BrasilCarreiraColunistasCuriosidadesCursosDicasDicas acadêmicasEngenhariaEngenharia de ProduçãoGestão de ProjetosMercado de TrabalhoUniversidadesVida de Universitário

Certificações Gratuitas para Estudantes de Engenharia de Produção

4

Uma das melhores formas de turbinar o currículo, deixá-lo mais competitivo para o mercado e passar segurança para a empresa de que contratou ou contratará um bom colaborador é justamente através de uma certificação

Porém, as melhores certificações quase sempre têm um preço – que não costuma ser muito acessível para a realidade de muitos estudantes de engenharia desse país. A boa notícia é que o Blog da Engenharia está ciente disso e por isso estou aqui para trazer a você certificações e cursos gratuitos para que o leitor, graduando em Engenharia de Produção, possa se colocar um passo a frente de seus concorrentes.

Certificações gratuitas para engenharia de produção

1. Lean Foundations Professional Certification – Skillfront

A metodologia Lean é uma filosofia ou um framework muito útil para “enxugar” sistemas produtivos. Engenheiros de Produção têm contato com essa metodologia já nos primeiros períodos da graduação, porque, é especialmente nessa engenharia que este framework tem sua maior aplicabilidade.

Por isso, muitas vezes é interessante que o estudante de Engenharia de Produção possua alguma certificação nessa área a fim de comprovar que domina a metodologia.

Assim, uma boa opção de certificação acessível é esta, disponível pela Skillfront. O exame é relativamente fácil, porém é em inglês e vai exigir um pouco de domínio tanto na metodologia quanto no idioma.

  • Questões: 30
  • Porcentagem para aprovação: 66% (20 questões)
  • Dificuldade: Fácil
  • Idioma: Inglês

2. ISO 9001 Quality Management Systems Associate – Skillfront

Além do Lean, outro importante conceito cujo os Engenheiros de Produção estão constantemente em contato é o ISO 9001, o famoso sistema de gestão que visa garantir otimização de processos e qualidade. A norma ISO 9001 é conhecida por padronizar produtos e serviços.

Atualmente, muitos Engenheiros de Produção trabalham com a gestão da qualidade dentro das empresas. Portanto, se estagiar ou trabalhar nesse ramo está alinhado com seu Planejamento estratégico de carreira, uma boa escolha pode ser começar através desta certificação gratuita.

  • Questões: 30
  • Porcentagem para aprovação: 66% (20 questões)
  • Dificuldade: Fácil
  • Idioma: Inglês

3. White Belt Six Sigma – Voitto

Já falei sobre esse curso, disponibilizado gratuitamente pelo Grupo Voitto, no artigo Cursos que todo Estudante de Engenharia deveria fazer. O curso White Belt é adaptado para ajudar qualquer estudante ou profissional interessado em saber o que é Six Sigma, aprender os principais conceitos da metodologia e obter uma compreensão básica de como a estrutura Seis Sigma funciona na entrega de projetos. Além disso, este curso é um excelente começo para entender e ingressar nas faixas do Six Sigma, que vão de White Belt (Faixa Branca) à Master Black Belt (Mestre Faixa Preta).

  • Duração do curso: 4 horas
  • Nível: Iniciante
  • Idioma: Português

4. Six Sigma Yellow Belt – 6SigmaStudy

Contudo, se o desejo do leitor é evoluir nos “belts” do Six Sigma há, ainda, a certificação para Yellow Belt da 6SigmaStudy. O interessado necessita realizar um curso preparatório disponibilizado pela plataforma para entender conceitos importantes da metodologia e, assim, aplicar para o exame de dificuldade intermediária.

  • Questões: 40
  • Porcentagem para aprovação: 28
  • Duração: 60 minutos
  • Idioma: Inglês

5. Scrum Fundamental Certified – SCRUMstudy

Na série Destrinchando o SCRUM, dividida em quatro partes aqui no Blog da Engenharia abordei os principais conceitos do framework. Assim, se você já leu, está ciente da importância desse método de gestão de projetos que vem ganhando cada vez mais espaço em diversos mercados, inclusive na Engenharia de Produção.

Assim, muita vez é importante que o estudante demostre dominar os fundamentos deste framework e essa certificação pode garantir isso.

  • Questões: 40
  • Duração do exame: 1 hora
  • Porcentagem para aprovação: 75% (30 questões)
  • Dificuldade: Fácil

Dica: O nível de dificuldade do exame é relativamente fácil, porém exigirá um conhecimento intermediário do framework. Portanto, recomendo ler esta série Destrinchando o SCRUM do início – caso ainda não tenha feito isso – antes de aplicar para o exame.


Se gostou do conteúdo ou deseja acrescentar cursos ou certificações à lista, por favor deixe aqui nos comentários!

Paulo César Santos
Paulo César é um ludovicense de 23 anos que atualmente cursa Engenharia de Produção na PUC Minas. Foi coordenador de uma ONG de voluntariado, cofundador e web designer da Virgo em 2019 e trabalhou como monitor em 2020, auxiliando outros estudantes de engenharia com algoritmos e programação. Adora tudo que envolve engenharia, gestão de projetos e tecnologia e acreditou que valia a pena compartilhar com mais pessoas um pouco do que anda aprendendo. Sabe escrever em linhas de código, mas há quem diga que pena pra escrever autodescrições.

Perspectivas para o futuro da SOJA!

Previous article

Crea-SP passa a registrar profissionais de Design de Interiores

Next article

You may also like

4 Comments

    1. Obrigado, Thays. Fico feliz que tenha gostado!😉

  1. Muito bom, deixo aqui minha dica de certificação gratuita, curso de Certificação Yellow Belt da escola Yokoten, 100% gratuito com dinâmica diferenciada e aulas interativas.

    1. Muito obrigado pela contribuição, Jean! Realmente ainda não estava ciente desta. Vou anotá-la para, quem sabe, fazer uma parte II futuramente com ela na lista. Valeu! 😉

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Brasil