1

Nós, brasileiros, adoramos datas comemorativas, seja para fazer compras, presentear alguém querido, realizar uma viagem, ou pelo simples fato de ter um feriado e desfrutar do dia. E você sabia que essas datas movimentam o mercado brasileiro? Pois é, nesse post eu trouxe algumas informações sobre as datas comemorativas e como elas impulsam a economia.

Como surge as datas comemorativas

As datas comemorativas surgem para homenagear alguém, algum marco histórico, ou até mesmo para aumentar o lucro dos comércios.

Por outro lado, formalizar esta data já não é tão simples. É preciso criar uma lei que deve ser votada pelo legislativo e aplicada pelo executivo. Além disso, em alguns casos, pode ser criado a critério do presidente, governador ou prefeito, o que é discriminatório em relação ao espaço a ser governado.

Bem como, os feriados internacionais são aprovados na Assembleia Geral da ONU entre os países membros ou organizações reconhecidas. Por exemplo, feriado que é reconhecido mundialmente, é o 1º de janeiro conhecido como o Dia Mundial da Paz.

Feriados

Fala-se muito da quantidade de feriados no Brasil, no entanto o Brasil é apenas o sétimo, ao lado da África do Sul, Peru e Grécia. Com um total de 12 feriados nacionais.

Confira a lista com os 12 feriados nacionais comemorado no Brasil:

Confraternização Universal: 1º de janeiro; Carnaval: data móvel; Cinzas (até as 14h): data móvel; Paixão de Cristo: data móvel; Tiradentes: 21 de abril; Dia Mundial do Trabalho: 1º de maio; Corpus Christi: data móvel; Independência do Brasil: 7 de setembro; Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro; Finados: 2 de novembro; Proclamação da República: 15 de novembro; Natal: 25 de dezembro.

Entretanto, existem feriados municipais e estaduais como, padroeiro da cidade e aniversário da cidade é apenas local.

Como foi a popularização do dia das crianças

Posteriormente, o 3º Congresso Sul-Americano da Criança, que foi sediado na cidade do Rio de Janeiro em 1923, o deputado Galdino do Valle Filho, propôs que dia 12 de outubro fosse celebrado o dia das crianças. O projeto de Galdino foi aprovado, e o Dia da Criança foi oficializado pelo presidente Artur Bernardes por meio do decreto nº 4.867, de 5 de novembro de 1924.

Entretanto, a data não se tornou sucesso de primeira, foram necessários aproximadamente 30 anos para se popularizar. Nos anos 1960, uma ação da marca de brinquedos Estrela com a “Johnson & Johnson” emplacou a data.

datas comemorativas

Faturamento

No ano de 2020, as datas comemorativas representaram cerce de 34% do faturamento do e-commerce brasileiro, conforme pesquisada realizada pelam Webshoppers da Ebit Nielsen.

Enquanto isso, o natal, a data que mais movimenta o mercado, segundo Roque Pellizzaro Jr., presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o Natal, sozinho, gera um faturamento equivalente a três meses normais do ano.

De acordo com o Ebit Nielsen, no de 2020, o faturamento das vendas online entre 10 a 24 de dezembro – período que compreende as vendas relacionadas ao Natal – foi de R$ 3,8 bilhões, alta de 44,6% na comparação com o ano anterior. Os brasileiros fizeram cerca de 8,1 bilhões de pedidos na internet durante o período natalino.

O maior dia dos pais de todos

Sobretudo, uma data bastante simbólica para os brasileiros é o Dia dos Pais e também para o E-commerce, pois foi considerado os maior de todos. A data surgiu nos EUA, em homenagem a um pai que criou seis filhos sozinho.

Outras datas que movimentam o mercado

A data que é comemorada na ultima sexta-feira do mês de novembro é conhecida como Black Friday, como resultado é uma data exclusiva de vendas para o comercio e movimenta lojas físicas e virtuais.

A Páscoa é uma data religiosa, para os cristão e está associada a ressureição de Jesus Cristo. Não se sabe ao certo como surgiu a tradição de presentear as pessoas com ovos de chocolate. No entanto, alguns historiadores afirmam, que os franceses foram os primeiros a utilizar chocolate para confeccionar presentes de Páscoa, no século XIX. Acima de tudo, a data é comemorada até nos dias de hoje e movimento o mercado.

datas comemorativas

Portrait of a cheerful young african man looking through magnifying glass isolated over white background

Fatos curiosos

Em países como Taiwan, Japão e Chile, os feriados que caem no fim de semana são transferidos para o próximo dia útil ou para a sexta-feira mais próxima.

Em uma pesquisada realizada pela empresa de consultoria americana Mercer, com 64 países, os países com mais feriados são: Índia e Colômbia, com um total de 18 feriados para cada um.

O motivo do coelho ser símbolo da pascoa, é que um coelho, que teria ficado preso no túmulo aberto na rocha, seria o primeiro ser vivo a testemunhar a ressurreição de Jesus. Por esse motivo, anuncia a boa nova às crianças do mundo inteiro na manhã da Páscoa.

Afinal de contas, qual a sua data comemorativa? Você gosta de presentear alguém ou prefere guardar o dinheiro para usar em outra data?

Mayssa Nascimento de Oliveira
Estudante de Engenharia de Aquicultura na Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde realizou programa de voluntariado acadêmico no Laboratório de Produção e Reprodução dos peixes (LAPERP), atualmente realiza atividade de Iniciação Científica: Determinação dos coeficientes de digestibilidade aparente dos nutrientes e da energia de alimentos alternativos para macrobrachium rosenbergii. Crio conteúdo na minha rede social profissional de forma didática e acessível para todos. Adoro desafios novos e tenho como objetivo levar aquicultura para todos. Acredito que trabalho em equipe é conciliar várias formas de pensar para um só objetivo. Instagram: @estudandoaquicultura

Conhecendo todos os seus segredos: Rádio – Parte I

Previous article

Carnes, indícios de redução nos preços.

Next article

1 Comment

  1. O faturamento é alto. Não sabia desta informação!
    Vários fatos que eu desconhecia. Parabéns pelo artigo @Mayssa

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popular Posts

Login/Sign up