publicidade

publicidade

Dicas de armazenamento de arquivos para facilitar o seu dia a dia na engenharia


Atualmente, geramos uma enorme quantidade de dados e arquivos. Como a maioria dos documentos é digital, substituímos as pilhas papel por pequenos dispositivos de armazenamento de arquivos. Seja na graduação, quando você tem um trabalho importante para apresentar ou quando precisa armazenar seu TCC, ou na vida profissional, é sempre importante ter bons dispositivos de armazenamento de arquivos que tornam a vida mais fácil. Afinal, uma das promessas da tecnologia é a praticidade e não o desespero ou a raiva ao perder documentos importantes. Assim, separamos uma lista com algumas dicas de armazenamento de arquivos que podem facilitar seu dia a dia na engenharia.

Dispositivos de armazenamento de arquivos para facilitar o seu dia a dia na engenharia

+ ULTRA DUAL DRIVE USB TIPO C

Ideal para quem precisa transferir arquivos de forma rápida, este dispositivo com USB 3.1 faz transferências em até 150MB/s. É possível fazer a transferência entre smartphones, tablets e computadores. Ele possui, ainda, um conector reversível USB Type-C – o qual tem um design simétrico para que fique sempre do lado certo – e um conector USB tradicional.

O dispositivo está disponível com diferentes capacidades de armazenamento (256GB, 128GB, 64GB, 32GB e 16GB). Para tornar a vida ainda mais prática, o aplicativo SanDisk Memory Zone (disponível para Android) auxilia no gerenciamento da memória do dispositivo.

armazenamento de arquivos
Imagem: sandisk.com

+ CARTÃO UHS-I SANDISK EXTREME® microSD™ 

Os momentos memoráveis merecem registros fotográficos, com certeza. O cartão UHS-I SanDisk Extreme foi feito exatamente para, como o nome diz, sobreviver a extremos e permitir que você registre os momentos de aventura em câmeras como GoPro. Ele suporta condições extremas de temperatura, é à prova de água, à prova de choque e à prova de raios-x. Dentre as vantagens estão a velocidade, capacidade e durabilidade.

Leia também: GoPro na Engenharia: veja algumas imagens feitas com a câmera

Com este cartão, é possível gravar e reproduzir vídeo 4K Ultra HD e Full HD. A velocidade de transferência de arquivos é de até 90MB/s. O cartão SanDisk Extreme é micro SD, mas vem com um adaptador de cartão SD. Ainda, é possível baixar um software chamado RescuePRO Deluxe, cuja oferta de download vem junto com o cartão. Com ele, você pode recuperar os arquivos que excluiu por engano.

armazenamento de arquivos
Imagem: sandisk.com

CONNECT WIRELESS STICK

Este dispositivo foi feito exatamente para funcionar não só no computador, mas também no celular e no tablet. É possível, por meio de uma conexão wireless, acessar ou transferir os arquivos, com os seus dispositivos ou com outros. O melhor de tudo: ele funciona sem internet.

No caso de música e vídeo, é possível transferir para até 3 dispositivos ao mesmo tempo, desde que todos estejam próximos. Você também pode configurar o backup automático de arquivos. Para carregá-lo, é necessário fazer a conexão USB. Ela também pode ser feita para transferir arquivos, caso você não queira usar a wireless.

armazenamento de arquivos
Imagem: sandisk.com

IXPAND MINI

Este dispositivo é específico para quem possui iPhone. Ele possui um conector Lightning, o qual funciona com a maior parte das capas, e um conector USB 3.0 para conectar no computador (Mac ou PC). A velocidade de transferência chega a 90MB/s.

O iXpand Mini possui um software de proteção de arquivos com senha, garantindo segurança na hora da transferência. Há um aplicativo iXpand Drive que permite fazer backup automático do rolo da câmera. Vale destacar que não é preciso selecionar as fotos toda vez que conectar o dispositivo, se configurado, ele faz isso automaticamente.

armazenamento de arquivos
Imagem: sandisk.com

+ MY PASSPORT

O My Passport é ideal, principalmente, para quem tem muitos arquivos ou de arquivos muito pesados. Ele está disponível com as capacidades de 1 TB, 2 TB, 3 TB ou 4 TB, em várias cores diferentes. O USB é 3.0 (compatível com 2.0).

Dentre as principais características do dispositivo, é possível citar o backup automático, a proteção por senha e a confiabilidade. O backup automático permite transferir os arquivos para o My Passport com o software WD Backup incluído. É necessário apenas definir a hora e a frequência do backup.

A proteção por senha garante segurança para os arquivos e é muito útil para quem costuma esquecer as coisas (como esquecer de remover um dispositivo após usar em um computador – quem nunca?). No quesito confiabilidade, o My Passport possui durabilidade, tolerância a choques e, ainda, uma garantia limitada de 3 anos.

armazenamento de arquivos
Imagem: support.wdc.com

Depois dessa lista variada, a única coisa que você não pode fazer é perder ou deixar de ter acesso a arquivos só porque não tem um bom dispositivo de armazenamento de arquivos. Além disso, ainda há a vantagem de praticidade, rapidez, segurança e backup automático, os quais prometem uma vida de engenheiro(a)/estudante de engenharia muito mais simples.

Texto em parceria com a SanDisk BrasilWestern Digital.


publicidade

publicidade