publicidade

Como realizar iterações na calculadora Casio


Você, estudante de Engenharia, provavelmente já esbarrou com aquela questão gigantesca em que precisa achar um determinado valor e jogá-lo novamente na fórmula, e novamente, e novamente…  Em cálculo numérico, são ensinados vários métodos que trabalham com esse lógica chamada de iteração.

Entretanto, o que não ensinam nas faculdades é justamente como utilizar a calculadora para aplicar essas iterações de maneira simples, fácil e rápida. E é por isso que o Blog da Engenharia vai explicar como usar sua Casio para te ajudar (ainda mais) na hora da prova.

Crédito: Images Americanas

 

+Método de Newton

método de Newton (ou Método de Newton-Raphson), desenvolvido por Isaac Newton e Joseph Raphson, tem o objetivo de estimar as raízes de uma função. Para isso, escolhe-se uma aproximação inicial. Após isso, calcula-se a equação da reta tangente (derivada) da função nesse ponto e a interseção dela com o eixo das abcissas, a fim de encontrar uma melhor aproximação para a raiz. Repetindo-se o processo, cria-se um método iterativo para encontrarmos a raiz da função.

Para se aprofundar mais sobre o Método de Newton, suas fórmulas e conceitos acesse esse link.

+Método de Iteração Linear

O Método da Iteração Linear (MIL) transforma o problema, procurando isolar o x da função f, de modo a se ter x = g(x). A partir desse ponto, busca-se a interseção da reta x com a curva g(x).

Dessa forma, o método transforma o problema de se encontrar uma raiz da equação f(x) = 0 na busca de se encontrar o ponto em que x = g(x).

Para saber mais sobre o Método de Iteração Linear, suas fórmulas e os conceitos, clique aqui.

+Como realizar iterações na CASIO

Para o uso na Casio, os dois métodos se assemelham bastante em suas aplicações, modificando basicamente as fórmulas específicas que cada um utiliza, porém o processo de passo-a-passo não se altera. Vamos a ele:

Ajustando o número de casas decimais desejadas: a maioria dos exercícios trabalham com um números de casas decimais pré-estabelecidas, portanto esse é o primeiro passo. Para isso, você deve apertar o botão MODE três vezes, até aparecer as opções Fix, Sci e Norm. Aperte então a tecla 1 para selecionar o modo fixo. Feito isso, basta você selecionar a tecla correspondente ao número de casas decimais desejada e pronto!

Armazenando um valor encontrado: uma das maiores dificuldade para aplicação desses métodos é justamente encontrar o valor e jogar novamente na fórmula seguidas vezes, de forma rápida e prática. Mas, na verdade, isso é bastante simples se você utilizar um comando da calculadora Casio muito útil, porém pouco conhecido. Primeiro deve-se digitar o valor que deseja ser salvo. Em seguida, você deve apertar a tecla SHIFT e depois STO. Agora basta você selecionar uma variável, como por exemplo apertando a tecla “(-)”, que como você pode notar corresponde a letra A.

Escrever a fórmula: para aplicar a fórmula do método que deseja usar, você deve “chamar” a variável selecionada, apertando a tecla ALPHA e o botão correspondente. No caso do “A”, seria a tecla (-). Vale lembrar que qualquer outra tecla correspondente a uma letra pode ser usada da mesma maneira.

Pronto! Após escrever a fórmula basta pressionar “=” e depois salvar a variável mais uma única vez, da mesma maneira que você fez no processo acima. A partir de agora a cada vez que apertar a tecla “=” uma nova iteração será realizada. Simples, não?


Veja também: Testamos a nova CASIO fx-991EX CLASSWIZ


publicidade

publicidade