ColunistasCuriosidadesDestaqueEngenhariaEngenharia Civil

Cristo Protetor, a obra no Rio Grande do Sul que promete quebrar recordes

2

Sabemos que o Cristo Redentor sempre foi um marco turístico da Cidade do Rio de Janeiro, um monumento que atrai olhares do mundo todo por anos. Porém na cidade de Encantado no Rio Grande do Sul começa uma obra audaciosa que promete ser o maior Cristo Redentor do país. Entenda um pouco sobre.

Sobre o Município e motivações da obra

A cidade pacata de Encantado de 22 mil habitantes, está localizada em média 150 quilômetros de Porto Alegre (RS) e virou notícia mundialmente pela obra ousada iniciada a mais ou menos um ano e meio. Essa obra promete ser a estátua de Cristo maior que a famosa do Rio de Janeiro.

Primeiramente, os responsáveis pela construção afirmam que essa será a terceira estátua de Jesus mais alta do mundo. Segundo relatos, sendo mais baixa apenas que a de 75 metros localizada no México e uma de 52 metros na Polônia.

Além disso, é importante ressaltar que a ideia surgiu por um padre da cidade em 2016 e do vereado Adroaldo Conzatti, para representar a fé dos moradores do Município e impulsionar o turismo na região por estar na fronteira do País.

Um pouco sobre a construção do monumento

Primeiramente, a estátua foi batizada como Cristo Protetor, possuindo 43 metros. Até então tinham 40 mil quilos de aço, 500 metros cúbicos de concreto e 13.500kg de perfis metálicos, que seriam usados na parte interna da estrutura.

Sabe-se que havia 70% da obra concluída, tendo seus braços e cabeça da estátua erguidos por dois caminhões guinchos. Além disso, esse feito da Engenharia deve ser concluído até dezembro,  contendo um elevador no seu interior que sobe até um mirante no coração da estátua.

cristo

Será uma abertura de vidro de onde as pessoas poderão filmar e fotografar o vale, disse o supervisor de projeto Artur Lopes de Souza

A princípio, o escultor responsável pela obra é o Genésio Gomes Moura e de seu filho Markus Moura. O valor estimado desse Cristo está em cerca de 2 milhões de reais, nos quais a empresa responsável está solicitando doações para conclusão do mesmo.

cristo

Isabela Guedes
Engenheira Civil, especialista em Geotecnia e MBA em Gestão de Obras na Construção Civil. Desde o início da graduação trabalhei em diversas áreas da Engenharia, o que me trouxe uma vasta experiência de sete anos no mercado. Moro atualmente no interior do estado do Rio de Janeiro, possuo 28 anos e sou apaixonada por novos desafios, tecnologia e inovação, séries e games. Produzo conteúdo nas minhas redes sociais com muito humor e de forma acessível para quem não é da área, misturando minhas duas paixões Engenharia Civil e Cultura Pop. Tenho como grande objetivo trazer mais visibilidade para as mulheres na construção civil. Instagram: @isabelaeng

O filme e a série que todo engenheiro químico deveria assistir

Previous article

Projeto do Ano 2021 Dassault Systèmes: competição mundial de estudantes

Next article

2 Comments

  1. MUITO BOM!!!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popular Posts

Login/Sign up