ColunistasDicasSoft Skills

Como chegar mais longe com o trabalho em time

0

Time ou equipe, todos com os mesmos objetivos em busca dos mesmos resultados. Mas você sabia que existe uma “pequena-grande” diferença entre os dois? E ela tem a ver com o quanto você se importa com o outro. Na equipe, as pessoas trabalham pelas regras, já no time as pessoas trabalham comprometidas com as outras pessoas. Por isso, o grau de maturidade e a consciência de que o todo é mais importante do que as partes é maior em um time do que em uma equipe.

O que é trabalhar em time?

Mas o que é então ser um time e trabalhar como tal? Embora cada pessoa tenha as suas habilidades individuais e isso é muito importante, tem-se um grande diferencial quando se une conhecimentos, experiências, pontos de vista e traduz em resultados compartilhados. Ou seja, o trabalho em time é a capacidade de criar esforços coletivos para resolução de problemas e construção de resultados.

Vamos falar de algumas dicas que podem te ajudar a trabalhar melhor em equipe. E por isso, é fundamental que você entenda que as suas atitudes individuais são o que vão ajudar no trabalho em time. Sabe sobre aquela famosa frase: “se cada um fizer a sua parte…”? Ou seja, muito ajuda quem não atrapalha e antes de cobrar algo, você precisa garantir o seu compromisso.

Posso colocar mil exemplos aqui, mas aproveitando o momento que estamos vivendo, quando falamos do combate a essa pandêmica que o Covid-19 se tornou, sabemos que a única maneira de amenizarmos os impactos e talvez terminamos com isso é se trabalharmos como um time. O que eu quero dizer? Se cada um fizer a sua parte usando máscara, fazendo higienização correta, evitando aglomerações, mantendo distância mínima ou isolamento social, teremos um resultado em conjunto!

Dentro das empresas, isso não é diferente! Grandes resultados precisam de grandes esforços! Sozinho talvez você chegue mais rápido, mas juntos com toda certeza você poderá ir mais longe.

Como trabalhar melhor em equipe

Evite o individualismo

De acordo com o dicionário ser individualista significa ter uma tendência, atitude de quem vive exclusivamente para si, demonstra pouca ou nenhuma solidariedade; egoísmo, egocentrismo. Não é muito difícil entender como isso atrapalha o trabalho em equipe, correto? Como você conseguirá unir forças para conseguir resultados em comum se só pensar em você e nos seus objetivos?

Tenha compromisso

Requisito mínimo não apenas para se trabalhar em equipe. Porém, em equipe os danos podem ser maiores. Se uma atividade ou parte de alguma foi designada a você, não decepcione, não brinque com a confiança do grupo. Além de te prejudicar, você prejudica o resultado de todo um time que conta com você

Mente aberta

Quando se trabalha em equipe não existirá apenas uma fonte de ideias e você precisa estar preparado para isso. Você precisa trabalhar a sua mente para entender que existem pessoas com experiências, cultura, crenças e consequentemente opiniões totalmente diferentes das suas e isso que dá a riqueza de um trabalho em grupo. São diferentes pontos de vista que geram ricos questionamentos e grandes soluções. Principalmente, saiba ouvir e respeitar o outro que isso já será meio caminho andado para trabalhar como um time.

Lembre-se, já falamos de alguns Soft Skills aqui e vários deles também podem te ajudar a desempenhar um bom trabalho em conjunto com outras pessoas! Ter empatia é fundamental, liderança com toda certeza irá te ajudar e a criatividade também poderá te destacar.

Mariana Barcelos
Mineira, natural de Araxá, Minas Gerais. 28 anos, igualmente ao seu irmão gêmeo. Engenheira Eletricista, pós graduada em Engenharia de Produção e Gestão Empresarial. Especialista em Soft Skills. Girl power, coordenadora de produção de uma equipe de 60 pessoas. Acelerada, apaixonada por música que se arrisca a tocar Ukulele com aulas do YouTube. Colunista do Blog da Engenharia na área de Soft Skills. Promove em seu Instagram conteúdos sobre Soft Skills - @maaribarceloss -

    Engenheiro recém-formado: saiba como cobrar pelo primeiro serviço

    Previous article

    Livros que todo engenheiro civil deveria ter em casa

    Next article

    Você também pode gostar

    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em Colunistas