Categorias
livro de receitas

Livro de receitas que ajuda a conhecer, cozinhar e comer peixe!

Comer peixe é um dos grandes prazeres da vida. Se você, assim como eu, gosta de frutos do mar, alimentos aquáticos e produtos da pesca, este artigo é essencial. Nele, apresento o livro “Fish: Know it, cook it, eat it”, que é composto por receitas tradicionais de dezenas de países e pratos de chefs reconhecidos.

Fonte: FAO

O volume nasceu através do desejo de compartilhar um pouco dessa riqueza culinária. Todavia, é um tipo diferente de qualquer outro livro de receitas com peixes. A comida em nosso tempo é, afinal, uma forma de consciência mundial tanto quanto uma questão de mero sustento. Portanto, a edição, com suas ilustrações impressionantes, “entrevistas” divertidas com peixes e receitas tentadoras, é uma viagem pela cultura, ciência e comércio de pescado.

Fonte: FAO.

Assim, ajuda os consumidores a reconhecer os diferentes tipos de peixes (água doce e marinha), sua origem e seu valor nutricional. Há destaque para algumas espécies da bacia amazônica como o Pirarucu, Tambaqui e Sururu, colocando o Brasil como um dos principais expoentes da culinária internacional.

O livro de receitas que pesca contra a pobreza, a fome, a desnutrição e a gestão dos recursos pesqueira

Mais além, sob os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o mundo se comprometeu a acabar com a fome e a desnutrição em todas as suas formas até 2030. Acrescente o ressurgimento do conflito e da instabilidade, os efeitos da pandemia do COVID-19 e a fraca vontade política, e esse prazo é muito em dúvida. Em 2021, até 828 milhões de pessoas estavam subnutridas. Três bilhões de indivíduos não podiam pagar a mais modesta refeição saudável.

Nesse contexto, o peixe fornece um quinto da ingestão diária de proteína animal para quase metade da população mundial. Em outras palavras, o peixe pode não ser suficiente para garantir a segurança alimentar global, mas não haverá segurança alimentar global sem peixe. Cada pedaço de peixe no prato é um golpe na fome global e é uma vitória contra a desnutrição infantil. Comer peixe não é apenas aumentar a subsistência, é participar de um dos recursos mais vitais do mundo.

Outro ODS para 2030 nos exorta a conservar a vida abaixo da água e usar os recursos marinhos de forma sustentável. Do jeito que as coisas estão, um terço deles está sendo em níveis biologicamente insustentáveis. Grandes partes de nossos oceanos e mares são mal governadas e práticas criminosas perduram. Em contrapartida, mais da metade da demanda de pescado é atendida pela aquicultura, ajudando a diminuir a pressão sobre os recursos oceânicos e gerando menos emissões se comparado a outros sistemas de produção de proteína animal.

Portanto, o livro de receitas também trata de uma visão sobre a governança, preocupações com a sustentabilidade, a pobreza, a fome e a desnutrição no planeta.

Para fazer a leitura e conhecer mais sobre essa riqueza culinária que aborda esse mundo que acabei de apresentar, acesse a versão digital abaixo e se aventure nas receitas.
Fonte: FAO.

Conheça mais sobre Engenharia de Pesca e áreas afins aqui.

Postagens Relacionadas
consulte Mais informação

Tudo que Você Precisa Saber sobre o Industrial Equipment Experience

O Industrial Equipment Experience é um evento online promovido pela Dassault Systèmes que reúne especialistas da indústria de equipamentos industriais para discutir as principais soluções e tendências desse mercado. Com palestras, cases de sucesso, mesa redonda e outras atividades, o evento oferece uma oportunidade única para quem busca se atualizar sobre as principais soluções e tendências do mercado de equipamentos industriais, além de promover a troca de conhecimentos e experiências com especialistas e profissionais do setor. Inscreva-se agora mesmo pelo link e garanta sua vaga no evento.