AquiculturaColunistasDestaqueDestaque + Editor's PickDestaque + PopularesDicasEngenharia de Aquicultura

Dia da Amizade: 5 dicas importantes para manter uma boa relação

2

Você sabia que hoje dia 30 de julho é comemorado o Dia Internacional da Amizade ou Dia do Amigo? Você também sabia que existe estudos que avaliam a importância da amizade em nossas vidas? Meu caro amigo leitor, vamos conferir esse artigo e dedicar a um amigo!

Origem do Dia Internacional da Amizade

No dia 30 de julho, é reconhecido oficialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) como Dia Internacional da Amizade no âmbito da Campanha pela Paz. Esta data foi incentivada pelo médico Ramon Artemio Bracho, fundador da Cruzada Mundial da Amizade.

O documento foi assinado no ano de 2011, no contexto “cultura de paz”, se reconhecendo “a pertinência e a importância da amizade como sentimento nobre e valioso na vida dos seres humanos de todo o mundo

Uma das primeiras amizades que um indivíduo faz é quando começa a se socializar na infância, que ajuda a desenvolver sua identidade. Escola foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com

A ciência explica a amizade

Um estudo realizado por pesquisadores da Harvard University (EUA) mostra que amigos são os que mais influenciam a saúde de uma pessoa. Isso ocorre porque amigos que compartilham tristeza e alegria podem liberar hormônios da felicidade (oxitocina e dopamina). Esses hormônios podem diminuir os níveis de adrenalina e reduzir o estresse.

Estudos também mostram que, ao contrário do contato com os pais, pessoas com mais de 70 anos podem facilmente chegar aos 80 anos com amizades. E pessoas com grandes amizades prolongam suas vidas por 10 anos.

Enquanto isso, pesquisadores da Universidade Brigham Young, descobriram que não ter amigos era o equivalente a fumar 15 cigarros por dia.

Na jornada acadêmica

Anteriormente, citei que um dos primeiros contatos para socializar é quando ainda somos pequenos e criamos nossos primeiros vínculos com os coleguinhas da escola. Mas eu considero de suma importância a amizade na vida acadêmica, quando em muitas vezes ocorre a transição para a idade adulta.

Durante essa jornada é comum encontrar alguns desafios que desmotivam, mas ter pessoas que nos motivam nesse momento é ponto crucial na tomada de decisões. As amizades que colecionamos na vida acadêmica, compartilha do mesmo sentimento de insegurança, preocupações, angústias e felicidades, tornando-se o entendimento mais fácil e compreensível.

Ter um bom relacionamento na vida acadêmica com os colegas também acrescenta na vida profissional. As amizades que construída na graduação irão prosseguir caminhos profissionais semelhantes, abrindo oportunidade para networking.

Chegou o ambiente profissional!

Provavelmente você já ouviu aquele ditado “Amigos, amigos… negócios à parte”, nos referimos quando compartilhamos interesses em comum com pessoas próximas, podendo entoar como positivo ou negativamente, em nossas vidas.

Entoando de forma positiva, no ambiente de trabalho um bom relacionamento é fundamental, pois com relações de amizade promove o alcance de resultados satisfatórios. Porém, de forma negativa pode torna-se um problema e em casos mais graves até demissão da intuição.

Bem como, em todas relações existe atritos, no ambiente de trabalho é necessário ter profissionalismo, para não afetar na organização profissional. Com isso, preparei 5 dicas para ter um bom relacionamento:

5 dicas para ter um bom relacionamento

Seja positivo: busque sempre motivar seus amigos, buscando um discurso de empatia.

Esteja aberto a opiniões diferentes: sugestões e críticas, estão sempre predispostos a surgir, e saber conviver com as diferenças é essencial.

Mantenha-se imparcial: por mais que tenha vínculo com colegas de trabalho, é necessário sempre se manter imparcial, tomando decisões neutras pensando na empresa.

Resolver problemas pessoais fora da empresa: Se houver um desentendimento pessoal, o problema deve ser solucionado fora do expediente.

Desfrute da amizade positivamente: ter amigos no trabalho nos motiva e desperta a criação, use a amizade como oportunidade de criar caminhos bem sucedidos, e quem sabe não surge uma parceria!

Acima de tudo, seguindo essas dicas é possível manter uma boa relação e combinar amizade com trabalho sem ter problemas futuros.


Durante a minha vida eu tive o prazer que vivenciar diversas amizades que contribuíram para que eu me tornasse uma pessoa melhor. Colecionei amizades na infância, na época de escola, trabalho e na graduação – que por sinal, me fortalecem para continuar – todos foram muito importantes. Dedico esse artigo a todos os amigos que já passaram e estão por vir.

No entanto, dedica esse artigo para algum amigo? Compartilhe e faça chegar até ele.

Mayssa Nascimento de Oliveira
Estudante de Engenharia de Aquicultura na Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde realizou programa de voluntariado acadêmico no Laboratório de Produção e Reprodução dos peixes (LAPERP), atualmente realiza atividade de Iniciação Científica: Determinação dos coeficientes de digestibilidade aparente dos nutrientes e da energia de alimentos alternativos para macrobrachium rosenbergii. Crio conteúdo na minha rede social profissional de forma didática e acessível para todos. Adoro desafios novos e tenho como objetivo levar aquicultura para todos. Acredito que trabalho em equipe é conciliar várias formas de pensar para um só objetivo. Instagram: @estudandoaquicultura

Qual é a função de uma Análise de Acidentes?

Previous article

Os jogos olímpicos contam com a química no combate ao doping

Next article

2 Comments

  1. Muito obrigado.
    Que excelente!

  2. […] um estagiário e se mostre a eles, mostre do que você é capaz, fale sobre suas ambições, faça amizades. E por fim, lembre-se que sozinho sempre será mais difícil, por isso ter as pessoas certas ao seu […]

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popular Posts

Login/Sign up