publicidade

publicidade

Conheça as 3 categorias da Shell Eco-marathon


Você sabia que a Shell Eco-marathon, que acontece no Brasil até essa quinta-feira (11) tem três categorias: Gasolina, Etanol e Bateria elétrica? O objetivo da maratona é desenvolver um veículo com maior eficiência energética usando essas fontes de energia, ou seja, um carro que chegue mais longe consumindo menos.

CATEGORIAS SHELL ECO-MARATHON

Mas como cada fonte de energia se comporta?

Entre os dois combustíveis mais utilizados no mundo em carros de passeio, gasolina e etanol, a grande campeã de eficiência energética ainda é a gasolina. O veículo vencedor dessa categoria na segunda edição brasileira, que ocorreu em 2017, atingiu a impressionante marca de 525,7 km/L . Foi desenvolvido por estudantes de Engenharia da Universidade Federal de Santa Catarina. Já o carro vencedor da categoria Etanol, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, fez 412,4  km/L.

Compare esses dois veículos com um carro popular econômico, que consome uma média entre 10 e 15km/L de gasolina na cidade: é muita economia, não é?

Quanto ao carro elétrico, a comparação não pode ser a mesma, já que as unidades de medida são diferentes. O ganhador da categoria no ano passado, também da Universidade Federal de Santa Catarina, chegou a 363,6 km/kWh, uma marca também impressionante, considerando que, em média, um carro elétrico vendido no mercado utiliza 30kWh para rodar 160km.

CATEGORIAS SHELL ECO-MARATHON

Salto em eficiência

O salto de eficiência energética em cada categoria de um ano para outro da maratona é perceptível. Basta comparar os resultados de 2017 com 2016 para ver que a evolução da tecnologia foi rápida.

O projeto que ganhou a Shell Eco-marathon na categoria Gasolina em 2016 não chegou nem perto do vencedor do ano passado. Ele atingiu “apenas” 190,2 km/L. Na etanol, 102,8 km/L e na Bateria elétrica, “míseros” 139,3 km/kWh. Ou seja, a cada ano, as equipes se dedicam para aumentar a performance e criar veículos cada vez mais eficientes.

CATEGORIAS SHELL ECO-MARATHON

 

A competição saudável estimula a pesquisa, promove o desenvolvimento científico e contribui para a criação de soluções sustentáveis visando a preservação do meio ambiente. Com carros mais econômicos e potentes.

Será que teremos recordes esse ano?

Acompanhe os resultados das corridas também nas redes sociais e em nosso canal do YouTube: