publicidade

publicidade

Como definir o tema e se organizar para o TCC?


O famoso Trabalho de Conclusão de Curso é algo que muitos acadêmicos temem. Alguns não tem ideia do que fazer, outros tem medo de ser algo muito complexo e não darem conta. Todo o estresse acumulado em razão das outras disciplinas e trabalho faz com que os estudantes tenham receio quando o assunto é TCC.

A falta de tempo também é algo que preocupa muito os universitários, pois é um trabalho que demanda tempo e dedicação, com certeza. Com isso, nem todo mundo se sente motivado a escrevê-lo, por mais que o fato de produzir o TCC signifique que o curso está no fim.

Fonte: Pixabay.

Para dar uma dose de energia e motivação para quem tem que encarar o TCC, seguem algumas dicas que podem ajudar a definir seu tema e organizar o tempo.


Veja também: TCC: E agora?


O trabalho é todo seu!

É na fase da universidade que você tem a oportunidade de produzir um trabalho seu, com as suas ideias… Por isso, vai lá! Você terá um orientador, mas a autoria do trabalho e a forma que ele vai ser apresentado será à sua maneira. Escolha um assunto que você goste e transforme em conteúdo dos bons.

Escolha seu tema e orientador

São estudados muitos assuntos na graduação, não é mesmo? Mas sempre vai ter aquele que desperta mais seu interesse e vontade de se aprofundar. É esse mesmo que você pode escolher! Se tiver mais de um assunto que você goste, legal, você terá mais de uma opção para colocar em pauta, ou pode até ser um trabalho interdisciplinar, envolvendo mais de um método.

Quanto ao orientador, procure alguém que tenha domínio dos assuntos do seu interesse. Vale também procurar um professor com o qual você tenha mais afinidade, assim a troca de ideias flui de uma forma melhor.

Não sou bom em escrever

Isso é dificuldade de muitas pessoas, não se preocupe. Ainda mais na área de engenharia, o pessoal é de números… Mas sempre tem alguém que pode te ajudar e dar algumas dicas. Além dos professores, procure um colega ou alguém com quem você possa conversar para te dar umas dicas de como escrever suas ideias, ou até mesmo para revisar o que você anda escrevendo. A opinião de terceiros pode ser boa para seu trabalho.


Veja também: 9 coisas que eu aprendi com o TCC


Sem tempo para escrever

Trabalhar e estudar é um desafio mesmo. Mas não se esqueça de que o TCC é seu, então não dê para outra pessoa fazer. Vale a pena sacrificar alguma outra coisa que estava na agenda para se dedicar a ele. Procure fazer disso uma atividade saudável, pois o TCC, apesar de ser estressante, proporciona muito crescimento se você souber aproveitá-lo. Organize uns materiais, defina seu tema, leia um pouco, exponha suas ideias ao orientador… E comece a escrever!

Uma dica é dividir o trabalho em etapas conforme sua disponibilidade. Assim, você não ficará muito cansado e atingirá o objetivo de forma mais fácil. Escreva aos poucos e procure manter essas etapas em dia.

Fonte: Pixabay.

Devo basear o tema em quê?

Em alguma pesquisa que você gostaria de fazer, aliado ao seu tema e ao problema que ele apresenta. Pode ser pesquisa para levantar hipóteses, estudo de caso, proposta de melhoria, projetos, alterações, uso de algum método na execução de tal atividade…

Se você trabalha em alguma empresa que tenha várias atividades, e se o pessoal concordar que você faça seu trabalho ali, pronto! Você estará ali todos os dias, a coleta de dados será mais prática.

Não precisa ter medo

Não se esqueça de que é o SEU trabalho. Faça o melhor que puder, porque o TCC é uma grande experiência. Existem várias formas de se fazer uma pesquisa, veja com seu orientador qual a melhor ou mais indicada. Como é algo de sua autoria e preferência, você terá domínio sobre o tema, de modo que falar sobre ele será muito tranquilo.

Você tem alguma dúvida em relação a seu trabalho? Conta pra gente!


publicidade

publicidade