ColunistasDicasEmpreendedorismoVida de Universitário

5 dicas imprescindíveis para conciliar estudos, trabalho e exercícios

0

Conciliar estudos, trabalho e exercícios é uma tarefa árdua, ainda mais para quem mora em cidade grande. Dividir o dia para que cada atividade tenha um horário fica ainda mais difícil quando precisamos enfrentar ônibus e trânsito.
Por isso, confira agora dicas para conciliar estudos, trabalho e exercícios, que preparamos com muito carinho para vocês.

No entanto, para conquistar uma carreira e um corpo saudável, um esforço adicional e bem direcionado precisa ser feito.

O primeiro passo é separar um horário especial para os estudos. Se você estudar muito cedo, por exemplo, simplesmente não vai render nada. Por outro lado, estudar de noite também é uma péssima opção.

Outro ponto vital é a alimentação. Sem nutrientes adequados, seu corpo ficará fraco e será acometido por doenças. Aliás, até seu rendimento nas atividades vão cair. Por isso, fique atento à alimentação.

Alimentação saudável

É a partir de uma boa alimentação que você terá energias para enfrentar um dia cheio de tarefas.

Por fim, tenha um dia de folga de sua rotina, ainda mais se for intensa demais. Não se julgue por descansar. Você precisa disso.

Continue lendo e veja com detalhes essas e muitas outras dicas!

1. Tenha uma hora especial para os estudos

Um erro comum de quem estuda, trabalha e faz atividade física é deixar os estudos para a madrugada. Assim seu cérebro está cansado e dificilmente retém alguma informação. No entanto, acordar cedinho também impede a retenção do conhecimento. Como estudar certo, então?

Você precisa aproveitar os pequenos momentos de pausa do seu dia. Em geral, o horário de almoço dura 2 horas. Assim você pode separar 1 hora para almoçar e 1 hora para estudar.

Estudar é importante em toda sua carreira, não apenas no início. Tire sempre um tempinho ao dia para estudar.

Outra dica ótima é gravar o áudio das aulas e escutar durante o ônibus. Dessa forma você vai relembrar o conteúdo e até aproveitar detalhes importantes da aula.

Em resumo, você precisa estudar 1 hora todos os dias. Lembre-se de revisar o conteúdo após 1 semana. Isso facilita a consolidação do conhecimento.

2. Planeje seu dia com cuidado

O dia dura exatas 24 horas. Desse valor, 8 horas vão para o trabalho e 8 horas para o sono. Sobram 8 horas para você aproveitar. Vamos colocar 5 horas para deslocamentos, em caso de sua cidade apresentar trânsito ou seu trabalho/faculdade for em outra cidade. Parabéns, você tem incríveis 3 horas para seu desenvolvimento pessoal.

Acha que isso é pouco? 3 horas por dia, durante 365 dias representa 1.095 horas destinadas ao seu aperfeiçoamento. Com certeza você conquistará todos os seus objetivos, desde sua formação acadêmica até um corpo sarado.

Organizar as suas tarefas diárias é essencial. Principalmente quando seu dia a dia é muito corrido.

A conta feita neste tópico reflete o que é um planejamento do dia com cuidado. Muitas vezes as pessoas esquecem que precisam dormir ou se locomover. Aliás, muitas acreditam que podem ir de um ponto ao outro em um piscar de olhos.

Quando for alocar suas tarefas, coloque um tempo entre elas. Saiu do serviço às 18 horas? Nada de marcar para começar a estudar às 18 horas: você vai precisar de tempo para abrir os livros, localizar a matérias e assim por diante. Coloque o início para às 18:30 ou até 19:00.

3. Faça pouco, mas faça todos os dias

Como foi visto no tópico anterior, 3 horas por dia equivalem a 1.095 horas por ano. Aliás, apenas 1 horas já retorna o incrível número de 365 horas de prática por ano. Como a maioria dos livros leva cerca de 10 horas para ser lido, é provável que você leia mais de 37 livros por ano.

O que vale para a leitura também vale para o exercício físico. Sua musculatura vai se desenvolver bastante com essa rotina de treino. Ademais, treinar pouco tempo, mas com intensidade, é a chave para um corpo forte e sarado.

4. Não descuide da alimentação

A alimentação é um dos pilares de nossa vida. Sem ela, nosso corpo e nossa mente não se desenvolvem. Não adianta ter uma rotina de estudos de 5 horas e fazer mais 5 horas de exercício sem uma alimentação balanceada. Seus resultados serão frustrantes.

Tenha um prato bastante colorido. Coma um pouco de tudo, dando preferência para alimentos crus. Substitua doces por frutas, refrigerantes por suco natural ou água, e adicione muitos legumes e verduras em sua dieta.

Nunca deixe faltar legumes e verduras em sua alimentação!

Se estiver com problemas para se alimentar direito, faça uso de alguns suplementos. Eles também servem para ajudar no ganho de massa, emagrecimento e até dar energia.

5. Separe um dia da semana apenas para descansar

Conciliar estudos, trabalho e exercícios requer um truque: o descanso. Dê seu melhor durante a semana; descanse no sábado e domingo. Aliás, o ideal é escolher apenas um dia para ficar de bobeira. Se escolheu o domingo, mantenha a rotina de treino e estudos no sábado.

A depender de sua rotina, coloque pequenas pausas entre as atividades. Assim você terá ânimo para concluir a tarefa seguinte sem se desgastar muito.

Planeje seu dia, tenha uma dieta rica e use o tempo a seu favor. Seguindo estas dicas você se sairá bem nos estudos, trabalho e na atividade física!

Veja outras dicas interessantes:

Linha do tempo dos celulares, entenda a evolução e a história dos smatphones

Previous article

Engenharia Aeroespacial: o que é?

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Colunistas