ColunistasDestaqueDestaque + PopularesDicasEngenhariaMercado de Trabalho

SÉRIE: CARREIRA DE ENGENHEIRO

1

Ser engenheiro no Brasil hoje não é garantia de sucesso, e estamos aqui para ajudá-los. Por isso criamos essa série: CARREIRA DE ENGENHEIRO

A ideia de que ao encerrar a faculdade haverão dezenas de oportunidades te esperando já não faz tanto sentido assim, como no boom da profissão décadas atrás. Mas o porquê isso vem acontecendo?

engenheiro

O ENGENHEIRO ESTÁ DESVALORIZADO?

Nessa série de artigos vamos falar um pouco (sem papas na língua) sobre o motivo dessa desvalorização do engenheiro e o que podemos fazer – se é que existe desvalorização e se é que podemos fazer algo – para reverter essa situação!

Chegou a hora de mostrarmos que nós – ENGENHEIROS E ENGENHEIRAS – estamos preparados para criar, desenvolver e transformar o mundo através de nosso conhecimento e entusiasmo, afinal, sempre foi assim!

Abordaremos as dificuldades encontradas na carreira de engenheiros e, também por parte das empresas, além de pontuarmos a influência da faculdade nesse imbróglio todo.

Te convido a embarcar com o time do Blog da engenharia para juntos (com mais de 30 engenheiros nesse mega time) debatermos sobre nosso cenário atual e quem sabe desenharmos nosso futuro!

QUAL O CENÁRIO ATUAL E A CARREIRA DE ENGENHEIRO?

Nossa primeira decisão deve ser a de não nos contentarmos com o cenário e buscarmos sempre a transformação.

engenheiro

O primeiro ponto a discutir é que, no cenário atual, temos sim uma demanda menor em todo setor industrial devido a pandemia que estamos atravessando (pandemia, 2020), muitas empresas fecharam e outras diminuíram drasticamente seu quadro de funcionários.

Estima-se que hoje, temos aproximadamente 400k engenheiros desempregados no Brasil (fonte diário do comércio, 2020).

FALTA DE MÃO DE OBRA, COMO É POSSÍVEL?

Então, como podemos ter essa quantidade absurda de profissionais desempregados e ao mesmo tempo tantas empresas com dificuldades em contratar por falta de MÃO DE OBRA QUALIFICADA?

CARREIRA

Afinal, por que algumas pessoas conseguem crescer rapidamente em suas carreiras, enquanto outras patinam a muito tempo sem sair do lugar?

Vamos juntos nessa caminhada?

Nos próximos artigos falaremos sobre:

– Qual papel da faculdade em nossa carreira

– Qual papel das empresas em nossa carreira

– Quais oportunidades estão ficando na mesa

– Como alavancar sua carreira

Por hoje é isso time, espero que me acompanhem nossa série: carreira de engenheiro!

Compartilhem esse texto com seus amigos engenheiros e futuros engenheiros, vamos criar o maior fórum sobre o assunto do país!

Grande abraço.

Henrique Oliveira
Engenheiro Mecânico, Especialista em melhoria contínua – Black Belt Lean Six Sigma. Engenheiro de Melhoria Contínua em empresa multinacional., lidera aplicação de conceitos da filosofia Lean Manufacturing e ferramentas da metodologia Kaizen, realizando análises para identificação de novas oportunidades de melhoria. Apaixonado por desenvolver pessoas compartilha conteúdos através de seu instagram (@Eng.henriqueoliveirass) e seu LinkedIn (Henrique Oliveira) além de promover treinamentos On-line.

TECNOPREV: a previdência privada dos Engenheiros, vale a pena?

Previous article

O que é e como funciona o nosso Conselho de Engenharia e Agronomia?

Next article

You may also like

1 Comment

  1. […] um planejamento estratégico de carreira, a Ambição corresponde a algo como a Visão de uma empresa. Assim, podemos entender tanto a […]

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Colunistas