Engenharia Mecânica

Engenharia mecânica e automotiva: Quais as principais semelhanças e diferenças

0

Algumas vezes, a conexão entre engenharia mecânica e automotiva pode não ser clara e, embora trabalhem em conjunto no setor de automóveis, ambas são áreas separadas.

No momento de procurar por serviços e itens para carros, como alarmes automotivos, por exemplo, as pessoas buscam por serviços de mecânica ou por lojas especializadas. 

Porém, quando falamos em engenharia, trata-se de um trabalho mais específico e essencial para indústrias e outros setores. 

De forma resumida, os engenheiros automotivos se formam para atuar de forma mais focada na indústria automotiva. Enquanto isso, o engenheiro mecânico tem uma formação mais abrangente, sendo capacitado para estudar as máquinas de um modo geral.

Principalmente com a retomada da indústria automotiva, as duas profissões também voltam a ganhar destaque nas faculdades. Quer saber mais sobre como as duas áreas atuam e quais são suas principais semelhanças e diferenças?

Confira a seguir!

processo de criação

Como funciona a Engenharia Mecânica

Um profissional formado em Engenharia Mecânica está preparado para criar projetos, desenvolver a produção e fazer a manutenção dos mais variados tipos de máquinas e equipamentos.

Isso significa que ele faz a projeção de máquinas, que podem ser utilizadas não somente no segmento automotivo, mas também em outras áreas como a indústria de alimentos, usinas de energia, construção civil e muito mais.

Algumas das matérias que costumam fazer parte de uma formação de  Engenharia Mecânica são:  

  • Cálculo;
  • Álgebra;
  • Processo de fabricação;
  • Motores e combustão;
  • Elementos de máquinas;
  • Administração;
  • Mecânica de fluidos.

Com todo esse conhecimento, um engenheiro mecânico consegue atuar em diferentes tipos de indústrias, como a alimentícia e a têxtil, por exemplo. Porém, seu principal mercado é o de fabricação de máquinas, veículos e equipamentos.

Para seguir nessa profissão, é importante ter algumas capacidades como raciocínio lógico e habilidades de liderança. Isso porque, muitas vezes esse engenheiro precisará comandar equipes.

O bacharelado desse curso tem a duração média de 5 anos, e logo nos primeiros semestres, a grade curricular já apresenta disciplinas ligadas a engenharia, como cálculos. 

Nos meses seguintes, as disciplinas são mais profissionalizantes, como processos de produção, por exemplo. 

cálculos para engrenagens

Como funciona a Engenharia Automotiva

O profissional formado em Engenharia Automotiva é focado no que está relacionado a veículos. Ou seja, sua atuação é voltada para o desenvolvimento, produção e a manutenção de automóveis.

Nesse caso, os cursos costumam ter as seguintes disciplinas:

  • Desenvolvimento de Produto Veicular;
  • Gestão da Qualidade Automotiva;
  • Gestão de Produção Automotiva;
  • Desenho Industrial;
  • Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos; 
  • Aerodinâmica Veicular;
  • Projeto de Moldes, entre outros.

Com essa formação, o mercado de trabalho para o engenheiro automotivo é um pouco mais restrito do que para o engenheiro mecânico. No entanto, isso não significa que não existam possibilidades de atuação para esse profissional.

Ele pode trabalhar em fábricas e montadoras, indústria de autopeças, empresas de importação de veículos, empresas de transporte, empresas de inspeção, entre outras possibilidades.

Para ganhar destaque no mercado, vale a pena investir em um bom curso de Engenharia Mecânica, que assim como de Engenharia Automotivo, também costuma ter a duração de cinco anos. A grade disciplinar possui disciplinas parecidas com de outras engenharias, como desenho técnico e cálculos. 

Porém, um estudante dessa opção também terá acesso a outras matérias profissionalizantes, com foco específico para o trabalho de Engenharia Automotiva, como processos de fabricação, por exemplo, além de conteúdos voltados para empreendedorismo e gestão. 

fórmulas de física

Principais diferenças entre Engenharia mecânica e automotiva

Como você deve ter percebido, a principal diferença entre Engenharia Mecânica e Automotiva está na abrangência para cada opção. Enquanto a primeira área é mais geral na indústria, a segunda é mais focada no setor automotivo..

Isso quer dizer que um engenheiro mecânico, normalmente, consegue ter mais oportunidades de emprego e também pode fazer a migração entre áreas de forma mais fácil. Além disso, o curso de Engenharia Mecânica costuma ser mais comum e procurado.

Porém, isso não quer dizer que um curso de Engenharia Automotiva não tenha suas vantagens. Como a quantidade de cursos disponíveis é menor, os profissionais que escolhem seguir nessa carreira costumam ser mais valorizados, já que é algo mais segmentado.

Qual área é melhor para seguir profissionalmente?

Engenheiros da área da mecânica

Ambas as opções são importantes não somente para a indústria automotiva, mas também para outros mercados. Não existe uma resposta certa para essa pergunta, já que a escolha da profissão deve ser feita de acordo com os objetivos de cada pessoa.

Para fazer a escolha da carreira que deseja seguir, se questione: você deseja ter um foco em veículos ou prefere aprender sobre a criação e manutenção de equipamentos e máquinas em geral?

Na hora de escolher entre as duas opções é normal ficar em dúvida. Afinal, são profissões muito importantes para o setor de automóveis. Por esse motivo, antes de decidir qual curso irá realizar, reflita com cuidado as vantagens e desvantagens de ambas as opções.

Além de se questionar com as perguntas que deixamos acima, também leve em consideração as informações abaixo:

  • Realize pesquisas sobre o mercado de trabalho para Engenharia Mecânica e Automotiva e tenha atenção a média salarial oferecida; 
  • Verifique quais são as oportunidades oferecidas para cada área;  
  • Fale com estudantes e profissionais de cada área para que assim consiga compreender quais são as diferenças na teoria e na prática de cada profissão; 
  • Solicite a grade curricular dos cursos e reflita se o seu perfil se encaixa com as disciplinas; 
  • Procure por faculdades que tenham uma boa avaliação e sejam referência no mercado. 

Vale deixar claro que as duas profissões possuem sua importância no mercado e a escolha vai depender apenas do seu objetivo. 

Esperamos que agora esteja mais claro quais são as principais semelhanças e diferenças de Engenharia Mecânica e Automotiva e que agora você possa refletir para tomar sua decisão de escolha. 

Desta vez separamos 03 calculadoras para você, venha conferir

Previous article

Acredite, o mundo não vai mudar.

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *