publicidade

publicidade

Conectividade nos caminhões? Montadora inova com pacotes de tecnologia e serviços exclusivos


A convite da montadora, o Blog da Engenharia participou da 3ª edição do Frotas Conectadas, principal fórum do setor de transporte e logística do país, que teve como destaque os lançamentos de conectividade nos caminhões.

Conectividade nos Caminhões - Frotas Conectadas
Conectividade nos Caminhões – Frotas Conectadas

Ao longo do evento, realizado em São Paulo, Oswaldo Ramos, gerente nacional de Vendas e Marketing da Ford Caminhões, anunciou um pacote inédito de tecnologia, conectividade e serviços para modelos da linha Cargo, que estará disponível no mercado no último trimestre deste ano.


Conectividade nos caminhões

O novo pacote Ford Connect – que promove a conectividade nos caminhões, poderá ser instalado em todos os caminhões médios, semi-pesados e pesados da linha Cargo a partir do modelo 2015. O sistema foi desenvolvido pela Ford no Brasil em parceria com a Bosch, Autotrac, Cummins e Eaton, e apoio do Instituto PARAR, tendo como base um caminhão Cargo 8×2 com transmissão automatizada.

O novo produto inclui central multimídia com tela de 7 polegadas e serviço completo de telemetria e rastreamento Fordtrac, além de contrato de manutenção por quilômetro rodado Ford Service.


Leia também: Melhores aplicativos grátis que podem ser usados no cotidiano da engenharia (2018)


Vale destacar, que sua central multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas é a primeira para caminhões no Brasil a oferecer conexão com Android Auto, além de Apple CarPlay. Ela é equipada com rádio AM/FM, entrada USB, Bluetooth, comando de voz para celular e acesso a aplicativos como o Waze, o mais usado para navegação no Brasil.


Conectividade para os motoristas

Segundo Ramos, hoje, mais de 90% dos caminhoneiros têm um smartphone Android. Por isso, dispor de uma central multimídia compatível com esse sistema é fundamental para o dia a dia. Logo, a Ford Connect dará acesso também ao Truckpad, o maior aplicativo de busca de fretes do Brasil.

Por fim, entre outros recursos que também serão oferecidos futuramente pela marca, pode-se destacar o sistema autônomo de frenagem, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, alerta de fadiga e monitoramento com câmeras de 360 graus por uma central de operações. Além do gerenciamento inteligente de carga, sistema de leitura de placas de trânsito, ajuste automático de torque e potência, sistema de diagnóstico preventivo e um aplicativo que mede o desempenho do motorista.

E aí, o que achou das novidades para a conectividade nos caminhões?


publicidade

publicidade