ColunistasCuriosidadesDestaqueEngenhariaEventosInovaçãoNotíciasProdutosReview de EngenheiroTecnologia

Apple Event 21: Confira as novidades do último evento da Apple

2

Na última terça-feira (14), ocorreu o Apple Event 21, evento transmitido ao vivo de Cupertino, na Califórnia, no qual a empresa anunciou alguns de seus novos produtos.

Entre eles, o tão aguardado Iphone 13, o Ipad da 9ª geração e seu mais recente Apple Watch. Além disso, outras revelações como os novos sistemas operacionais iOS 15 e iPadOS 15 deverão ser apresentadas ainda nesta semana. Confira abaixo as novidades de cada uma das novas tecnologias!

Apple

Apple Event 21 (14/09/2021).

IPAD 9

Como esperado, o novo design do Ipad 9 segue os elementos visuais registrados pela marca, isto é, botão home frontal, câmera traseira única, bordas com cantos arredondados e câmera frontal central. As novidades, porém, estão no novo processamento, armazenamento, sistema operacional e qualidade das fotos.

Ao contrário do Ipad 8, que contava com o processador A12 Bionic – o mesmo chip utilizado no iPhone XS – o Ipad 9 estreia com o A13 Bionic, também usado no Iphone 11. O objetivo é permitir ao Ipad 9 mais velocidade e suporte para apps mais pesados como Adobe Fresco e Procreate.

iPad 8 (10.2-inch, 2020) Review | Trusted Reviews

Ipad 9 com chip A13 Bionic.

Além disso, a Apple decidiu encerrar as versões de 32 Gb de armazenamento interno. As novas versões do Ipad 9 partem de no mínimo 64 Gb, podendo ser adquiridas em até 256 Gb.

No quesito fotografia, a nova resolução da câmera frontal foi ampliada para 12 MP, enquanto que a câmera traseira de lente grande-angular aumentou para 8 MP, porém sem grandes novidades no sensor principal.

Por fim, o sistema operacional também mudou. O Ipad da 9ª geração executa o iPadOS 15 que aumenta a capacidade do iPad com mais recursos multitarefa e novas formas de encontrar e organizar informações, além de anotações aprimoradas.

APPLE WATCH 7

Apple Watch Series 7 pode enfrentar problemas de disponibilidade no lançamento - Canaltech

Apple Watch Series 7

O mais recente modelo de smartwatch da empresa foi apresentado com um design ajustado:  telas 20% maiores que as do modelo anterior e mais finas nas bordas.

Além disso, a bateria foi otimizada, assim permitindo uma recarga mais rápida – segundo a Apple, um progresso de 33% em relação ao modelo Apple Watch 6. Isto representa um grande avanço, já que essa linha de relógios inteligentes, normalmente, conta com baterias que duram em torno de 18 horas.

O visor também será mais resistente, graças a uma proteção de cerâmica contra rachaduras, o que permite com que os usuários possam se aventurar em esportes mais arriscados. Outra grande novidade é no sistema operacional, que agora conta com mais dois exercícios – Tai Chi e pilates, além de um novo APP para mindfulnes.

IPHONE 13

Apple Event

Iphone 13

Além do Ipad 9 e o Apple Watch 7, outro produto tão aguardado foi anunciado. Estamos falando da nova linha de celulares da Apple, o Iphone 13. As versões apresentadas pela empresa se disponibilizam em 3 modelos: o Iphone 13 Mini, 13 Pro e 13 Pro Max.

Todas as versões comportam o novo chipset A15 Bionic. Contudo, apesar da aparente similaridade, os modelos possuem uma diferença de núcleos na GPU. Enquanto as versões 13 e 13 Mini possuem 4 núcleos, as 13 Pro e 13 Pro Max embarcam uma de 5 – a mesma utilizada no Ipad Mini.

Segundo testes realizados pela Geekbench, através da API Metal, a nova GPU do Iphone 13 superou em 55% os resultados do Iphone 12 Pro. Além disso, o mesmo teste verificou um progresso de 21% no desempenho da CPU.

Iphone 13 com chip A15

Assim, podemos esperar que o processamento gráfico da nova linha dos smartphones possua bem mais velocidade comparado ao chipset da versão anterior.

Com diferentes versões e quantidades de armazenamento, os preços podem variar bastante, indo dos R$ 6.599,00 do Iphone 13 Mini com 128Gb aos disparatados R$ 15.499,00 do Iphone 13 Pro Max com 1T de armazenamento interno.

Portanto, se você deseja adquirir o novo Iphone 13 vale a pena pesquisar bastante qual versão é mais coerente com suas necessidades.


Confira também nosso conteúdo exclusivo no Instagram do Blog da Engenharia!

Paulo César Santos
Paulo César é um ludovicense de 23 anos que atualmente cursa Engenharia de Produção na PUC Minas. Foi coordenador de uma ONG de voluntariado, cofundador e web designer da Virgo em 2019 e trabalhou como monitor em 2020, auxiliando outros estudantes de engenharia com algoritmos e programação. Adora tudo que envolve engenharia, gestão de projetos e tecnologia e acreditou que valia a pena compartilhar com mais pessoas um pouco do que anda aprendendo. Sabe escrever em linhas de código, mas há quem diga que pena pra escrever autodescrições.

Startup dos EUA busca engenheiros brasileiros, salários são em dólar e modalidade Home-Office

Previous article

Brasil desenvolve sua primeira telha de concreto que capta energia solar

Next article

2 Comments

  1. A marca é referência em valorização da marca, não há o que se discutir.
    São ótimos produtos, mas sinto que os preços são muito altos para a maioria dos brasileiros.
    Ainda mais que tem uma conectividade excelente somente entre dispositivos da própria marca.

    Uma empresa fantástica e que faz os olhos brilharem pelos seus produtos.
    Obrigado pelo artigo @Paulo! Muito bom.

    1. Concordo contigo, Lucas. Os produtos da Apple são focados em outro mercado, externo ao Brasil, por isso os preços são inacessíveis para a maioria das pessoas do nosso país. Se levarmos em consideração apenas o lado prático e útil do produto, sem a questão do valor social gerado por ele, acredito que não valha muito a pena adquiri-lo aqui, já que existem outras linhas muito boas por preços melhores.
      Muito obrigado pelo elogio!!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popular Posts

Login/Sign up