publicidade

publicidade

Confira os números impressionantes do edifício mais largo do mundo


A engenharia está cada dia evoluindo mais e mais. Os projetistas estão quase em pé de guerra para saber quem consegue criar as maiores estruturas arquitetônicas do mundo. Todo ano, um país diferente anuncia a construção de outra obra faraônica. Existe o edifício mais alto, o mais inclinado, o mais rotacionado, o mais longo e o mais largo ou de maior amplitude. Pois, este último é o Novo Centro Global do Século – ou, em inglês, New Century Global Center. Confira como ele é a seguir!

(imagem extraída de Gila Kahaku)

+ O surgimento do New Century Global Center

O Global Center é um ótimo exemplo de até onde a engenharia civil contemporânea pode chegar. Esse é o maior edifício do mundo em termos de área tocando o chão. Ele está localizado em Chengdu, uma cidade da província de Sichuan, no centro da China. É uma metrópole de crescimento rápido, repleta de arranha-céus e com uma população de cerca de 14 milhões de habitantes. Infelizmente, apesar de muito bonita, a região sofre com um problema gravíssimo: a poluição. E como uma forma de escapar do ar venenoso, as pessoas têm se fechado dentro de ambientes construídos, como o do novo centro.

Nos anos 2000, o magnata Deng Hong teve a ideia de erguer um empreendimento tão grande e com instalações tão variadas capaz de ser considerado como uma cidade artificial. Em parceria com a sua empresa, a Entertainment and Travel Group, ele inaugurou, em 2013, o New Century Global Center. Esta é só uma pequena parte do grande planejamento urbano estabelecido para a província, que incluirá a construção do Centro de Arte Contemporânea de Chengdu, projetado pela arquiteta iraquiana Zaha Hadid.

(imagem extraída de Trip and Travel Blog)

O edifício de Deng Hong demorou três anos para ficar pronto. Atualmente, ele supera a marca de importantes obras em arquitetura e engenharia civil. Por exemplo, sua superfície é mais longa do que a do aeroporto de Dubai ou de Pequim. Outro empreendimento previsto para a China é o Sky City. Esse edifício também deve superar grandes edificações do planeta. Ele terá 30 metros a mais que o Burj Khalifia, nos Emirados Árabes. Essas são respostas para a expansão urbana acelerada no Oriente.

+ Design inspirado na cultura oceânica

O New Century Global Center possui um milhão e setecentos mil m² de área. Suas medidas impressionam. São 500m de comprimento, 400m de largura e 100m de altura, equivalentes a 30 andares. Dentro disso, seria possível colocar 25 campos de futebol, ou 20 Óperas House de Sidney, ou mesmo 4 Vaticanos. O grande volume apresenta uma estrutura ondulada de vidro espelhado e aço, forma que foi inspirada nas ondas do mar, nas gaivotas voando e mais.

(imagem extraída de Mattew Nieder Hauser)

+ Dentro do edifício mais comprido do mundo

No interior do novo centro de Chengdu existem um lobby, com 65m de altura; dois shoppings centers, somando 400 mil m² de lojas; um parque de diversões, contendo uma réplica de aldeia mediterrânica; um “navio pirata”; um ringue da patinação, de tamanho olímpico; um Hotel Intercontinental cinco estrelas, com mil quartos, todos com vistas para o mar; um rio artificial, com 500 metros de comprimento; um cinema com 14 salas; um complexo universitário; um museu de arte; uma torre de negócios, com 720 mil metros quadrados de escritórios; um bazar árabe; e mais de 15 mil vagas de estacionamento.

(imagem extraída de Navjot Singh)
(imagem extraída de Travel Ociraptor)

Atração é o que não falta dentro do complexo. Porém, o que mais chama a atenção dos visitantes é mesmo o Paradise Island Oceanic Park.  São 5 mil m² de área de praia artificial, com capacidade para seis mil banhistas. A grande piscina oferece as maiores ondas já produzidas artificialmente. Dispositivos reproduzem a brisa marinha e a luz solar. E uma tela com mais de 150m, ao fundo, projeta imagens de paisagens, simulando o nascer e pôr da grande estrela.

(imagem extraída de Navjot Singh)
(imagem extraída de Mattew Nieder Hauser)

Veja, no vídeo a seguir mais imagens do exterior e do interior deste edifício emblemático para a história da engenharia mundial:

Fontes: WikiarquitecturaWikipediaNew York PostRevista Exame.


Leia Também:

Prédio em forma de U promete ser o mais longo (mas não o mais alto) de NY

Os 10 arranha-céus mais altos do mundo

Afinal, quais são (e onde ficam) os edifícios mais altos do Brasil?

Conheça o futuro arranha-céu construído pela família de Bin Laden com 1km de altura


publicidade

publicidade