Categorias
entretanto cerveja

Aprenda a fazer Cerveja Artesanal diretamente da sua casa

Nada melhor que uma boa e velha cerveja gelada né? Já pensou então uma feito por você mesmo!? Compartilhar com família e amigos em um fim de semana especial? Mas como fazer a sua? Fazer sua própria cerveja artesanal nunca foi tão fácil.

Produza sua cerveja, e faça a felicidade de quem está a sua volta!

Presente na alimentação humana, a cerveja é bebida alcoólica mais consumida no mundo desde 8000 a. C. Devido aos seus atributos sensoriais, e seus benefícios a saúde, diversidade de apresentação e valor nutritivo ela tem grande aceitação, está pronto para ingressar no mundo da cerveja? Se liga então!

Dessa forma a tendência atual é da segmentação do mercado da cerveja artesanal, que acaba abrindo possibilidades de novas experiências com cervejas diferenciadas, regionais, especiais, únicas e que cada vez são mais aceitas por consumidores.

Antes de mais nada, você precisa ter em mãos os equipamentos para começar a produzir sua cerveja em casa de forma artesanal e segura para consumo. Um kit básico de equipamentos profissionais sai em média de R$ 1200,00- R$1500,00 reais.

Equipamentos

Esse kit deve acompanhar os seguintes equipamentos (01un):

  • Caldeirão de 70L em inox 201;
  • Grain Bag;
  • Fogareiro de Alta Pressão em Alumínio;
  • Colher / Pá de 75cm;
  • Bombona Fermentadora Completa de 50L;
  • Termômetro Analógico;
  • Escova para lavar garrafas;
  • Arrolhador de Mesa;
  • Tubo de Enchimento inteligente;
  • 1,5 metro de mangueira cristal atóxica;
  • Chillher de Alumínio de 15 Metros para resfriamento;
  • Álcool 70% para sanitização.

É claro que não precisa ser exatamente esses equipamentos, poderá ser adequado a sua situação financeira e até adequar para a receita que pretende realizar. Não esqueça que se trata de uma bebida alcoólica!

Fazer sua própria cerveja artesanal nunca foi tão fácil!
Equipamentos necessários e que serão utilizados para fabricar sua cerveja artesanal.

Depois de obter os equipamentos é hora de decidir qual receita irá realizar. Vários são os estilos cervejeiros, recomendo que comece por uma com menos preparos e etapas, assim você pode ir pegando o jeito e se habituar com os equipamentos, diminuindo a chance de erro e iniciando com classe nesse mundo, fazer sua própria cerveja artesanal nunca foi tão fácil.

Ingredientes

Geralmente você vai encontrar em uma receita os temperos, como o malte, o lúpulo e as leveduras, esses os responsáveis por sabor, aroma, textura, cor e demais componentes de uma boa cerveja artesanal.

Lúpulo (flor), ingrediente importante.

Malte é um grão que passou pelo processo de malteamento. Onde o malte de cevada, que é o mais tradicional de todos, também se tem o malte de outros cereais, como trigo ou aveia, adicionados para produção da bebida alcoólica.

Além disso temos o Lúpulo, que é uma planta, onde a parte de interesse são as flores da fêmea. Nessas flores tem glândulas de lupulina que contêm resinas e óleos que são interessantes para a cerveja artesanal. Por fim é adicionado durante a fervura do mosto na preparação da cerveja, é responsável pelas substâncias que conferem amargor e aroma à cerveja.

Logo depois, as Leveduras (Fermento) são organismos que convertem açucares complexos em açucares simples, no processo de fermentação. Elas então irão consumir os açúcares que foram produzidos anteriormente, os convertendo principalmente em gás carbônico e álcool (bebida alcoólica).

A produção da cerveja artesanal se dá em torno de seis etapas que variam conforme cada receita: mosturação, filtragem, fervura, fermentação, maturação e envase. A busca por inovação na área cervejeira com a utilização de novos ingredientes que venham a agregar novas propriedades sensoriais é de fundamental importância, afinal imagine você realizar uma nova receita e compartilhar com todos!

Dica bônus

Antes de mais nada defina qual estilo de cerveja você vai produzir, compre os ingredientes e siga o passo a passo. O custo da produção de uma cerveja artesanal varia muito, ou seja conforme os ingredientes utilizados, pesquise os preços e receitas. Convide amigos para realizar todo o processo, são várias etapas, toda ajuda é bem vinda.

Caso ache o valor do kit básico alto, reparta o valor com um amigo, assim como o custo da receita, baixando o valor e tendo ajuda na produção. Assim, eu junto com meu amigo Maicon de Candido Tessaro  até desenvolvemos uma nova receita de cerveja artesanal, e quem sabe futuramente você consuma?!

Fala sério, fazer sua própria cerveja artesanal nunca foi tão fácil né!? Aprecie com moderação, se beber não dirija!


entretanto cerveja

Postagens Relacionadas