publicidade

publicidade

Entrevista exclusiva com Easton Lachappelle | SOLIDWORKS World 2018


Durante o SOLIDWORKS World 2018, tivemos a honra de conhecer e conversar pessoalmente com Easton Lachappelle, CEO e fundador da Unlimited T0morrow – uma empresa que surgiu quando Lachappelle tinha apenas 14 anos de idade.

Easton LaChappelle
Presidente Barack Obama conhecendo o braço desenvolvido pela Unlimited Tomorrow

Aos 18 anos, Easton fundou o Unlimited Tomorrow, que desenvolve uma tecnologia para ajudar as pessoas em seu cotidiano, com braços robotizados impressos em 3D.

Aos 14 anos, Easton fez sua primeira mão robótica utilizando LEGO, fio de pesca e tubulação elétrica. Com melhorias graduais, a mão se transformou em um simples braço e depois avançou para um braço robótico alimentado capaz de ser controlado pelo cérebro e impresso em 3D. Depois de um encontro com uma garota de 7 anos em uma feira de ciências cujo braço de prótese custou US $ 80.000, LaChappelle se sentiu inspirado para solucionar este problema, criando um dispositivo prático e acessível. Não só seus projetos eram incríveis, mas sua idade jovem, além de seu conhecimento autodidata em robótica permitiu que ele causasse um impacto na indústria. O presidente Obama apertou a mão com um de seus braços, e Easton viajou pelo mundo espalhando a mensagem que você pode aprender muito fora do sistema educacional. Por exemplo, ele foi convidado a compartilhar sua história no TED TALK,  já trabalhou na NASA (projeto Robonaut) desenvolvendo uma nova interface tele-robotica.

Primeira mão robótica desenvolvida por Easton LaChappelle

A Unlimited Tomorrow basicamente utiliza scanners 3D de baixo custo para mapear digitalmente um membro residual de um braço amputado e o braço oposto cheio, se disponível. Estes dados passam por um software que adapta automaticamente o design à forma e dimensão da pessoa. O resultado é um produto pronto para ser impresso em uma rede de impressoras 3D ao redor do mundo, o que nos permite produzir membros artificiais mais avançados, mesmo em comunidades remotas e desfavorecidas.

Confira o vídeo da entrevista que fizemos com Easton LaChappelle:

Características dos membros | Unlimited Tomorrow:

  • Um braço é totalmente customizado, gerado à partir do escaneamento 3D – O design é muito próximo de um membro real
  • O processo todo demora de 1 a 2 semanas
  • Pesa aproximadamente 450g
  • O usuário pode movimentar todos os dedos de forma individual
  • A bateria dura em média de 3 a 4 dias
  • O braço é capaz de “aprender” os comandos mais utilizados do usuário para melhora de performance
  • A impressão é feita em uma cor de pele similar à do usuário
  • As unhas são realistas e podem ser pintadas

Easton comentou, ao final do vídeo, que o fator que sempre motivou ele a continuar desenvolvendo e aprimorando as suas tecnologias foi a curiosidade. Hoje, com 21 anos de idade, os seus protótipos já viraram realidade na vida de algumas pessoas, e ele utiliza a engenharia para impactar vidas. Incrível, não é mesmo?


publicidade

publicidade