publicidade

publicidade

Descubra por que você deve desligar o wi-fi ao sair de casa


Todos nós geramos, diariamente, uma grande quantidade de dados. Um clique em uma página, uma curtida ou uma visualização de um vídeo são exemplos que geram informações sobre suas preferências e auxiliam alguns algoritmos a designar coisas “recomendadas para você”. É praticamente inevitável gerar esses dados e nós normalmente não estamos preocupados com eles, mas, em algum momento você parou para pensar sobre a segurança dos seus dados que são importantes? Você sabia que o seu Wi-Fi pode ser uma porta para uma invasão que pode comprometê-los?

Imagem: news.com.au

Deixar o Wi-Fi ligado faz com que a sua conexão fique exposta (mesmo com a senha, a qual é, muitas vezes, fácil de ser descoberta). Em 2014, a empresa Avast fez uma pesquisa e constatou que 4 a cada 5 residências brasileiras estavam sob riscos de sofrer um ataque cibernético. O principal motivo é o roteador, visto que muitos usam as configurações de fábrica ou senhas de fácil acesso.

Imagem: hackmageddon.com

Por que desligar o Wi-Fi quando não estamos usando ajuda a evitar a invasão?

A verdade é que usamos a internet praticamente o tempo todo. Então, desligar o Wi-Fi quando você não está em casa é apenas uma pequena contribuição para que ninguém faça a invasão naquele momento. Colocar uma senha segura também é importante. Um exemplo de que a invasão pode acontecer é que foi por meio de roteadores domésticos que o grupo de hackes chamado Lizard Squad atacou a rede do Xbox e da Playstation em 2014.

Há quem defenda que não compensa trocar as senhas periodicamente em algumas contas, visto que o usuário acaba gerando um padrão de senhas e que nem sempre quem invadiu uma vez vai repetir a ação um tempo depois (o dinheiro da sua conta, por exemplo, pode ser transferido em segundos e o mesmo invasor normalmente não volta depois de um tempo tentando acessar com a senha antiga). Porém, no caso do roteador, é uma recomendação interessante, mas é preciso ficar atento e não usar senhas fáceis demais.

Imagem: kaspersky.com

Você pode pensar “por que alguém escolheria a minha casa para invadir?”, mas vale lembrar que, por mais que você more em um lugar do Brasil que parece ter sido esquecido pelo mundo, a chance existe (mesmo que seja pequena). Em alguns países, a preocupação com a segurança de dados é mais extrema. De toda forma, desligar seu Wi-Fi ou colocar uma senha segura pode trazer alguns benefícios para você, como evitar que um vizinho use a sua rede para baixar coisas no Torrent enquanto você tenta assistir a um filme na Netflix.

Referências: LifeWire; Avast; RedBull; Cnet


publicidade

publicidade

  • beagle

    Bobagem.