ColunistasDestaqueEmpreendedorismo

Descubra como a contabilidade pode dar apoio às atividades do engenheiro

1

É muito comum que o recém-formado em Engenharia pense logo em como conquistar clientes, em como montar um escritório próprio, mas é pouco provável que lembre da importância de pensar na sua contabilidade. Mas deveria. Hoje vamos falar sobre como a contabilidade pode dar apoio ao seu escritório.

Por que o engenheiro deve preocupar-se em como a contabilidade pode dar apoio?

como a contabilidade pode dar apoio

imagem: pixabay.com

As razões são muitas, mas a principal é a sobrevivência do negócio. Seja um profissional autônomo ou um pequeno empresário, precisa cuidar do pagamento de impostos, do fluxo de caixa para não ter dissabores e ver seu negócio naufragar sem necessidade. Cuidar da contabilidade é importante para qualquer negócio, inclusive para o engenheiro.

A Contabilidade é que vai organizar suas contas, para que sejam honradas em dia e sem o pagamento de multas desnecessárias; vai manter seu fluxo de caixa atualizado para que você tenha consciência dos recursos que entram e que saem e da sua real situação financeira e, também, vai organizar os seus tributos e impostos – tudo para que você se dedique ao que você mais investiu tempo e suor para fazer – seu trabalho como engenheiro! 

Com o apoio de um contador, especializado em contabilidade para engenheiros, você terá muito mais segurança para tomar decisões e gerir seu negócio com mais facilidade. Saber que a situação financeira está controlada e organizada é um alívio, não é mesmo?

Engenheiro autônomo ou empresário?

imagem: pixabay.com

Pode ser que você não tenha pensado nisso ainda. Afinal, está formado e já tem o registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) da sua região, o que o habilita a atuar como engenheiro.

Para você ter uma ideia, quando um engenheiro é autônomo, ou seja, atua como pessoa física, sua renda pode ser taxada em até 27,5% de impostos. Além disso, o profissional precisa contribuir com até 20% de INSS. Isso pode ser uma grande diminuição na sua renda, não é mesmo?

Por isso, com a ajuda de um contador especializado no seu negócio, você pode pensar na possibilidade de abrir uma empresa e reduzir consideravelmente a carga tributária

Como saber o melhor modelo de empresa para serviços de engenharia?

Agora que você fez as contas e percebeu que, para o seu faturamento, o melhor caminho é abrir um CNPJ, qual o tipo de empresa mais adequado para o seu serviço? 

Como já sinalizamos neste texto, tanto para cuidar da sua Contabilidade quanto para decidir sobre que tipo de empresa abrir, o ideal é contar com ajuda profissional especializada. Uma decisão equivocada pode acarretar um enorme prejuízo para o seu bolso.

Há vários formatos jurídicos possíveis para sua empresa, como Eireli ou Sociedade Limitada. Quanto ao regime tributário, você poderá ser optante pelo Simples Nacional ou tributado pelo Lucro Presumido ou Lucro Real. Muita informação? Mais um parágrafo e vamos explicar.

Como a contabilidade pode dar apoio: Tudo começa com uma Microempresa (ME)

imagem: pixabay.com

Já sabemos que para o seu bolso o mais vantajoso é você criar um CNPJ. Muitas vezes, a primeira ideia que ocorre é abrir um MEI, mas essa não é uma opção para você, engenheiro. O Microempreendedor Individual foi criado para tirar da informalidade atividades consideradas não intelectuais, e o faturamento não pode exceder R$ 81 mil anuais, ou seja, não é possível para o seu serviço.

Como você está começando, provavelmente, a opção seja abrir Micro Empresa, que permite um faturamento de até R$ 360 mil ao ano e que você pode empreender sozinho ou em sociedade e, ainda, optar pelo Simples Nacional. Parece que estamos achando um caminho, não é mesmo?

O Simples Nacional é um regime tributário, que é o que define o quanto você vai pagar de imposto a partir do seu porte e do tipo de atividade.  No Simples, o recolhimento é simplificado e menos burocrático.

É um regime ao qual você precisa optar e permite faturamento de até 3,6 milhões, ou seja, possível também para EPP, empresas de pequeno porte, nível acima da sua ME. 

Outro regime para o pequeno empreendedor é o Lucro Presumido, no qual os impostos não estão unificados. Como no Simples, e cuja tributação incide sobre o lucro líquido ou imposto de renda. Complicado? Não se você contar com ajuda especializada. 

Mas qual o melhor tipo de Microempresa?

Existem algumas opções para abrir uma empresa como engenheiro. Para quem não quer ter sócios, há opções como EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) e SLU (Sociedade Limitada Unipessoal). 

Na EIRELI, o único sócio é o proprietário, e o patrimônio pessoal é separado do patrimônio da empresa.  Em relação ao capital social, há exigência de que seja o equivalente a 100 salários mínimos na época da abertura da empresa. 

Já na SLU, em que o empreendedor também pode atuar sozinho, o valor do capital social é baixo, comparado ao exigido para Eireli, e o patrimônio pessoal também é separado do da empresa. 

Mas caso você pretenda criar uma empresa e ter sócios, a opção poderá ser um Limitada (ltda). Essa é a natureza jurídica em que duas ou mais pessoas se reúnem para abrir uma empresa. Elas podem dividir igualmente ou definir quem terá mais controle sobre o negócio. Na limitada, os sócios têm responsabilidade por sua parte na cota, porém todos respondem pela integralização do capital social. 

Como vimos até aqui, a contabilidade é fundamental para o gerenciamento da sua carreira e está presente em todas as suas tomadas de decisão. Seja você autônomo ou um empreendedor iniciante, o importante é buscar ajuda de quem entende do assunto e vai ajudá-lo a ter cada vez mais tempo e sossego para cuidar do seu negócio: A Contabilizei

Como a engenharia ajuda na produção de sistemas para e-commerce?

Previous article

Crea-SP entrega mais modernidade e segurança com pagamento via Pix

Next article

You may also like

1 Comment

  1. Ótimo artigo! Muito esclarecedor!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Colunistas