CarreiraEngenharia

Arena das Dunas, em Natal, tem 50% das obras concluídas

0

Estádio com capacidade para 42 mil torcedores fará parte de um complexo multiuso com hotéis, teatro, estacionamento para seis mil veículos, prédios comerciais e um shopping.

A Secretaria Extraordinária para Assuntos Relativos à Copa do Mundo no Rio Grande do Norte (Secopa-RN) anunciou na última quarta-feira (26) que as obras da Arena das Dunas, em Natal, estão 50% concluídas. O estádio terá capacidade para 42 mil torcedores, sendo 10 mil assentos removíveis. A previsão de entrega é para dezembro de 2013.

Atualmente, a construtora OAS, responsável pela obra, está realizando a montagem do anel superior e finalizando o anel inferior das arquibancadas. Ao todo, são 1.600 operários trabalhando em três turnos.

A construção da Arena das Dunas foi iniciada em agosto de 2011, com a demolição do Estádio do Machadão e do ginásio Machadinho. Essa etapa foi realizada mecanicamente e todo o material foi reutilizado na própria obra, com exceção das ferragens, que foram levadas diretamente para uma siderúrgica.

Posteriormente, começaram as fases de terraplanagem e de fundação. Segundo o Governo do Rio Grande do Norte, cerca de 3.300 estacas de concreto foram utilizadas no local.

Em paralelo à fundação, a construtora OAS também iniciou a implantação dos 800 pilares de sustentação dos pavimentos e das arquibancadas do estádio. Os pilares tinham até 18 m de altura e pesavam 22 t. Com isso, pôde ser iniciada a montagem das vigas-jacarés das arquibancadas, etapa que ainda está em execução atualmente.

O projeto do Estádio das Dunas, desenvolvido pelo escritório brasileiro Coutinho, Diegues e Cordeiro Arquitetos em parceria com o escritório inglês Populous, prevê a completa reurbanização do local, com a implantação do novo estádio para os jogos e de um complexo multiuso, hotéis, teatro, estacionamento para seis mil veículos, prédios comerciais e um shopping, além dos novos Centros Administrativos do Estado e do município.

O investimento na construção da nova arena é de R$ 417 milhões, sendo R$ 396,5 milhões de financiamento federal.  A Arena das Dunas vai receber quatro partidas da fase de grupos da Copa do Mundo de 2014.

Obra será entregue em dezembro de 2013

Obra será entregue em dezembro de 2013


Área que abrigará a circulação e os espaços de serviço posteriormente

Estacas de concreto da fundação


Início da demolição do Machadão

 Via

Eduardo Cavalcanti
Engenheiro Civil de formação, empresário, e atua em diversos mercados. É aficcionado por tecnologia e está sempre em algum lugar diferente do mundo (sim, viajar está entre seus maiores hobbies). Já teve uma época em que não conseguia dormir sem assistir a um episódio do Netflix. Hoje, com o empreendedorismo pulsando em suas veias, usa praticamente todo o seu tempo livre consumindo conteúdos relacionados à cases de sucesso e ao mercado financeiro.

Avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo, ganha iluminação com LEDs

Previous article

Cidade de Salto, no interior paulista, terá ponte estaiada sobre o rio Tietê

Next article

Você também pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Carreira