publicidade

publicidade

Aplicativos de engenharia: Confira nossa lista de Outubro!


Atualmente, existe aplicativo para quase tudo. Então, por que não usar alguns para facilitar nossa vida como engenheiros/estudantes de engenharia? Pensando nisso, nós separamos, mensalmente, uma lista com alguns aplicativos de engenharia. Confira a do mês de Outubro!


Lista de aplicativos de engenharia (Outubro 2018)


+ MATLAB Mobile (Android e iOS)

O bom e velho MATLAB é sempre um salva vidas em engenharia. Por isso, ter o aplicativo instalado é uma carta na manga, principalmente quando você precisa plotar um gráfico, resolver uma operação matricial complicada, fazer uma conta complexa e etc.

É possível conectar à nuvem MathWorks Cloud e ao computador. No celular, é possível usar a linha de comando, plotar gráficos 2D e 3D, criar, editar e visualizar arquivos, teclado customizado e outros. Ele é gratuito.

aplicativos de engenharia
Imagem: mathworks.com

+ Fieldwire (Android e iOS)

O Fieldwire é um aplicativo que pode auxiliar muito engenheiros e arquitetos. Nele, é possível visualizar a planta, verificar checklists, ver o cronograma do projeto e outros e a equipe trabalha toda conectada. Ainda, ele envia notificações para o celular e é integrado a várias nuvens e outras ferramentas (Dropbox, Google Drive, Excel, etc.).

Dentre os recursos diversos, é possível citar: desenho e planta (visualização, controle de versão de formulários automático, marcações e anotações, pasta de plantas, subtração de medidas, fotos de progresso, etc.), programação de construção em campo (gerenciador de tarefas, estabelecimento de prazos e prioridades, acompanhamento de custos e relatório de produtividade), inspeção de construção e diário (checklist, fotos de progresso com anotações e marcações, inspeção detalhada e verificações) e outros. Ele é gratuito para Android e iOS.

aplicativos de engenharia
Imagem: play.google.com

+ MyLifeOrganized (Android e iOS)

Organizar a vida não é uma tarefa fácil (tem toda aquela questão de entropia…). Então, os aplicativos podem ser um curinga para quem está sempre perdendo prazos ou esquecendo compromissos importantes. O MyLifeOrganized é um dos vários aplicativos disponíveis para te ajudar com essa tarefa. Nele, é possível organizar as listas de afazeres, estabelecer metas e desenvolver projetos. É gratuito para Android e iOS. Para algumas funções há um período de teste e, após, é preciso assinar a PRO para continuar com acesso.

aplicativos de engenharia
Imagem: mylifeorganized.net

+ EveryCircuit (Android e iOS)

O EveryCircuit permite a criação e simulação de circuitos digitais. É possível construir os circuitos, clicar em play e ver as animações do seu funcionamento. Há várias ferramentas que auxiliam estudantes que estão desesperados para passar em física experimental (e outras matérias) e pessoas de modo geral que têm interesse em circuitos. Tem a versão gratuita, mas a completa é paga.

aplicativos de engenharia
Imagem: appadvice.com

+ Moléculas (Android e iOS)

No Ano Anternacional da Química (2011), a Unicamp desenvolveu, no projeto 365 dias de Química, o aplicativo Moléculas. Ele consiste em um app de uso offline com dados de moléculas. O usuário pode manipular e visualizar as moléculas em diversos ângulos. Ainda, cada molécula possui um texto explicativo.

aplicativos de engenharia
Imagem: itunes.apple.com

+ Equações de estado (Android)

Este aplicativo pode ser grande uso na área de termodinâmica. Ele faz cálculos iterativos das equações de estado de algumas substâncias, basta inserir os dados. O aplicativo é gratuito e está disponível para Android.

Uma curiosidade é que ele também é um projeto de uma universidade. O Equações de Estado surgiu na UFV (Universidade Federal de Viçosa) após o término de uma disciplina. A ideia é de um estudante de engenharia química.

aplicativos de engenharia
Imagem: play.google.com

+ E-Licence (Android)

Criado por um engenheiro ambiental e um cientista da computação, o E-licence visa permitir o gerenciamento e o controle de processos e condicionantes ambientais. Ele avisa sobre o vencimento de prazos e, assim, auxilia para que não aconteça a perda dos prazos e o consequente pagamento de multas. É um aplicativo gratuito para Android.

aplicativos de engenharia
Imagem: 2engenheiros.com

+ Quantum (Android)

Mesmo essencial, a física pode ser uma verdadeira pedra no sapato durante o curso de engenharia. A quântica, então, pode dar um nó no cérebro de muitos estudantes. Então, quando a situação fica realmente complicada, é preciso apelar para técnicas de aprendizado que vão além de assistir aula e ler o livro referência. O aplicativo Quantum tem explicações claras sobre mecânica quântica e questões de avaliação que podem salvar seu semestre. É gratuito.

aplicativos de engenharia
Imagem: play.google.com


publicidade

publicidade