0

Na parte 1 conhecemos algumas definições e a importância do Big Data.

Agora, na parte 2, aprenderemos como extrair informações do Big Data e as principais ferramentas utilizadas.

Como extrair informações do big data

Para extrair informações do big data são utilizados os chamados Big data analytics, que são softwares poderosos que processam dados transformando-os em informação.

O big data representa uma enorme quantidade de dados e por isso necessita de grande capacidade de processamento computacional.

Dessa maneira, para implementar um projeto com essa tecnologia, as etapas abaixo devem ser seguidas (NeoWay, 2019).

  1. Concepção

Antes de tudo, são definidos os objetivos e a estratégia por trás do projeto de análise de dados.

  1. Coleta de dados

Em seguida, os dados são coletados de acordo com os critérios definidos na etapa anterior.

  1. Pré-processamento

Logo após é feita uma limpeza dos dados. Esta etapa consiste na utilização de métodos estatísticos para encontrar e corrigir discrepâncias e desvios como valores duplicados, nulos ou inconsistentes.

  1. Data Mining

Posteriormente, é feito o processamento dos dados. É nesta etapa onde os dados são processados com métodos de Inteligência Artificial para encontrar padrões de acordo com os objetivos traçados para o projeto.

  1. Análise de conteúdo

Logo após a mineração dos dados, aplicam-se métodos de análise (como análise descritiva, preditiva e diagnóstica) para embasar a tomada de decisão.

  1. Visualização de informações

Os métodos de visualização de dados ajudam a melhorar a compreensão, além de facilitar a interpretação de todos sobre os padrões encontrados ao processar e analisar as informações.

  1. Integração de dados

Por fim, é feita a integração dos dados. Essa etapa final representa o amadurecimento da empresa que, ao invés de processar e analisar os dados de maneira pontual, cria processos para que isso seja feito sistematicamente.

Principais ferramentas

1- Import.io

O Import.io oferece um produto SaaS, ou seja, disponibiliza softwares e soluções de tecnologia por meio da internet, como um serviço.

Essa ferramenta permite aos usuários converter a massa de dados de sites em dados estruturados e legíveis, sem a necessidade de codificação.

Ademais, possui uma interface que transforma sites em dados com alguns cliques simples, permitindo que qualquer pessoa obtenha os dados de que precisa.

2- Apache Hadoop

O Apache Hadoop é uma das principais ferramentas de Big Data utilizadas no mercado. Ou seja, é o principal framework utilizado no processamento e armazenamento de grandes conjuntos de dados.

É uma plataforma de software em Java de computação distribuída voltada para clusters e processamento de grandes volumes de dados, com atenção a tolerância a falhas.

A plataforma está disponível nas versões gratuita e paga.

3- Oracle Data Mining

Essa ferramenta apresenta algoritmos de mineração que permitem obter insights, previsões e alavancar investimentos.

Ademais, o ODM também pode criar e aplicar modelos de análise preditiva, identificar padrões de comportamento, oportunidade de vendas e detectar possíveis fraudes e anomalias.

4- Statwing

O Statwing é bastante usado na análise estatística. Seu funcionamento é simples, basta importar uma planilha e os dados contidos nela serão verificados automaticamente.

Dessa maneira, o uso dessa ferramenta permite construir relações entre diferentes dados, fazer análises detalhadas, comparações e descrições dos dados e criar tabelas e gráficos automaticamente.

5- Tableau

A finalidade principal dessa ferramenta é a visualização. Com ela pode-se criar mapas, gráficos, tabelas para facilitar a compreensão das informações obtidas na análise de dados.

Tudo isso é criado de forma rápida e atualizado em tempo real. O Tableau está disponível nas versões gratuitas e pagas com funcionalidades adicionais.

6- Chartio

Essa ferramenta permite a combinação dos dados para a criação de relatórios. Tudo isso feito diretamente no seu navegador.

Além disso, os arquivos podem ser convertidos em formato PDF e enviados por e-mail. Essa ferramenta também está disponível nas versões gratuita e paga.

7- Pentaho

A principal função dessa ferramenta é a integração. Ou seja, ela conecta outras ferramentas como o Tableau (item 5) com as redes sociais da sua empresa.

O Pentaho é gratuito no primeiro mês.

8 – Pesquisas automatizadas

Por fim, as pesquisas automatizadas são utilizadas para a coleta de dados que podem servir de guia na tomada de decisão e estratégias de negócio.

Porém, esse método exige, em muitos casos, a utilização de outras ferramentas, conhecimento em métodos estatísticos, modelos preditivos, programação de algoritmos e outras técnicas.

Na parte 3 iremos conhecer as aplicações do Big Data na engenharia.

Matheus Meneses Mendonça
Sergipano, 25 anos, graduado em Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal de Sergipe. Participou de diversos projetos, incluindo uma pesquisa relacionada a eficiência de anti-incrustantes inorgânicos para a PETROBRAS, além de pesquisas envolvendo simulação computacional com os programas Ansys e SolidWorks. Ama viajar, ler, escrever, e gosta de estar próximo de pessoas que possam agregar na vida pessoal e profissional. Seus principais hobbies são assistir e praticar esportes, além de jogos virtuais.

10 de Julho – Dia do Engenheiro de Minas

Previous article

A importância da Responsabilidade Técnica nas atividades de Engenharia

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Colunistas