CarreiraEngenharia de Computação

Bateria com célula líquida de energia para veículos elétricos

0

Pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) pesquisam o desenvolvimento de um novo tipo de bateria que utiliza uma célula líquida para armazenar e fornecer energia.
A pesquisa é direcionada principalmente para automóveis elétricos, para que sejam solucionados problemas de baixa autonomia e grande tempo para recarga.
A ideia é efetuar a recarga substituindo o líquido na bateria (chamado de Cambridge Crude). Desta forma, o novo eletrólito já estaria carregado e o processo de recarga de uma bateria seria semelhante ao abastecimento de combustível em um carro com motor a combustão.
O líquido drenado pode ser recarregado e reutilizado para abastecer a bateria de outro veículo, solução chamada de eco-friendly, o que faz do projeto ser uma solução interessante para o problema, uma vez que, além de oferecer mais praticidade aos carros elétricos, não gera dejetos.
Os pesquisadores do MIT estimam que um protótipo operacional esteja em pleno funcionamento para testes em 2013, quando estarão disponíveis carro, bateria, bombas de abastecimento de descarga e estruturas de armazenamento do líquido.

Foto 1 – Protótipo de um posto de recarga
Foto 2 – O líquido preto no recipiente é a célula líquida Cambridge Crude.
Via: Blog da Mauá

Eduardo Cavalcanti
Engenheiro Civil, sócio e Head de Novos Negócios do Grupo JEMP, formado pela PUC Campinas | SP (2015), comprometido com a construção de sonhos em oportunidades disruptivas. Empresário apaixonado por design gráfico, viagens e café. Sócio-Proprietário na CHB Química (2019), responsável pela geração de valor em mercados em constante movimento. Empreendedor de inovações, criador do Blog de Engenharia, Blog da Arquitetura e Engenharia Depressão (2011) e da Bisnis HUB. Engajado com a missão de compartilhar o conhecimento. Palestrante visionário, acredita que paixão, persistência e consistência são os pilares para impactar positivamente a vida das pessoas no trabalho, no esporte e nos círculos sociais.

FEM – Unicamp desenvolve microbomba de membrana

Previous article

Desvendando a HP – Configurações Iniciais

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Carreira