ColunistasEngenhariaMercado de TrabalhoNotícias

BNDES publica edital para contratação de engenheiros

4

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), publicou nesta quinta-feira, dia 06/08/2020, o Edital de Credenciamento Nº 001/2020, para contratação de engenheiros, agrônomos e arquitetos para trabalhar com avaliação de imóveis urbanos e rurais, máquinas, equipamentos e embarcações.

Neste artigo, responderemos as perguntas mais frequentes sobre o credenciamento.

Como funciona o credenciamento?

Em primeiro lugar, informamos que o objetivo do edital de credenciamento é criar um banco de profissionais para a prestação de serviços técnicos de avaliação de imóveis, máquinas e equipamentos ou embarcações, em caráter temporário, sempre que houver necessidade previamente manifestada pelo BNDES.

Do mesmo modo, não há vínculo empregatício entre o profissional e o banco; trata-se de um contrato de prestação de serviço mediante demanda. Isso significa que o credenciado receberá uma ordem de serviço (O.S.) emitida pelo BNDES para realizar uma determinada atividade, conforme valores e prazos previstos no Edital.

Quem pode participar do credenciamento?

bndes edital

Poderão prestar serviço para o BNDES, empresas (pessoas jurídicas) ou empresários individuais (pessoas físicas) habilitados para atuar na área de engenharia, agronomia ou arquitetura e que atendam as exigências do edital.

Os responsáveis legais da empresa não precisam ter formação técnica para participar do credenciamento. Por outro lado, é obrigatória a apresentação de responsáveis técnicos comprovadamente habilitados para exercer as atividades pretendidas.

Quais os requisitos mínimos para habilitação?

De acordo com o item 6.3.5 do Edital de Credenciamento Nº 001/2020 do BNDES, para cada grupo de atividades, deverão ser comprovados os seguintes pré-requisitos:

Avaliação de imóveis urbanos: há exigência de formação superior em Engenharia Civil ou Arquitetura; certificado de conclusão de curso de avaliação de imóveis urbanos com carga horária mínima de 20 horas, cujo conteúdo programático contemple a capacitação em inferência estatística aplicada à avaliação; e comprovação de experiência.

Avaliação de imóveis rurais: há exigência de formação superior em Engenharia de Agrimensura, Engenharia Agronômica, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal ou Agronomia; certificado de conclusão de curso de avaliação de imóveis rurais com carga horária mínima de 20 horas; e comprovação de experiência.

Avaliação de máquinas e equipamentos: é necessário ter formação superior em Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Industrial ou Engenharia de Produção; certificado de conclusão de curso de avaliação de máquinas e equipamentos com carga horária mínima de 20 horas; e comprovação de experiência.

Avaliação de embarcações: o profissional deverá possuir formação superior em Engenharia Mecânica ou Engenharia Naval; certificado de conclusão de curso de avaliação de máquinas e equipamentos com carga horária mínima de 20 horas; e comprovação de experiência específica.

Qual o valor pago por ordem de serviço?

BNDES edital

Conforme Anexo II do Edital do BNDES, a remuneração mínima é de R$ 1.450,00 (mil quatrocentos e cinquenta reais) e a remuneração máxima pode ultrapassar R$ 24.000,00 (vinte e quatro mil reais), por ordem de serviço, a depender da complexidade do trabalho. Além disso, as despesas com deslocamento serão reembolsadas, conforme Anexo III do Edital.

O prazo para emissão do laudo de avaliação pode variar de 5 a 21 dias úteis. No caso de avaliação de embarcações, será concedido um prazo máximo de 30 dias corridos para agendar a vistoria.

Acesse o Edital de credenciamento do BNDES e os formulários clicando aqui.

Para saber mais, leia o nosso artigo sobre o mercado de trabalho do avaliador de imóveis e a expectativa de crescimento do setor imobiliário.

Siga-me no Instagram: @engmelquizedeck.

Melquizedeck Souza
Engenheiro Civil. Especialista em Planejamento, Gestão Estratégica, Auditoria, Avaliação e Perícias de Engenharia. Gerente de Habitação em uma das maiores instituições financeiras do Brasil. Professor de ensino superior e mentor de Engenharia de Avaliações. Já ajudou mais de 400 engenheiros, arquitetos e estudantes a dominar a arte da avaliação de imóveis. Melquizedeck é defensor da ideia de que o conhecimento deve ser livre e compartilhado com todas as pessoas.

Como gerar melhorias com seu projeto Kaizen – Parte 3

Previous article

F1: Como perder 3kg em menos de 2 horas

Next article

You may also like

4 Comments

  1. Olá, boa tarde! Completei minha formação há poucos dias e vi o edital hoje – 16/9/20 – pelo que entendi, posso me inscrever até três meses, a contar de 6/8/20?

    1. Lucio, seguem trechos do Edital:

      “1.4. A vigência deste Edital será de 60 (sessenta) meses, contados a partir da data de sua primeira publicação no Diário Oficial da União (D.O.U.).”

      “5.1. Findo o prazo para publicação de decisões acerca de questionamentos e impugnações, o credenciamento poderá ser requerido a qualquer tempo, até o final da vigência deste Edital, pelos interessados”

  2. Boa noite, sobre avaliação de imóveis, como adquiro experiência ?

    1. Olá Kristianiely. Você pode oferecer os seus serviços dentro do seu círculo de amizades. Entretanto, é importante seguir todos os procedimentos da Norma NBR 14.653.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Colunistas