ColunistasEngenharia de PescaOceanografiaSustentabilidade

Cultura oceânica: a relação Ser Humano e Oceano

1

Você lembra de ter uma disciplina na escola só para os oceanos? Ou mesmo aulas só com esse tema? Você sabe o que é Cultura Oceânica? Com base em sua experiência, acha que um aluno sai do ensino médio com conhecimento básico sobre os oceanos?

Se suas respostas foram “não”, relaxa, você não está sozinho! Foi exatamente por isso, que em 2002, educadores iniciaram movimentos nos Estados Unidos para incentivar que alunos dos ensinos fundamental e médio tivessem mais aulas sobre o oceano.

Nos anos seguintes, essa discussão ganhou apoio de várias conferências, reconhecendo a necessidade de aproximar as novas gerações de cientistas, agricultores, pescadores, empresários e líderes políticos do Oceano.

Foi assim que surgiu a Cultura Oceânica (Ocean Literacy). E foram definidos princípios e conceitos essenciais, que passaram a ser tratados em conferências a cada 2 anos nos Estados Unidos.

Mas essa discussão acontece apenas nos EUA?

Não, alguns anos depois a Cultura Oceânica chegou na Europa, onde a discussão entrou na agenda de planejamento da educação e divulgação científica.

E de 2011 para cá, projetos, eventos e acordos de cooperação internacional passaram a considerar a Cultura Oceânica como um assunto crucial a ser tratado.

Por isso, a @unesco e a @ioc_unesco abraçaram a responsabilidade de tratar esse assunto em âmbito global e desenvolver ferramentas para a implementação do ODS14 (Vida na Água) e do ODS4 (Educação de Qualidade) para a Década do Oceano (2021-2030).


Mas afinal, o que é cultura oceânica?

A Cultura Oceânica surge para cativar as pessoas, para que se sintam perto do oceano, estando distante ou ao lado.

Ela também trata do conhecimento a respeito da influência do efeito de nossas ações no Oceano e o quanto a saúde do oceano afeta as nossas vidas.

Você já parou para pensar: Como nossas ações cotidianas afetam os oceanos? Como a saúde dos oceanos afetas nosso dia a dia?

Provavelmente sua resposta foi “não” novamente! Não se assuste! A maioria de nós não está consciente sobre como nossas ações cotidianas afetam a saúde e sustentabilidade do Oceano e seus muitos recursos dos quais dependemos. Tampouco, a maioria de nós, reconhece como a saúde do Oceano afeta nosso dia a dia.

É muito fácil pensar no Oceano quando estamos de frente para ele, mas um dos maiores desafios da educação oceânica e do engajamento público é penetrar e entender essa vastidão, tanto em tamanho como em influência para a nossa vida.

Por isso, a Cultura Oceânica surge para mudar essas respostas e as percepções sobre o Oceano, e mostrar o quanto é importante, cada vez mais, incluir o fascinante azul na nossa cultura!


Princípios essenciais da Cultura Oceânica

A Cultura Oceânica possui 7 princípios essenciais, são eles:

  1. A terra tem um oceano global e muito diverso;
  2. A vida marinha e o oceano têm uma forte ação na dinâmica da terra;
  3. O oceano exerce uma influência importante no clima;
  4. A Terra só é habitável devido ao oceano;
  5. O oceano suporta uma imensa diversidade de vida e de ecossistemas;
  6. A humanidade e oceano estão fortemente interligados;
  7. Há muito por descobrir e explorar no Oceano.

Esses 7 princípios são resultados do que a ciência oceânica se dedicou a estudar nas últimas décadas e sentiu vontade de comunicar e conectar mais com a vida cotidiana.

Contudo, não só de ciência que se faz um cardume. A cultura, a educação, o conhecimento local e as experiências da relação de pessoas com bens e serviços relacionados ao oceano também fazem parte da assimilação desses assuntos.

Assim, esses princípios existem para disseminar conhecimento através de diferentes formas de ensino, formais ou não formais, para que alcancem diversas pessoas de diversas realidades no mundo todo.


Aliás, hoje é Dia Nacional da Ciência (8 de julho) e um belo dia para celebrar e disseminar conhecimentos sobre a Cultura Oceânica.

E agora você sabe o que é Cultura Oceânica? Quais ações do seu cotidiano influenciam o Oceano? Qual a influência do Oceano na sua vida?


Siga o Instagram @ivanilsonsnts para mais conteúdo e conheça mais sobre a Engenharia de Pesca aqui.

Ivanilson Santos
Engenheiro de Pesca pela UFRPE, atualmente, é mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Aquicultura da UFSC, onde é integrante no Laboratório de Camarões Marinhos/UFSC. Atuando em temas relacionados principalmente ao cultivo e nutrição de camarões marinhos, com ênfase em sistema de bioflocos e aditivos alimentares (bioativos) em dietas para camarões. Cristão, pernambucano, ama violão e xadrez e busca fazer a diferença no mundo, não apenas no âmbito pessoal e profissional, mas também semear conhecimento em prol da ciência, da sociedade e da conservação do meio ambiente. Instagram: @ivanilsonsnts

Registro de marca: protegendo um patrimônio da sua empresa

Previous article

Geógrafo: tudo que você precisa saber da profissão

Next article

1 Comment

  1. […] oceano é um só e conecta o planeta todo. Não, não estamos falando do primeiro princípio da cultura oceânica segundo a […]

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popular Posts

Login/Sign up