Categorias
green grass field under cloudy sky during daytime

Conheça a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)

O Sistema que representa e defende os interesses de mais de 2 milhões de produtores rurais de todo o país.

Fala pessoal do Agro! Estou participando de um programa muito bacana da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o CNA jovem! Que é um programa ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Programa esse para a formação de jovens líderes do Agro, voltado para identificação, desenvolvimento e integração de novas
lideranças do setor agropecuário. Nele pude conhecer melhor a CNA, e resolvi trazer o que é e qual a importância!

green tractor on brown grass field under blue sky during daytime
Photo by Randy Fath

A CNA

Sempre é importante conhecer uma pouco melhor o contexto do que vamos abordar aqui, ainda mais do nosso setor. Inicialmente é um pouco confuso, mas aos poucos vamos entender juntos! São informações que reuni do Curso CNA jovem.

Criada em 1951 a CNA, tem como objetivo de defender o produtor rural brasileiro. É uma entidade sindical de grau superior, sendo reconhecida pelo Decreto nº 53.516, de 31/01/64. Sua atribuição é: definir políticas e ações em favor dos interesses dos produtores rurais!

Ela tem como princípios:

  • Valorização do produtor e do trabalhador rural;
  • Respeito as diferenças regionais;
  • Livre iniciativa;
  • Democracia representativa;
  • Direito de propriedade;
  • A ética, legalidade e transparecia;
  • Incentivo à inovação e ao uso da tecnologia; e
  • Responsabilidade socieconômica e ambiental.

E tem como objetivos:

  • União da classe produtora rural; 
  • Defesa do homem do campo e da economia agrícola;
  • Valorização da produção agrícola e a preservação do meio ambiente associada ao desenvolvimento da agropecuária e da produção de alimentos;
  • Defesa do livre comércio de produtos da agropecuária e agroindústria;
  • Buscar e demonstrar o correto conhecimento dos problemas e soluções apropriadas às questões da categoria econômica.

A Confederação é constituída pela categoria econômica dos ramos da agricultura, da pecuária, do extrativismo rural, da pesca, da silvicultura e da agroindústria, no que se refere às atividades primárias deste ou de qualquer outro ramo, independentemente da área!

Qual a missão da CNA?

Representar, organizar e fortalecer os produtores rurais brasileiros, defendendo seus direitos e interesses e promovendo o desenvolvimento econômico e social do Setor Agropecuário.

CNA.
woman in blue long sleeve shirt wearing brown hat standing in corn field during daytime
Photo by Erik Aquino

Como ela funciona?

Você deve estar pensando agora, em como ela funciona? Afinal, como pode uma entidade representar mais de 2 milhões de produtores rurais de todo o país!? Realmente não é uma missão fácil, afinal cada local tem suas diferenças! E é por isso que a CNA, tem uma hierarquia bem estruturada e que vou apresentar para você entender um pouco melhor!

Estrutura Hierárquica da CNA

É dirigida por uma diretoria executiva, subordinada ao Conselho de Representantes, composto por um colégio de 27 presidentes das Federações da Agricultura. Com uma área jurídica e outra parte de acessorias e diretorias.

  • Área jurídica: Contencioso jurídico e Comissão Nacional de Relações do Trabalho e Previdência Social (CNRTPS). 
  • Acessorias e Diretorias: Assessoria de Comunicação e Marketing, Diretoria Financeira e Administrativa, Assessoria de Relações Institucionais, Diretoria de Relações Internacionais e Diretoria Técnica.

Assim, estas auxiliam em diferentes frentes, tanto na área jurídica, marketing, financeira, administrativa, acompanhamento político, projeções internacionais do Agro brasileiro e formação de comissões nacioanis.

E é claro, tudo isso para funcionar depende de toda uma cadeia de informações, afinal como uma demanda do produtor chega ao CNA? Com auxilio de federações, em esferas estaduais e leva ao CNA o que é de nível nacional, também com sindicatos que representam o produtor a nível regional!

Finalizando então, para deixar claro, a CNA defende os interesses e direitos dos produtores junto ao Governo Federal, ao Congresso Nacional e aos tribunais superiores, onde dificilmente um produtor, sozinho, conseguiria obter respostas para as suas demandas. Além de contar com auxilio de Federações que defendem a nível estatual e passam as demandas nacionais e junto aos sindicatos rurais, os quais pegam as demandas de produtores a nível regional e levam para federação.

Isso, é apenas um dos pontos que é visto no programa do CNA jovem, são informações passadas e que achei muito importante compartilhar para conhecermos melhor nosso setor!

Fontes: Fernanda Nonato/SENAR/CNA

Postagens Relacionadas