Engenharia

O que você precisa saber antes de utilizar um Drone

0

No Brasil, os populares drones também podem ser chamados de VANTs (veículos aéreos não tripulados).

Embora pilotar um drone pareça simples e divertido, é necessário cumprir uma série de exigências feitas pelos órgãos competentes, para que atividade seja feita de forma segura por todos os envolvidos.

A regulamentação dos drones no Brasil é algo recente se iniciou em 2017, e três órgãos regulamentam atualmente a atividade no país.

ilustrativa

  1. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA: Regulamenta o espaço aéreo autorizando e controlando o voo, através do sistema Sarpas;
  2. A Agência Nacional da Aviação Civil – ANAC: Define as regras básicas para que a operação de drones possua mais segurança para pessoas e a proteção de bens;
  3. A Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL: Realiza o cadastro e homologação, tanto aeronave, quanto o controle (utilizam frequências de rádio).

Então sempre que você for operar um drone com fins profissionais para serviços de engenharia precisa levar a campo a fins de fiscalização:

explicativo

  • Selo de homologação da Anatel, no rádio e no drone;
  • Manual de voo do Drone;
  • Documento de avaliação de Risco;
  • Documento com a liberação de voo do DECEA;
  • Apólice de seguro RETA;

 

Drone não é um brinquedo, respeite sempre as legislações vigentes a fim de garantir segurança em suas operações.

Saiba mais, seguindo: @cursosengenhariaonline

Robson schneider
Olá, sou Robson Schneider, possuo graduação em Engenharia Agrícola e Mestrado em Tecnologia Ambiental. Trabalho com ênfase em Engenharia Agrícola, nas áreas de: engenharia de avaliações e perícias, engenharia de água e solo, máquinas agrícolas, armazenamento e beneficiamento, planejamento rural, construções rurais e fontes alternativas de energia. Gosto de novos e grandes desafios ao qual colocam em prova minhas habilidades técnicas, estratégias, conhecimentos e capacidade de inovação e realização à prova.

Como entrar com o pé direito na área de Perícia Judicial

Previous article

Apagão no Amapá: Um dos desafios do setor de energia no Brasil

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Engenharia