Categorias

Drones na mineração: uma tendência revolucionária

Se, na última década, alguém chegasse com a imaginação de aeronaves sobrevoando casas ou mesmo registrando acontecimentos marcantes, seria considerado um grande sonhador.

O fato é que já chegou. Essas aeronaves são comumente chamadas de drones. Esta é uma das tecnologias mais assistidas nos últimos meses e pode ser usada para muitos fins.

Drone sobrevoando com encomenda. (Fonte: Geospatialworld)

Drones são aeronaves não tripuladas (VANTs), controladas remotamente e vêm em diversos tamanhos, originalmente usados para fins militares, mas agora eles têm uma ampla gama de usos, desde a captura de imagens de eventos até o transporte de itens para lojas.

Inicialmente, os drones foram projetados para proteger a vida dos soldados, porque o risco de enviar aeronaves não tripuladas para missões militares é menor do que colocar a vida dos soldados em risco.

Com a popularização da tecnologia e a redução dos preços dos equipamentos, as aeronaves não tripuladas se tornaram cada vez mais populares, e o número de uso também aumentou muito.

Contribuição do uso do drone na mineração

Hoje, os drones desempenham um papel vital na mineração. O drone pode fornecer um amplo campo de visão para entender melhor o impacto da mina e ajudar a entender o impacto da empresa no meio ambiente.

Drone sendo operado em uma mina. (Fonte: im-mining)

Os drones em operações mineiras podem entrar e avaliar áreas perigosas que não podem ser alcançadas por equipamentos convencionais, garantindo assim a segurança dos funcionários e proporcionando muitos benefícios na indústria.

A escolha do drone correto para cada mina depende do resultado desejado.

Normalmente, os VANTs de asa fixa são usados ​​para mapear áreas maiores. Em contraste, o tipo rotativo tem um tempo de vôo mais curto, mas pode fornecer dados mais exatos.

Drone sendo operado em uma mina subterrânea. (Fonte: Youtube)

De acordo com especialistas, drones na mineração geram dados de área em minutos ou horas, o que funcionários utilizando métodos convencionais iriam requerer dias ou semanas, e eles ainda estão limitados a determinar certos parâmetros.

Os dados gerados pelos drones são extensivos e podem ser processados ​​de várias maneiras.

Em muitos países, o uso de drones nas atividades de mineração tem sido reconhecido de forma muito positiva, o que não só traz vantagens operacionais para o equipamento, mas também traz enormes benefícios para a coleta de dados, principalmente em termos de redução de custos de medição.

Vantagens

Com a ajuda de drones, é possível expandir o escopo da exploração, ou seja, conduzir mais explorações em determinadas circunstâncias, percebendo assim novas oportunidades de pesquisa.

Obtendo dados do drone. (Fonte: rocketmine)
Visão do drone. (Fonte: amsj)

Uma tarefa que o drone também pode fazer é a monitoração de estoque de materiais e determinar a quantidade.

Uma das grandes vantagens que os drones podem oferecer é a economia de tempo. Como foi falado anteriormente, muitas atividades de mineração exigem mão de obra manual e jornada de trabalho muito longa (dias e semanas), por isso a entrada de drones aéreos neste cenário pode simplificar e atender as necessidades da empresa.

Outra vantagem é a possibilidade de operar o drone a longa distância, sem colocar o operador em áreas de risco ou locais com intenso movimento de maquinário.

Preocupações

A principal preocupação com o aumento do uso de drones está relacionada ao impacto que a ferramenta pode ter no trabalho humano. Muitas oportunidades de trabalho não existirão mais. No entanto, existem muitos fatores que indicam que os drones são a melhor escolha em muitos casos.

Profissional manuseando um drone.

Gostou do artigo? Clique aqui e saiba como se tornar um profissional da mineração.

Postagens Relacionadas