publicidade

publicidade

Conheça o aplicativo que ajuda a calcular os gastos de uma obra


Obra é sempre sinônimo de muitos transtornos e desafios, tanto para clientes quanto para profissionais. Por isso, se existir qualquer forma de deixar as reformas e pequenas construções menos complicadas, vale a pena investir na ideia. Não é novidade para ninguém que os aparelhos smart, como tablets e celulares, viraram uma ferramenta essencial de trabalho. Eles podem facilitar, bastante, a vida de muita gente, através de seus maravilhosos aplicativos.

(imagem extraída de Pixabay)

+ Conhecendo o aplicativo ‘Reforma Simples’

Em 2014, após o trabalho final de graduação do curso de Sistemas de Informação, Giuliano Cardoso, juntamente de um amigo, o engenheiro civil Victor Hugo Barbosa, tornou sua ideia de criar um aplicativo para celulares em realidade. Assim surgiu o ‘Reforma Simples’, um software capaz de estimar o preço de materiais e diversos tipos de serviços na área da construção civil.

O ‘Reforma Simples’ é desenvolvido e oferecido pela empresa Catraia Aplicativos, de Rio Branco, no Acre. (imagem extraída de Jornal 4 Cantos)

Esse aplicativo móvel tem como público-alvo estudantes e profissionais de arquitetura e engenharia civil. Ele pode os auxiliar na elaboração de projetos, já que simula uma proposta financeira das suas reformas e obras. Com o programa, o profissional consegue expor uma possibilidade quantitativa de todos os materiais a serem gastos, como argamassa, rejunte e tintas, além de serviços de mão-de-obra nessa categoria.

(imagem extraída de Wikipedia)

+ Gerando um orçamento prévio

O somatório de materiais, realizado pelo ‘Reforma Simples’, se baseia em todos os dados informados pelo usuário do smartphone. Em seu relatório final, o aplicativo apresenta uma estimativa de orçamento para os insumos da obra. O programa tem como referência as publicações periódicas de preços para cada estado do país, divulgadas pela Caixa Econômica Federal, o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e o SINAPI – Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil.

O aplicativo ‘Reforma Simples’ está disponível na Play Store e em uma plataforma web, tanto na versão Free quanto na versão Pro; e requer o Android 4.0 ou superior. (imagens extraídas de Google Play)
(imagens extraídas de Google Play)

+ Impressões sobre o programa

Apesar de não ser o único aplicativo na área, o ‘Reforma Simples’ é um programa excelente, de muita ajuda para reformas. É bem simples de mexer, mas de maneira nenhuma substitui a opinião de um profissional capacitado. As quantidades geradas nas listagens servem apenas de orçamento prévio.  Na sua versão free, muitas simulações podem apresentar resultados diferentes do mercado, já que a atualização mensal do sistema é limitada.

(imagem extraída de Pixabay)

É sempre importante o usuário observar bem qual a unidade que foi considerada em cada material, pois isso pode diferir do sistema adotado em sua região. Às vezes, as estimativas de consumo podem até parecer erradas. Isso é porque foi considerado o reaproveitamento do material em fase de execução da obra. O ponto mais positivo é que o relatório pode ser exportado, por completo, através de um e-mail e depois aberto no Excel, facilitando a visualização da pesquisa realizada.

Veja, detalhadamente, como utilizar o aplicativo Reforma Simples no vídeo abaixo:

Fontes: Reforma Simples, G1, Arcoweb.


Leia Também:

4 aplicativos essenciais para o dia a dia de todo engenheiro civil

Os 10 melhores e úteis aplicativos para engenheiros

6 aplicativos gratuitos que todo estudante de engenharia deveria conhecer [+BONUS]

5 aplicativos que facilitam (e muito!) a vida dos engenheiros


publicidade

publicidade