BrasilColunistasDestaqueEngenharia Elétrica

ANEEL proíbe corte de energia elétrica de consumidores de baixa renda

0

Nesta última sexta-feira (26/03/2021), a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou uma medida que suspende o corte de energia dos consumidores de baixa renda, em todo o território nacional.

A previsão é de que a medida seja válida até o dia 30 de junho de 2021 e assim, aproximadamente 12 milhões de famílias serão beneficiadas. 

Tendo em vista a segunda onda da pandemia da Covid-19 no país, a decisão da ANEEL busca amenizar a presente crise, garantindo que os consumidores continuem tendo o fornecimento de energia ainda que não tenham condições de pagar pelo serviço. ANEEL

A medida contempla consumidores cadastrados na Tarifa Social, de modo que, também foi vedado o corte de energia em locais que tenham equipamentos vitais e dependentes de energia, se estendendo às unidades ligadas à saúde, que armazenam e distribuem vacinas. 

No entanto, a medida não isenta este grupo de consumidores do pagamento de suas tarifas. Ainda em 2020 a ANEEL já havia aderido uma medida análoga, no entanto, a atual medida não contempla todos os consumidores conforme a anterior.

Como a medida pode afetar o setor de distribuição? ANEEL

Considerando que haverá uma perda na receita das concessionárias, a ANEEL irá permitir que as compensações pagas por incidentes onde o fornecimento de energia é interrompido ultrapassando o limite estabelecido pela agência sejam suspensos até o dia 30 de junho. 

Desse modo, as concessionárias poderão pagar tais compensações mensais até dezembro de 2021. 


Referência:  bit.ly/39hKASh 

Gabriely da Silva Pinto
Gabriely da Silva Pinto, cursa Engenharia Elétrica no CEFET/RJ campus Nova Friburgo. É natural de Cantagalo, Rio de Janeiro, tem 20 anos. A vontade de se aventurar na engenharia a acompanhou por anos, mas o amor por elétrica nasceu dentro do SENAI. Atualmente é membro de uma pesquisa de projeto de extensão sobre obtenção de biogás proveniente de resíduos sólidos urbano (RSU) para geração de energia elétrica. Faz parte do diretório acadêmico do curso de engenharia elétrica em seu campus, o DAEL, tendo como atual cargo a presidência. Vegetariana, apaixonada pela natureza, e como uma boa estudante de engenharia é amante de café.

    Canal de Suez: Impactos na sociedade

    Previous article

    Oportunidades Ambev: vagas para estágio e Trainee

    Next article

    You may also like

    Comments

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    More in Brasil