10

Os drones são equipamentos tecnológicos que estão sendo utilizados nos últimos anos para diversas áreas. Fabricado de diversos tipos tamanhos, alcances, preços e tecnologias.

De fato esse equipamento vem adquirindo cada vez mais seu espaço na construção civil de várias formas e agora vem sendo usado para levantamentos topográficos.

Drones

Drones sendo utilizados na Engenharia

O que são drones?

O conjunto de equipamento tem um conceito simples, composto de aeronaves não tripuladas com câmera embutida, no qual o controle da mesma é feito via rádio nos quais os usuários podem e manobrar à distância.

Inicialmente os drones eram utilizados no meio militar para proteção de soldados em missões, mas com o barateamento do equipamento, acabou popularizando e sendo utilizando para outros fins.

A topografia

A obtenção de informações precisas sobre grandes extensões de terra com precisão, todos seus elementos naturais e artificiais é uma tarefa que demanda tempo.

Entretanto, diversos setores da Engenharia necessitam dessas informações para decisões muitas vezes estratégicas em projetos e execução. Portanto, a topografia é um elemento fundamental em setores como indústria, construção civil, agricultura, mineração.

Técnicas tradicionais geralmente são feitas por técnicos percorrendo o terreno com equipamentos receptores coletando pontos do local.

topográficos

Modo clássico de executar levantamentos topográficos

Tecnologia de Drones na Topografia

 

A utilização dessa tecnologia, chamada de fotogrametria permite que com mais rapidez e precisão dados sejam coletados comparados com os métodos tradicionais.

Dependendo do projeto, drones podem coletar informações em poucas horas o que demorariam dias com equipamentos convencionais, entregando imagem completa do local a ser feito o levantamento.

Engineer flying with drone.

Porém vale ressaltar que os equipamentos tradicionais usados em levantamentos são muitas vezes necessários em situações nas quais há pontos a serem coletados dados abaixo de vegetações, além disso auxiliam em coordenadas de pontos de apoio e controle usados nos dados obtidos pelos drones.

Levantamento topográfico por Drones e BIM

A tecnologia BIMBuilding Information Modeling vem tomando conta do mercado da construção civil.  Dessa forma, dados obtidos por imagens coletadas durante o voo dos drones, processados e através de nuvens de pontos (pontos resultantes da varredura de superfícies, podendo assim serem digitalizadas) permitindo com que modelos tridimensionais sejam processados pelo software Infraworks

Drones

Fonte: MFRural – Imagem tridimensional gerada por Drones

Modo clássico ou drone?

Portanto, como visto anteriormente, um complementa o outro em algumas situações, portanto há de ser analisado o que mais convém para determinado serviço para que o levantamento topográfico seja feito com a precisão necessária, agilidade e precisão.


Levantamento topográfico por Drones

Fonte: Unifor

Isabela Guedes
Engenheira Civil, especialista em Geotecnia e MBA em Gestão de Obras na Construção Civil. Desde o início da graduação trabalhei em diversas áreas da Engenharia, o que me trouxe uma vasta experiência de sete anos no mercado. Moro atualmente no interior do estado do Rio de Janeiro, possuo 28 anos e sou apaixonada por novos desafios, tecnologia e inovação, séries e games. Produzo conteúdo nas minhas redes sociais com muito humor e de forma acessível para quem não é da área, misturando minhas duas paixões Engenharia Civil e Cultura Pop. Tenho como grande objetivo trazer mais visibilidade para as mulheres na construção civil. Instagram: @isabelaeng

Computadores Quânticos: o que são, como funcionam e para que servem

Previous article

ENGENHARIA MECÂNICA: Guia da Engenharia

Next article

You may also like

10 Comments

  1. Artigo excelente!!!

  2. […] Neste caso, o profissional faz o mapeamento da localização de um imóvel assim como suas características, definindo dados e posição geográfica. Há a possibilidade de usar elementos como GPS, equipamentos topográficos e aerofotogramétricos. […]

  3. […] Além disso, essas informações estão dentro de polígonos, linhas e a imagem da cidade, que pode ser atualizada conforme ela for crescendo, através de levantamento com drone.  […]

  4. […] Drones em levantamentos topográficos! […]

  5. […] Acima de tudo, é importante que o profissional da área tenha conhecimentos em informática e facilidade de lidar com novas tecnologias, pois existem diversos aparelhos para medição, softwares para execução de planas, equipamentos de medição a laser e drones. […]

  6. […] que os drones estão ficando cada vez mais populares e acessíveis, mas se esses dispositivos controlados por […]

  7. […] Ou seja, Continuamos nos próximos artigos…. […]

  8. […] Continuamos nos próximos artigos…. […]

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Colunistas