ColunistasDestaqueDestaque + Editor's PickDestaque + PopularesDicas

Dicas para trabalhar em home office com sucesso

2

O home office tem desafios únicos para cada trabalhador remoto, desde as distrações que são incomumente difíceis de evitar até a responsabilidade, que são cada dia mais complexas, tornando difícil encontrar um equilíbrio saudável entre a vida profissional e pessoal. As dicas de hoje ajudarão a trabalhar em home office com sucesso.

Mas todos os benefícios que o trabalho home office pode oferecer às pessoas faz com que todo o esforço e obstáculos necessários para trabalhar sejam superados de maneira compensadora futuramente. 

Todas as características do trabalho remoto significam que você terá que fazer algum planeamento com antecedência para trabalhar em casa com êxito. Desenvolver bons hábitos a partir de dicas é importante, sendo possível superar todos os desafios que podem surgir no caminho. 

Por que seguir dicas de home office são necessárias?

Dedicação é a alma para obter sucesso em suas tarefas!

Uma das tendências emergentes do momento é o trabalho remoto, onde as pessoas transformam as suas casas em escritórios domésticos. 

Seguir dicas pode maximizar a sua liberdade, e responsabilidade, que são essenciais para todos os profissionais, seja do setor de loja de brinquedos ou de plano de saúde corporativo, que desejam investir no home office. 

As dicas não são apenas para os colaboradores individuais, mas também para gerentes e líderes de equipe que desejam trabalhar em home office com sucesso.

Diversos benefícios são oferecidos para as pessoas que trabalham em casa, fazendo com que um equilíbrio maior entre a vida profissional e pessoal seja alcançado. 

1. Construa um espaço de trabalho permanente

Um dos primeiros passos para quem iniciou a jornada em home office é determinar uma área da casa para realizar o trabalho. 

A escolha pode ser um quarto vazio na casa ou converter outros ambientes em seu escritório doméstico. 

Caso você não tenha nenhum espaço disponível, configure uma mesa para o seu computador e todos os acessórios de seu escritório. 

Independentemente de seu espaço ou localização, escolha uma área de sua casa onde será possível trabalhar e comprometa-se a realizar suas atividades neste espaço diariamente.

Certifique-se que a área seja silenciosa para que você possa se concentrar na tarefa em questão. 

2. Invista em tecnologia de qualidade

Tecnologia existe para ser usada. Qualquer investimento no que facilita seu trabalho, é um bom investimento.

Um bom escritório doméstico ou um local de trabalho pode exigir um pequeno investimento de sua parte. 

E assim como iniciar um novo negócio, será necessário investir em novas tecnologias, como um laptop, tablet ou um sistema de telefone remoto para realizar seus trabalho diariamente.

Uma internet com bom desempenho evita que muitos problemas com a tecnologia sejam enfrentados. Como o trabalho home office requer mais do que a troca de mensagens de bate-papo, será necessário adquirir uma internet que o mantenha atualizado. 

E, assim como um bom provedor de internet, investir em um roteador de qualidade é essencial. Pois um roteador de vários anos está sujeito a gerar problemas de rede comuns. 

Dependendo da natureza de seu trabalho, será necessário comprar um hardware ou um novo software. Dessa forma, invista em todos os acessórios necessários para garantir um home office confortável e eficiente. 

3. Móveis confortáveis

Também será necessário investir em móveis para o seu escritório doméstico, caso ainda não tenha feito. 

Dependendo da quantidade de espaço disponível, considere comprar uma mesa grande para trabalhar, uma estante de livros e uma cadeira de escritório confortável. 

Leve em consideração que você trabalhará neste espaço todos os dias. Sendo assim, invista em móveis confortáveis e funcionais, incluindo móveis ou equipamentos ergonômicos. 

4. Defina seu cronograma

Organizar para conquistar! Essa é a filosofia do sec. XXI !

Depois de configurar o seu novo escritório ou uma área de trabalho, é o momento de começar a trabalhar. 

Se o seu objetivo é tornar o home office um compromisso diário, é importante definir horários comerciais ou de trabalho específicos. 

Um dos maiores benefícios de trabalhar em casa é a flexibilidade de definir quais são os seus horários de trabalho. Caso seja mais produtivo durante a manhã, convém definir um horário das 7h às 15h. 

Use o seu foco para ampliar todas as suas tarefas diárias. Aplique um limite rígido durante os fins de semana e afaste-se do trabalhar para não trabalhar sem parar. 

Independente da programação que definir, certifique-se de estabelecer os seus horários de trabalho para cada dia da semana.  (veja dicas para conciliar trabalho e estudos)

5. Descubra os períodos de alto rendimento

Nossa vida não é uma constante, e por isso precisamos conhecer bem nossos limites!

Todas as pessoas são mais produtivas em diferentes momentos durante o dia. Algumas são matutinas e mais produtivas durante o horário da manhã. Outras são mais eficientes durante a noite. 

Descubra em qual momento você é mais produtivo e elabore uma programação para realizar as suas atividades de trabalho em torno dos períodos de pico de produtividade. 

6. Atualize sua lista de trabalho diariamente

Quando você trabalha em casa, pode ser difícil controlar o que você precisa realizar ao longo do dia. Sendo assim, é fácil perder as prioridades, tarefas e prazos que precisam ser cumpridos. 

Comece a sua jornada de trabalho em home office revisando todas as suas prioridades do dia. Quando você cria uma lista de tarefas, é mais provável as cumprir em um determinado período. 

Estabeleça as metas e os limites de tempo para realizar cada uma das tarefas. Após concluí-las, risque-as de sua lista. Essa é uma dica simples, mas muito eficaz para trabalhar em home office com sucesso.

7. Não trabalhe com pijamas

Esse é um dos principais motivos que as pessoas preferem trabalhar em casa. Mas quando você trabalha de pijamas, isso afetará a sua produtividade. A frase “vista-se para o sucesso” não é apenas uma frase de efeito, mas sim muito importante para as pessoas que trabalham em casa. 

Pois além de colocar as pessoas psicologicamente na mentalidade certa para o trabalho, também estará pronto para lidar com qualquer tipo de chat por vídeo ou check-in com um colega de equipe. 

Dessa maneira, as pessoas estarão preparadas para realizar o seu trabalho mental e fisicamente preparado para começar o dia. 

Mesmo que não vá sair de sua casa, é importante se vestir para o trabalho como se estivesse indo para um escritório. Não interesse se outros membro da sua família, como crianças, estejam usando conjunto infantil inverno, ou seu parceiro(a) esteja com roupas de baixo. Você enquanto trabalhadora(or) precisa manter a boa aparência.

8. Exercite-se e alongue-se regularmente

Corpo equilibrado = mente equilibrada. Tenha disposição para obter sucesso em suas tarefas !

A prática de exercícios físicos aumenta de maneira natural as endorfinas pessoais, aumentando o nível de felicidade, prazer e interesse. Todos esses aspectos são essenciais para uma boa produtividade. 

O alongamento regular também ajuda a manter uma boa postura. No mínimo, alongue-se durante o dia para não ficar com dores no corpo ou prejudicar a qualidade de vida. Também defina lembretes motivacionais para que sejam a primeira coisa que você vê e lê durante a manhã. 


Veja outras de nossas dicas para trabalhar e atingir sucesso:
Como abrir um escritório e gerencia-lo 
O que você precisa saber para empreender

SSD: Como ele aumenta a velocidade do seu PC?

Previous article

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

Next article

You may also like

2 Comments

  1. Algumas destas dicas são subestimadas, especialmente, esta 7. Porém são todas dicas muito boas e que quando colocadas em práticas trás um resultado bem positivo. Bom trabalho, Lucas!

  2. Ótimas dicas para quem trabalha com em Home Office. Quer trabalhar com Home Office acesse o link.
    http://bit.ly/transformarasuarealidadeatual

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Colunistas