publicidade

publicidade

Conheça a madeira transparente que anula inclinação do sol ao longo do dia


Sua casa ou o edifício que você projeta agora podem receber toda a eficiência energética e isolamento térmico da madeira transparente. Era só o que faltava, não é mesmo? Esse material, que só foi descoberto neste ano, é visto como uma opção inovadora e muito versátil para a construção civil.

Cientistas da Universidade de Maryland são os pioneiros no desenvolvimento desse item, e demonstraram recentemente que as janelas e telhados feitos com ele, conduzem mais luz e menos calor. Além disso, o resultado é uma iluminação do ambiente bem diferente, jamais obtida anteriormente com outros materiais.

Se comparada com o vidro, a madeira transparente apresenta a diferença vantajosa de eliminar o brilho ofuscante e excessivo que o Sol confere e de iluminar harmonicamente o ambiente ao longo do dia, isto é, independentemente das posição do Sol, a luz estará presente de forma uniforme no local.

madeira-transparente-casa-blog-da-engenharia
Imagem: Inovação Tecnológica

Tal feito ocorre porque os canais na madeira dirigem a luz visível diretamente através de todo o painel de madeira transparente, entretanto, a estrutura celular da madeira contida no material final direciona a luz sempre do mesmo modo.

Ah! Outro benefício que vale ser lembrado é não ter uma luz incidente diretamente nos olhos, algo que irrita bastante. Isso será evitado pelo “efeito neblina” provocado por resquícios dos canais celulares da madeira.

Tian Li, da Universidade de Maryland, brinca com a vantagem da madeira transparente: “Isso significa que o seu gato não terá de se levantar a cada poucos minutos para se ajustar ao seu agradável facho de Sol“. E garante: “A luz do Sol vai ficar sempre no mesmo lugar. Além disso, o quarto fica o tempo todo com uma iluminação homogênea.

madeira-transparente-blog-da-engenharia
Imagem: Stylo Urbano

Como trabalhar com madeira transparente

Você não verá muitas diferenças da matéria-prima convencional ao trabalhar com madeira transparente. Entretanto, a novidade é à prova d’água, por conta do polímero presente em sua composição, e se mostra muito menos quebrável do que o vidro. Ela tem uma estrutura interna resistente ao estilhaçamento.

madeira-transparente-efeito-blog-da-engenharia
Imagem: ArchDaily

Fonte: Instituto de Engenharia


publicidade

publicidade