ColunistasCuriosidadesCursosDicasEngenhariaGestão de ProjetosMercado de TrabalhoSoft SkillsUniversidadesVida de Universitário

Cursos que todo estudante de Engenharia deveria fazer

0

Todos sabemos que a faculdade não nos ensina tudo que é necessário para o atuar no mercado de trabalho e muitas vezes é necessário que busquemos complementar nossa formação, como profissionais e estudantes, por conta própria, seja através de workshops, eventos, palestras, livros ou cursos.

Porém, se engana quem acha que apenas conhecimentos técnicos e hard-skills ou, ainda, conhecimento especializado em um mundo cada vez mais costurado e complexo, no qual muitas vezes te cobra habilidades que vão muito além da sua educação formal, são o suficiente.

Assim, preparei esta lista com 4 cursos que todo estudante de engenharia deveria fazer. São todos cursos gratuitos – já que a proposta da lista é ser democrática – e multiáreas. Espero que goste e, acima de tudo, que ao terminar a leitura, comece alguns deles.

Reaprendizagem Criativa – KeepLearning School

Curso reaprendizagem criativa

No artigo 4 livros para abrir a sua mente esse ano, abordei o paper científco O Futuro do Emprego dos cientistas Carl Benedikt Frey e Michael Osborne, no qual suscitei sobre a importância de buscar desenvolver sua criatividade em um mercado onde muitas profissões são ameaçadas pela tecnologia emergente.

Acontece que diferente do que muitas pessoas pensam – que a criatividade é um dom, no qual somente alguns poucos abençoados pelos deuses a possuem – a criatividade é, essencialmente, uma ferramenta para resolver problemas. Seu problema pode muito bem ser “Como compor uma música com acordes que remetem a um sentimento de tristeza?” caso seja um músico, como “Qual a melhor forma de otimizar a linha de produção de uma montadora?” caso seja um engenheiro de produção.

Logo, por ser puramente uma habilidade, a criatividade pode ser desenvolvida e lapidada conforme suas necessidades. Esta é a proposta do curso Reaprendizagem Criativa da KeepLearning School, ministrada pelo ex-comediante Murilo Gun.

O curso é bem leve e aborda nove bloqueios que te impedem de pensar e viver de maneira criativa, além de indicar dezenas de livros sobre o assunto e te ensinar algumas técnicas bem interessantes para ser mais criativo.

Além disso, como o curso é financiado pela comunidade, você pode acessá-lo através do cupom disponível na Bio do Instagram do Murilo Gun, gratuitamente.

Python 3- Curso em Vídeo 

 curso de python em video

Muitos estudantes de engenharia – com exceção os de computação e software, obviamente – reclamam sobre o porquê devem aprender algoritmos e programação.

Muitos acham que a faculdade coloca estas disciplinas para “encher linguiça”, fazer o aluno pagar mais (no caso das particulares) ou mesmo que não vai servir para nada futuramente e por isso detestam programar.

Mas, na realidade, Algoritmos é uma matéria essencial na engenharia, pois ajuda o estudante a desenvolver o pensamento lógico-matemático, resolver problemas, pensar de forma criativa e alavancar a inteligência interartificial, além de que saber programar é um recurso útil para qualquer área da engenharia e um ótimo diferencial no currículo que pode te ajudar a se destacar em um processo seletivo e conquistar a vaga.

Portanto, vale a pena investir nesse curso, disponível gratuitamente no Youtube. O curso possui mais de 40 aulas em vídeo, super dinâmicas e interativas, e de 100 exercícios que o permitem aprender a linguagem se desafiando e se divertindo.

É realmente um curso muito bem feito e confesso que me surpreende que esse material seja disponibilizado gratuitamente, dado sua enorme qualidade.

White Belt – Grupo Voitto

Image result for six sigma wallpaper

Essencialmente, o Six Sigma – ou Seis Sigma – é uma metodologia gerencial que visa redução, ou eliminação, de perdas e implementação de melhorias, enquanto gera ROI (Retorno de Investimento) para a empresa. A metodologia tem uma enorme área de aplicação que vai desde produção e logística a serviços, bancos ou mesmo varejo.

Por isso, muitas vezes é fundamental que um engenheiro obtenha este conhecimento e valide-o através de certificações que vão de White Belt (Faixa Branca) à Master Black Belt (Mestre Faixa Preta).

“Ao obter a certificação, o profissional demonstra que possui boa compreensão de vários métodos de resolução de problemas, redução de custos e melhoria de processos de negócios” – Aluisio Monteiro, professor do Cefet/RJ.

Enfim, nesse curso de 4 horas, gratuito, a Voitto permite que você conheça a metodologia, além de obter a primeira certificação White Belt. Vale a pena conferir!

Excel 2016 – Curso em Vídeo

Image result for curso em video excel

O Excel é a ferramenta mais básica no repertório de um engenheiro. Tão básico que não chega nem a ser mais um diferencial em processos seletivos, mas sim um pré-requisito.

Porém, caso você ainda não saiba nada da ferramenta, um bom curso para começar a desbravar a plataforma é o Excel 2016 do Curso em Vídeo. Assim como o de Pyhton, as aulas estão disponíveis gratuitamente no Youtube. São 12 vídeos que te explicam o surgimento do Excel, dá-lhe dicas e truques, além de algumas fórmulas básicas, etc.

E, claro! Você não vai se tornar nenhuma Lisbeth Salander do Excel com este curso, pois o objetivo dele é introduzi-lo a plataforma de forma rápida e prática. Assim que o terminar, você pode procurar por um curso de Excel Avançado para dominar os meandros do software.

E aí, o que achou dessa lista? Você já fez alguns desses cursos? Deixe aí sua opinião ou sugestão nos comentários.

Continue acompanhando o Blog da Engenharia, pois estamos sempre trazendo o melhor do universo da Engenharia. 


Já segue o Blog da Engenharia no Instagram?

Já me segue no Instagram?

Paulo César Santos
Paulo César é um ludovicense de 23 anos que atualmente cursa Engenharia de Produção na PUC Minas. Foi coordenador de uma ONG de voluntariado, cofundador e web designer da Virgo em 2019 e trabalhou como monitor em 2020, auxiliando outros estudantes de engenharia com algoritmos e programação. Adora tudo que envolve engenharia, gestão de projetos e tecnologia e acreditou que valia a pena compartilhar com mais pessoas um pouco do que anda aprendendo. Sabe escrever em linhas de código, mas há quem diga que pena pra escrever autodescrições.

Tudo sobre a ENGENHARIA BIOMÉDICA

Previous article

SSD: Como ele aumenta a velocidade do seu PC?

Next article

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login/Sign up