CarreiraDestaqueDestaque + Editor's PickDestaque + PopularesEngenhariaMercado de Trabalho

Ética na engenharia: como conquistar seu espaço de forma honesta

0

Todas as profissões – administração, medicina, ensino, direito e engenharia – adotaram códigos de ética para orientar o comportamento profissional. Uma das perguntas mais frequentes é: “como conquistar seu espaço de forma honesta?”, e hoje traremos algumas dicas para você. 

Por exemplo, na área de saúde, conseguimos ver uma grande evolução na realização de exames. Hoje em dia, você pode realizar até mesmo um exame de triagem neonatal em casa, mas isso só deve ser feito se a empresa seguir todas as regras importantes quando se trata de ética na medicina/realização de exames. 

Os códigos de ética geralmente afirmam que o profissional deve “fazer o que é certo”. O problema é que as pessoas percebem comportamentos diferentes como “certos” em determinados momentos. 

Portanto, mais explicação é necessária, desde a consciência moral, ao julgamento, à integridade, honestidade e justiça.

Situações morais e éticas no trabalho

Todas as pessoas enfrentam situações morais e éticas no local de trabalho. Isso inclui conflitos de interesse, suspeita de atos errados, desonestidade, roubo e declarações falsas. 

A ética da engenharia está além da moralidade pessoal. Refere-se aos padrões de conduta que todo engenheiro deseja seguir. É uma responsabilidade para com o público. 

Isso inclui a noção de que o profissional requer um certo grau de competência antes de agir de uma maneira em que outros confiarão nessa competência.

Inclusive, existem os Conselhos Regionais de Engenharia, para justamente orientar os profissionais da área – você deve consultar o Conselho do seu estado. 

A ética da engenharia é baseada em fatos. Ela fornece garantia de que o público pode confiar nas ações técnicas ou afirmações do engenheiro e que o resultado atenderá às especificações pretendidas ou representadas.

Engenharia é o que os engenheiros fazem; e por padrões profissionais eles devem fazer sua engenharia “direito”. Isso envolve garantias de saúde, segurança, confiabilidade, evitando danos ao meio ambiente, qualidade, durabilidade e economia. 

Ainda assim, os engenheiros não podem garantir 100% de qualidade, nem podem eliminar todos os riscos. 

Porém, podem especificar a composição química, as propriedades do produto, a vida útil esperada e seguir os padrões de design geralmente aceitos para que o público entenda de forma aberta, honesta e transparente exatamente o que está sendo tecnicamente representado, garantido e assegurado.

E é exatamente assim, fazendo o seu melhor e mantendo ética na engenharia, que os profissionais podem conquistar seu espaço de forma honesta. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto! 

Integridade pessoal na engenharia é o primeiro passo de como conquistar seu espaço de forma honesta

Além do amplo tópico da profissão de engenheiro, está o tópico mais específico da ética pessoal (integridade). 

Ao revisar as situações éticas, fica claro que os indivíduos, e não as organizações, fazem as escolhas éticas, certas ou erradas. 

Todos nós somos desafiados diariamente a fazer o que é certo pessoal e profissionalmente, dado o mandato de lucratividade, o estresse no local de trabalho, a motivação para fazer melhor, mais rápido e mais barato, e fazer o que é “certo” nem sempre é uma escolha fácil. Ainda assim, é a melhor escolha a se fazer. 

Quando se trata de pessoas que estão entrando no mercado de trabalho e querem recomendações a respeito do melhor empregador, a melhor resposta é: trabalhar para uma pessoa ou empresa que você respeita e admira. 

Esses líderes procuram fazer o que é melhor. Eles se esforçam para os limites teóricos do que é possível. Ainda nos ensinam como usar nossa imaginação. 

Eles falam e agem; não apenas se contentando em ser “bom” ou até mesmo “melhor”, mas sempre buscando ser o “melhor”. E acreditam que um comportamento ético e honesto é a única maneira de viver.

Portanto, esse é o exemplo que todo engenheiro deve seguir. Trabalhar de maneira ética para se tornar uma ótima referência. 

Outras questões importantes sobre ética na engenharia

À medida que a profissão de engenharia se estabeleceu, seus padrões de conduta também começaram a se desenvolver e evoluir. 

A ética profissional se refere aos padrões especiais de conduta moralmente permissíveis que, idealmente, todo membro de uma profissão seguirá. 

Os engenheiros ficam expostos a esses padrões profissionais de conduta. Portanto, esses profissionais devem: 

  • Ter como prioridade a segurança, saúde e bem-estar do público e se empenhar em cumprir os princípios do desenvolvimento sustentável no desempenho de suas funções profissionais;
  • Realizar serviços apenas nas áreas de sua competência;
  • Emitir declarações públicas apenas de maneira objetiva e verdadeira;
  • Atuar em questões profissionais para cada empregador ou cliente ou agentes, evitando conflitos de interesse;
  • Construir sua reputação profissional com base no mérito de seus serviços;
  • Agir de forma a defender e valorizar a honra, integridade e dignidade da profissão de engenheiro e agir com tolerância zero para suborno, fraude e corrupção;
  • Continuar seu desenvolvimento profissional ao longo de sua carreira, e deve fornecer oportunidades para o desenvolvimento profissional dos engenheiros sob sua supervisão.

Muitas das grandes corporações adotaram “Valores” (quase todas incluindo “Integridade”) e seus próprios códigos de conduta. 

Espera-se que os engenheiros, como todos os funcionários, se comportem de acordo com esses valores corporativos.

Os padrões de conduta para engenheiros estabelecem um padrão muito alto para o engenheiro profissional. 

Claro, existem erros de engenharia. Claro, existe responsabilidade atribuída ao projeto de engenharia defeituoso. E, de fato, existem algumas “maçãs podres” na profissão. 

No entanto, considerando a abrangência do trabalho que os engenheiros têm trabalhado no último século, seu desempenho coletivo tem sido muito superior.

O passado serve como exemplo para práticas éticas mais profundas no futuro

O desempenho superior deve servir como base para o futuro, para manter e até mesmo aprimorar a reputação profissional de nossos engenheiros. 

Considerando o estado de nossas muitas pontes, edifícios, estações de tratamento de água e fábricas, o público conta com a profissão de engenheiro para dizer onde e quando precisamos nos preocupar. 

O público conta com a profissão para dar o difícil passo, quando justificado, de fechar instalações e pontes quando tal ação for necessária. Logo, o engenheiro profissional deve continuar a abraçar essa responsabilidade.

Essas questões éticas acontecem todos os dias em nossas organizações. A maioria é tratada de forma adequada, sendo o fator mais importante na manutenção de uma cultura ética de uma profissão ou organização.

Os líderes devem articular suas expectativas claras nesta área ética. Eles têm que dar o exemplo e ser o exemplo. Eles precisam treinar a próxima geração de líderes para garantir que a cultura continue por muito tempo no futuro.

Fechando

Assim como em todas as outras profissões, é fundamental que a atuação na Engenharia seja feita de maneira ética para que o profissional conquiste o seu espaço de forma honesta. 

Porém, todas as pessoas podem passar por alguma situação e cometer erros, que devem ser reconhecidos.  O planejamento da sua carreira deve ser pautado sempre em ser humanizado.

Portanto, para finalizar, aqui vão algumas dicas caso você identifique que está com algum problema ético ou que alguém está agindo de maneira antiética: 

  • Reconheça o problema ético; 
  • Reúna os fatos;
  • Defina as questões éticas;
  • Identifique as partes que foram afetadas;
  • Veja todas as consequências prováveis;
  • Identifique as suas obrigações;
  • Considere o caráter e integridade;
  • Pense criativamente sobre as possíveis ações a serem tomadas;
  • Aja – o ato de não agir pode ser visto como uma condescendência com o comportamento antiético. 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que agora esteja mais claro como funciona a ética na engenharia e como você pode conquistar o seu espaço no mercado de forma honesta!

5 lições para aprender com David Attenborough

Previous article

Em quanto tempo você me entrega este projeto?

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Carreira