publicidade

publicidade

Conheça o dispositivo para celular que permite “ver” encanamentos dentro das paredes


Que a tecnologia é uma grande aliada em projetos de arquitetura, engenharia, na construção e reformas de diferentes edifícios não é novidade. Mas os avanços são cada vez mais visíveis e diversificados, e o Walabot DIY é um exemplo.

Este dispositivo é acoplado ao celular e, como em um raio-X, permite que se saiba o que há atrás da parede, como canos, fiação elétrica e tubos de diferentes materiais, além de detectar movimentos.

Dessa forma é possível evitar acidentes, como furos em lugares indevidos e danos à estrutura da casa ou edifício. A profundidade que é passível de ser visualizada chega aos 10 centímetros, e até mesmo pequenos elementos como parafusos podem ser visualizados.

Imagem: Odditymall

Como funciona?

Para permitir a visualização, há um pequeno sensor 3D que é conectado ao aparelho celular através de um cabo USB. Depois, basta apontar o celular para a parede e na tela é possível ter, com exatidão, a informação sobre o que está atrás da parede, seja ela de concreto ou de drywall.

Para facilitar a utilização e a interação com o aparelho, é possível acoplar um imã ao celular. Além destas funcionalidades, o diferencial do Walabot para outros dispositivos é que este permite a visualização de mais detalhes e por um custo menor. Os demais geralmente retornam com bips ou luzes como um modo de sinalizar o que está atrás da parede.

Imagem: Walabot

 

O dispositivo, importado, é uma exclusividade dos EUA, podendo ser adquirido por um valor de US$ 149, sendo esta a sua versão mais básica. Há versões com melhor resolução e frequência, permitindo uma visualização mais detalhada, que chegam aos US$599. O Walabot já foi divulgado em diferentes veículos da imprensa internacional, de um projeto que teve início em 2014, e foi sendo aprimorado posteriormente.

Imagem: Reprodução/walabot.com

Saiba mais

Para acompanhar como funciona o dispositivo, veja mais detalhes no vídeo a seguir. É ou não um exemplo de tecnologia que vai ajudar muito nas reformas e na construção?

Referências: Walabot, Tecmundo, Catraca Livre


publicidade

publicidade