ColunistasGuia da Engenharia

ENGENHARIA ELÉTRICA: Saiba mais sobre aqui

2

Você consegue se imaginar vivendo nos dias de hoje sem energia? Sua resposta não deve ser diferente da de qualquer pessoa: não! Saiba agora mais sobre a engenharia elétrica!

Por estar intimamente ligada a tecnologia, a Engenharia Elétrica tem uma importância enorme para o mundo atual, sendo responsável desde o mais simples circuito eletrônico encontrado nas mais variadas tecnologias até os campos de geração, transmissão e distribuição de energia.

A eletricidade se tornou indispensável e fundamental para a vivência em um mundo cada vez mais dinâmico, conectado e interativo. 

O Engenheiro eletricista é um profissional capacitado a discutir e propor soluções aos desafios contemporâneos na área de conversão, transporte e uso final de energia, em suas mais diversas formas de manifestação. 

Você como engenheiro eletricista irá compreender seu papel crítico e atuante na sociedade e no desenvolvimento do país, reconhecendo as implicações políticas, econômicas, sociais e ambientais de suas intervenções profissionais.

ENGENHARIA ELÉTRICA

Como vai ser o seu trabalho como Engenheiro Eletricista?

Você como Engenheiro Eletricista terá habilidades e competências para propor soluções relacionadas ao setor energético, projetar, planejar, analisar, desenvolver, identificar técnicas para manutenção e realizar a gestão de sistemas energéticos.

Além de, desenvolver tecnologias para racionalização do uso de energia em processos industriais e fazer a avaliação econômica de projetos energéticos, afinal todo mundo quer poupar energia, não é mesmo?

Geração, transmissão e distribuição da energia são algumas das atribuições do engenheiro eletricista. Todos os projetos da área elétrica devem ser gerenciados por esse profissional.

Também é importante notarmos a crescente energética envolvendo a energia através do painel solar, conhecida como energia fotovoltaica. Essa é uma indústria ainda nova no Brasil, mas que está crescendo em níveis expressivos.

Além disso, esse campo de trabalho conta com pouca concorrência e muitas oportunidades de emprego.

ENGENHARIA ELÉTRICA

Por onde você vai se aventurar como Engenheiro Eletricista?

O futuro está intimamente ligado à esta engenharia, pois uma das principais contribuições que a engenharia elétrica pode dar para a sociedade é a inovação.

Ou seja, a integração de novas tecnologias capazes de melhorar os processos industriais atuais, a fim de gerar “energia limpa” e preservando o meio ambiente.

ENGENHARIA ELÉTRICA

Sobre esta questão, da geração de energia limpa, o futuro deste campo de estudo é promissor.

Porque com a complexidade cada vez maior das reservas de petróleo serem alcançadas, além do custo cada vez mais alto para torná-las produtivas.

As energias sustentáveis ​​como a eólica, fotovoltaica ou geotérmica tem sido uma opção lucrativa para qualquer empresa, tornando-a socialmente responsável.

Um engenheiro eletricista não é apenas responsável pelas instalações elétricas, mas também permanece como um dos principais suportes para a operação de qualquer outra engenharia.

Como você vê, é uma grande área de trabalho porque anda de mãos dadas com o crescimento tecnológico global e avança junto com a humanidade (e sua história).

Conclusão

A engenharia elétrica explora as aplicações da eletricidade, eletromagnetismo e eletrônica trabalhando com pesquisas e planejamento do uso de energia elétrica nos espaços.

Por este motivo, ela tem grande importância, pois é essencial em tudo o que envolve construção, além da automação, softwares, nanotecnologia, telefonia, entre outras, se tornando importante tanto para o desenvolvimento da sociedade, quanto para o desenvolvimento da tecnologia.

Além de tudo, pare pra pensar, se a vida doméstica já é inconcebível sem energia elétrica, pense na atividade industrial, por exemplo, que é ainda mais dependente de boas instalações elétricas.

Imagine a quantidade de máquinas ligadas simultaneamente e a preocupação com o fator produtividade, o quanto isto é desafiador para o engenheiro eletricista.

Sendo assim, esse profissional, dentro do segmento industrial, conta com oportunidades diferenciadas, tanto em carreiras mais tradicionais como naquelas que se encontra em ascensão.

Fora que, existem muitos motivos para a permanência deste profissional nas empresas. Já que as mesmas necessitam atender às NBR (normas brasileiras) estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, da área de elétrica e eletrônica.

Otimizar os processos elétricos e eletrônicos em prol da produtividade e economia, além de garantir a segurança dos processos, eliminando riscos de curtos-circuitos, quedas de energia e até incêndios.


Você segue o Blog da Engenharia no Instagram?

Saiba mais aqui sobre fontes renováveis!

Redação

ENGENHARIA MECÂNICA: Guia da Engenharia

Previous article

Inovação em tempos de crise: Um novo olhar para engenharia – FINAL

Next article

2 Comments

  1. […] Elétrico – Projeta sistemas elétricos para empreendimentos. Aponta os materiais e dimensões de condutores de eletricidades a serem utilizados no loteamento, […]

  2. […] Engenharia Elétrica é um universo cheio de oportunidades, segmentos e subáreas. A eletrotécnica é uma subárea que […]

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popular Posts

Login/Sign up