publicidade

publicidade

Engenheiro até na praia!


Janeiro, férias, praia. Então é aquele momento que toda a família está reunida e começam os famosos assuntos que te deixam constrangido: “Vai formar quando?”, “Já arrumou um serviço bom?”, “Lembre-se da tia quando for um engenheiro rico, hein?”… Para fugir de todas essas perguntas você levanta da sua confortável cadeira de praia e resolve mostrar seu dom construindo um castelo de areia. Mesmo que você não seja engenheiro civil, vale tudo para driblar as perguntinhas incômodas.

Não sabe por onde começar? Misturando várias instruções encontradas na internet e tentando simplificar, aqui vai uma lista de dicas (não esqueça o protetor solar e coloque os priminhos para catar conchinha!):

– Primeiro, escolha um lugar longe das ondas para que o mar não engula seu castelo;

castelo-de-areia - blog-da-engenharia

– Se você estiver bem animado, pode aproveitar para colocar o cérebro para funcionar e usar a matemática. Faça o projeto e calcule as dimensões. Mas, se esqueceu a HP em casa ou foi vencido pela preguiça, você pode usar um simples papel quadriculado;

castelo-de-areia -6 blog-da-engenharia

– O material consiste em baldes, pincel, espátulas e coisas do tipo. Não tem nada disso? Vale improvisar com materiais semelhantes, reciclagem é muito importante!

castelo-de-areia -7 blog-da-engenharia

– A estrutura é feita com blocos de areia sólida. Com areia encharcada, você deve montar blocos socando para que fiquem compactos e firmes, afinal, não vai querer passar vergonha, né?

castelo-de-areia -3 blog-da-engenharia

– Na hora de esculpir, comece de cima para baixo. Depois, volte ao topo para entalhar. Se a areia começar a secar, borrife água. Faça torres e, ao invés de riscos, utilize degraus, deixando um efeito melhor.

castelo-de-areia 5- blog-da-engenharia

– Segredinho final: para que seu castelo fique de pé por um bom tempo, borrife uma mistura de água e cola.

castelo-de-areia -4 blog-da-engenharia

Se nada disso der certo ou se o seu castelo desmoronar, apele para os famosos baldes de criança ou é bom ir pensando nas respostas para as perguntas familiares.


publicidade

publicidade