AcidentesColunistasCuriosidadesDestaqueDestaque + Editor's PickDestaque + PopularesEngenhariaEngenharia AeronáuticaFireDayTecnologia

As 5 maiores aeronaves de combate a incêndio

0

O uso de aeronaves para combater incêndios em grandes áreas é muito comum. Como acompanhamos todos os anos, a região oeste dos Estados Unidos, por exemplo, enfrenta gravíssimos incêndios florestais, onde não seria possível conter rapidamente sem apoio aéreo.

A princípio, usa-se apenas água para combater o fogo. Porém, em alguns casos mais críticos, é necessário o uso de aditivos antichamas.

Neste artigo, conheceremos as 5 maiores aeronaves que fazem esse serviço, em ordem crescente.

5) Bae 146 / Avro RJ85

Um modelo inglês e de pequeno porte, mas que pode ser muito eficiente no que se propõe a fazer. Chega a uma velocidade de 900 km/h e possui uma capacidade de armazenamento próxima de 11.500 litros.

Bae 146

Bae 146 atuando em um incêndio florestal.

4) Beriev Be-200

O anfíbio russo Be-200 vem em quarto lugar trazendo uma facilidade em relação aos outros: pode armazenar os seus 12 mil litros de água diretamente de rios ou mares, sem a necessidade de mão de obra extra para isso, já que ele pode pousar e decolar tanto em ambiente terrestre quanto aquático.

Be-200

Be-200 abastecendo seu tanque no Mar Mediterrâneo.

3) MD-87

No top 3, esse modelo fabricado pela McDonnell Douglas entrou para o mercado de combate a incêndio em 2014, por meio da Erickson Aero Tanker. Conta com um tanque de 15 mil litros, bem como uma velocidade máxima de 811 quilômetros por hora.

MD-87

MD-87 da Erickson Aero Tanker.

2) DC-10 Tanker

São três DC-10 Tankers em operação atualmente. Carregam 45 mil litros de água ou aditivo, sendo possível atingir uma linha de 15 metros de largura e 1 quilômetro de extensão.

DC-10

DC-10 Tanker em ação.

1) 747-400 Global SuperTanker

Encabeçando a lista, o Boeing 747-400.

A princípio, o primeiro SuperTanker era para ser a versão 747-200, mas o projeto não deu certo. Entre 2009 e 2013, um 747-100 foi utilizado, chegando ao fim depois da falência da sua operadora.

Finalmente, em 2015, a empresa americana Global SuperTanker Services, LLC, adaptou um Boeing 747-400 para transportar incríveis 74.200 litros de água ou retardante. Só existe uma unidade no mundo inteiro!

747 SuperTanker.

Portanto, com esse tanque, é capaz de cobrir uma linha de 50 metros de largura e 5 quilômetros de extensão.

Veja um vídeo dessa magnífica máquina em ação:

Cayo César Nascimento Santos
Graduado em Engenharia Civil com ênfase em estruturas de concreto. Pretende fazer mestrado em Engenharia Aeronáutica. Atua na área de construção civil geral. Possui cursos de Matemática Aplicada, Orçamento de Obra, AutoCAD, Eberick, QIBuilder, Revit e Sketchup, desenvolvendo projetos em BIM.

    FIREDAY: Workshop de Prevenção e Combate a Incêndio – Gratuito e com Certificado

    Previous article

    Tecnologias para controle e prevenção de incêndios

    Next article

    You may also like

    Comments

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    More in Acidentes