lutar pelos seus sonhos, a ser MULHER nessa geração que fala muito e faz bem […]

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Carreira