Branded Channel | ExemploColunistasCursosInovaçãoMercado de Trabalho

Engenharia de redes de computadores: saiba tudo sobre este curso

0

Você está pensando em seguir carreira na área de redes de computadores, mas não sabe se essa é uma boa opção para você? Que tal engenharia de redes?

Quando se trata de tecnologia e internet, existe uma lista extensa de cursos e possíveis profissões a se seguir. Você pode trabalhar com criação de sites – o que envolve design, escolha da plataforma de hospedagem (clique aqui para saber mais sobre o assunto), utilização de ferramentas e etc. -, TI, programação e muito mais. 

Essas áreas estão em expansão e cada vez mais o mercado está em busca de profissionais qualificados, assim sendo os engenheiros de redes um dos mais procurados.

Isso porque as empresas estão investindo em tecnologias e redes móveis atuais e mais rápidas, e por isso estão aumentando também a necessidade de contratação de profissionais altamente capacitados.

No entanto, com tantas opções de cursos disponíveis no mercado, como saber se o de engenharia de redes de computadores é o ideal para você? 

Pensando nisso, neste post, vamos falar sobre a profissão e o curso e te ajudar a compreender como eles funcionam. 

Confira!

O que é um engenheiro de redes? 

De forma resumida, um engenheiro de redes de computadores não só faz o planejamento, mas também a construção e gerenciamento de redes para garantir que sejam otimizadas e tenham um funcionamento adequado. 

Como um profissional engenheiro de rede, você poderá ser responsável pela base do sistema de TI de uma empresa, e enquanto os técnicos de rede ou administradores de TI auxiliam nas tarefas diárias e soluções de problemas na área, os engenheiros de redes também ficam responsáveis pelo desafio de alto nível de projetar e melhorar as redes. 

Em alguns casos – dependendo da empresa -, você poderá criar e implementar redes físicas e sem fio, pesquisar e integrar novas tecnologias ou até solucionar problemas.

Como funciona o curso de engenharia de redes de computadores

O primeiro passo para se tornar um engenheiro de redes é obter sua formação e neste curso superior de engenharia de redes de computadores, os alunos estudam disciplinas da área, além de conteúdo básicos, como física e também matemática. 

As disciplinas específicas de redes de computadores são compostas por noções teóricas e práticas, incluindo desde o conhecimento de equipamentos, até a criação de projetos, gerência e também segurança de redes, por exemplo.

Geralmente, os conhecimentos práticos são aplicados em laboratórios de eletrônica, redes ópticas e sem fio, sistemas digitais, também em segurança da informação e muito mais. Algumas das disciplinas frequentes são: 

  • Teoria da Informação;
  • Redes Sem Fio;
  • Matemática e Física;
  • Comunicações Ópticas. 

Além das disciplinas, é comum também que os estudantes do curso possam participar de atividades extracurriculares, atividades estas que podem ser projetos de pesquisa ou iniciação científica em conjunto com empresas públicas e privadas. 

Como se tornar um engenheiro de rede

Obter seu diploma no curso de engenharia de redes de computadores é apenas o primeiro passo para você seguir carreira na área. Além disso, é importante que você: 

Ganhe experiência em TI

O diploma colocará seu pé na porta, mas isso não é sempre o suficiente. Aprender habilidades de TI no trabalho é essencial para se tornar um engenheiro de rede e irá fazer com que seja bem quisto no mercado. 

Primeiro, saiba que é importante que você construa uma base de rede. Um suporte técnico ou uma função de suporte de TI em nível básico também é uma ótima maneira de desenvolver habilidades fundamentais da área. 

Procure por bons lugares para ganhar experiência. Se necessário e possível, também seja voluntário para pequenas empresas ou amigos. Busque por um estágio e também recomendamos que monte o seu próprio computador ou projeto de rede. 

Com essas atitudes, você ganhará habilidades, também expandirá seu portfólio e terá algo para apresentar de concreto nas entrevistas de emprego. 

Depois de adquirir habilidades básicas de TI, busque também por posições de rede que sejam mais relevantes. Trabalhe como engenheiro de rede de computadores nível júnior ou analista de rede, isso irá te ajudar a obter mais experiência.

Também busque trabalhar no maior número de projetos possíveis e se ofereça para assumir novas tarefas. Além disso, faça conexões com os engenheiros. 

Escolha o caminho que deseja seguir

Depois de adquirir experiência em nível básico, você chegou ao momento em que será necessário que você identifique e faça um planejamento do seu plano de carreira. Cargos de engenharia de redes variam muito. 

Alguns dos caminhos possíveis e que você deve analisar são: 

  • Especialista em rede;
  • Técnico de rede;
  • Administrador de rede; 
  • Analista de rede;
  • Gerente de rede. 

Conclusão sobre engenharia de redes de computadores

Os profissionais de tecnologia estão sendo requisitados pelo mercado e essa demanda continuará em crescimento devido ao avanço da tecnologia e as novas soluções. Portanto, assim muitas pessoas estão em busca de cursos na área. 

Se você estava com dúvidas se o curso de engenharia de redes de computadores é a opção ideal para você, agora esperamos que o nosso conteúdo tenha te ajudado e que agora você já possa tomar a sua decisão. 

Lembre-se de buscar por uma boa opção instituição de ensino para ter acesso a um curso que irá te preparar para o mercado de trabalho!

Agora que leu este nosso artigo e caso tenha interesse em softwares para engenharia, assim como também hardware, leia sobre estes temas em outros de nossos aritgos a seguir:

Carros elétricos: Quão próximo estamos?

Previous article

“Casa Verde e Amarela”: Saiba o que muda no mercado imobiliário

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *