ColunistasCuriosidadesEngenhariaEngenharia AeronáuticaTecnologia

Avião presidencial americano – Air Force One?

2

Quando se fala em avião presidencial dos Estados Unidos, logo vem a nossa cabeça o Air Force One, aquele 747 imponente, de cor azul e branco. Porém, engana-se quem pensa que esse é o nome dessa aeronave.

O avião

Os dois Boeings 747-200B idênticos, com números de série 28000 e 29000 e designação militar VC-25A, chegaram para prestar serviço aos Estados Unidos no ano de 1990, durante o governo de George H. W. Bush.

Os dois gêmeos: 28000 e 29000.

Os gigantes, com 371 metros quadrados cada, ficam guardados sob forte esquema de segurança na Base Aérea de Andrews, próximo a capital, Washington.

Air Force One

Embora o termo Air Force One seja utilizado por muita gente para nomear aqueles aviões azuis e brancos da presidência americana, essa expressão é dada para qualquer aeronave da Força Aérea em que o mandachuva dos EUA esteja a bordo.

Por outro lado, caso o avião utilizado seja do Exército ou dos Fuzileiros Navais, a denominação passa a ser Army One e Marine One, respectivamente.

Ex-presidente americano Barack Obama desembarcando do Marine One.

Assim também, Air Force Two, Army Two e Marine Two são usados quando o vice-presidente está a bordo.

Ou seja, esses termos são apenas indicativos de chamadas para comunicação entre os centros de controles aeronáuticos.

Modificações

Considerado os aviões mais seguros do mundo, os VC-25A são altamente modificados. Tem capacidade para voar durante meses sem parar, precisando apenas ser reabastecido em voo. Possui avançados equipamentos de comunicação, para ser usados sempre que necessário.

É preparado para se transformar num centro de comando móvel, caso alguma emergência aconteça. Também tem um sistema de defesa de última geração, sendo capaz de resistir a um pulso eletromagnético, gerado por uma detonação nuclear.

Conta ainda com uma suíte presidencial, sala de conferências, um setor médico capaz de se transformar em uma sala de cirurgia e uma UTI, duas cozinhas completas, escritórios e espaços para a comitiva do presidente.

Cômodos dos VC-25A.

Há 85 linhas telefônicas e 20 televisões de 43 polegadas. Enfim, uma Casa Branca voadora.

Cayo César Nascimento Santos
Graduado em Engenharia Civil com ênfase em estruturas de concreto. Pretende fazer mestrado em Engenharia Aeronáutica. Atua na área de construção civil geral. Possui cursos de Matemática Aplicada, Orçamento de Obra, AutoCAD, Eberick, QIBuilder, Revit e Sketchup, desenvolvendo projetos em BIM.

    Dassault Systèmes anuncia SOLIDWORKS 2022, com foco em produtividade

    Previous article

    Tudo o que você precisa saber sobre o SOLIDWORKS 2022

    Next article

    You may also like

    2 Comments

    1. Muito bom! Não tinha conhecimento de nada disso.

    2. Quanta informação! Muito bom Cayo!

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    More in Colunistas