publicidade

publicidade

BDE Review | GoPro Hero 6 para engenharia


Recentemente nós testamos a nova GoPro Hero 6, a sucessora da GoPro Hero 5! Apesar do design semelhante, a GoPro Hero 6 chegou ao mercado com várias novidades. Nós já testamos, e abaixo você confere mais sobre o modelo e nossas impressões.

GoPro Hero 6
Imagem: Eduardo Mikail | Blog da Engenharia

+ GoPro Hero 6 na Engenharia

Por ser prática, fácil de transportar e caber em qualquer lugar, a GoPro é ideal para ser levada para o trabalho de campo na engenharia. Alguns exemplos são: obras, exploração de terreno, áreas de mineração, usinas e outros, como nós já mostramos aqui no BDE. A resistência à água é um ponto importante, pois permite que ela seja levada para usinas hidrelétricas e quedas d’água, por exemplo.

Devido ao ângulo de captura, ela é eficiente para fazer uma foto de uma área com registro de vários elementos. O estabilizador de imagens também facilita muito a vida, permitindo que as fotos sejam tiradas em movimento e tenham qualidade. Assim, se você está no meio do trabalho ou de uma visita técnica e precisa fazer um relatório fotográfico, basta tirar a GoPro Hero 6 do bolso e fazer a captura. Depois, é só transferir o arquivo com o próprio aplicativo da câmera. Se você souber usar bem seus recursos, pode até mesmo facilitar o seu dia a dia no trabalho.

+ GoPro

A GoPro, de modo geral, é uma câmera compacta, o que a torna fácil de transportar. Ela ganhou muita popularidade nos últimos anos e vem cada vez mais ganhando novos usos e finalidades, diferente do que estamos acostumados a ver em atividades esportivas. Um dos motivos é que ela é muito prática para registrar tais momentos. Como é à prova d’água, é possível tirar fotos até mergulhando (com limite máximo de 10 metros de profundidade). Outra grande vantagem da câmera é a lente, que é grande e angular. Com ela, é possível capturar muita coisa em um só enquadramento. Vale também um destaque para os acessórios, que vão desde o tradicional bastão de selfie até suportes que você veste ao próprio corpo.

GoPro Hero 6
Imagem: Eduardo Mikail | Blog da Engenharia

+ GoPro Hero 6

Processador e zoom

Uma das grandes novidades é o processador GP1, que é projetado pela própria GoPro. O GP1 permite capturar vídeos com alta resolução e alta taxa de quadros por segundo (fps). Dentre as outras vantagens, é possível destacar que ele melhora o alcance de tons e a qualidade da imagem quando há pouca luz. Neste ponto, a GoPro mostra que começou a superar uma de suas grandes desvantagens, que era em fotos noturnas e em ambientes com pouca luz.

O zoom digital é feito a partir do toque. Assim, é possível para aumentar ou diminuir o zoom deslizando o dedo pela tela. A GoPro Hero 6 também tem controle de voz em português – Sim! Você pode falar: “GoPro, tirar foto”, que ela faz o resto do trabalho por você!

GoPro Hero 6
Imagem: Eduardo Mikail | Blog da Engenharia

Imagem e vídeo

Ainda, o display está mais sensível e com cores mais vivas e realistas que o modelo anterior. Agora, a foto parece mais “em movimento”. Apesar das novidades, o design e a bateria são praticamente os mesmos da Hero 5. A resolução também não aumentou e continua de 12MP.

A resolução dos vídeos chega a 4K, com uma taxa de 60fps. A Hero 5 já possuía a mesma capacidade de resolução (assim como a Hero 4), mas a sua taxa era a metade da Hero 6. O aumento deixa as imagens com maior precisão de movimento e mais contraste. Para HD, a taxa também dobrou: de 120fps no modelo anterior para 240fps na Hero 6. A função super slow motion permite gravar a 240fps e fazer vídeos mais lentos com uma maior precisão no movimento. Porém, ele só pode ser feito com essa taxa em 1080p ou 720p. Quando em 4k, não é possível fazer a 240fps.

GoPro Hero 6
Imagem: Eduardo Mikail | Blog da Engenharia

A GoPro Hero 6 também possui estabilizador de imagens eletrônico, o qual permite que as imagens fiquem satisfatórias mesmo em situações em que há muito movimento. Ou seja, é possível tirar fotos “menos tremidas” durante um momento radical, por exemplo, e obter melhor qualidade nas gravações de vídeos.

Pontos negativos

E para não dizer que não encontramos ponto negativo, nos deparamos com algumas situações em que a câmera travou e tivemos que reinicia-la para poder continuar utilizando. Um pequeno detalhe que deverá ser resolvido na próxima atualização de software.

GoPro Hero 6
Imagem: Eduardo Mikail | Blog da Engenharia

Conectividade

A GoPro Hero 6 suporta Wi-Fi de 5GHz, o que permite maiores taxas de transferência. Assim, até arquivos pesados são transferidos mais rapidamente. Porém, é preciso ficar atento porque o gasto da bateria durante a conexão Wi-Fi é alto. As funções de Bluetooth, USB-C e micro HDMI também estão presentes.


Leia também: Câmera que tira som encontra qualquer barulhinho no carro



publicidade

publicidade