publicidade

publicidade

BDE Explica: o que é análise termográfica na engenharia?


Linha de produção. (Créditos: www.interempresas.net).
Linha de produção. (Créditos: www.interempresas.net).

Em usinas, linhas de produção e subestações, sabemos que boa parte dos equipamentos funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana. Assim como um ser humano precisa passar regularmente por exames de saúde, os equipamentos seguem essa mesma lógica e também devem ser verificados periodicamente. Hoje vamos entender o que é termografia, quais equipamentos utilizamos nessa análise e onde aplicamos tudo isso.

Certo, mas o que é termografia?

Técnico realizando inspeção termográfica. (Créditos: www.tempocomunicacao.com.br).
Técnico realizando inspeção termográfica. (Créditos: www.tempocomunicacao.com.br).

Termografia é uma modalidade de manutenção preditiva em que é feita uma inspeção termográfica em sistemas mecânicos, painéis elétricos e outros componentes. Ao final, é emitido um laudo técnico indicando as distorções operacionais e suas respectivas ações corretivas, ilustrado através de termogramas.

Quais são os equipamentos/instrumentos utilizados nessa inspeção?

Como o olho humano só enxerga uma pequena parte de todas as radiações existentes, torna-se necessário a utilização  de câmeras e sensores que captem outros espectros como, por exemplo, infravermelhos, ultravioleta, etc. No caso da termografia, o infravermelho torna-se o principal.

Câmera termográfica. (Créditos: www.instrumbrasil.com.br).
Câmera termográfica. (Créditos: www.instrumbrasil.com.br).

As câmeras termográficas são capazes de detectar os tipos de radiações e transformá-las em imagens visíveis ao olho humano. Para tanto é necessário um software para interpretar e converter a imagem para que fique colorida.

Quem pode fazer essa análise?

Para serviços como esse, é indicado um profissional qualificado para analisar as imagens e chegar a um diagnóstico. Elementos como calibração, ajuste de ângulo da câmera podem interferir drasticamente nos resultados.

Onde utilizamos a análise termográfica?

  • Nas indústrias – nos equipamentos podemos detectar a presença de atrito entre seus componentes, provocando uma aumento inesperado de temperatura e consequente quebra dos mesmos. Podemos identificar esse aumento de temperatura através de inspeções termográficas periódicas. Isso se aplica também aos painéis elétricos, onde deve ser medida a temperatura interna dos mesmos.
  • Instalações elétricas – por falar em elétrica, podemos utilizar na análise de instalações embutidas nas paredes dos edifícios e casas.
  • Edifícios e casas – fissuras, deformidades e infiltrações são facilmente detectáveis por meio da termografia, através de uma captação de imagens infravermelhas do local inspecionado.

Vantagens:

  • Ajuda a manter a eficiência dos equipamentos e sistemas industriais;
  • Reduz o gasto como reparos inesperados;
  • Diminui drasticamente o risco de acidentes envolvendo explosões ou rompimento de componentes mecânicos.

Desvantagens:

  • Esses equipamentos possuem um valor de compra elevado;
  • Apenas profissionais treinados podem utilizar e realizar as análises. Surge então gastos com treinamento e capacitação com a equipe.
Termograma de uma subestação. (Créditos: wattsp.com.br).
Termograma de uma subestação. (Créditos: wattsp.com.br).

Agora conseguimos entender a importância da termografia na engenharia. Mesmo com as desvantagens mencionadas acima, devemos compreender que o custo benefício da aquisição destes equipamentos é bem menor do que custos que podemos ter com painéis e componentes mecânicos danificados. Afinal, todo e qualquer processo tem como objetivo bater as metas estabelecidas e ganhar espaço no mercado e a termografia é uma grande aliada nessa luta diária.


publicidade

publicidade