publicidade

publicidade

7 principais erros de todo engenheiro recém-formado. Saiba quais são!

Saiba como evitar estes erros com algumas dicas simples porém eficientes

Pronto! Depois de cinco anos você finalmente conseguiu se formar em Engenharia. A expectativa agora é conseguir um grande emprego, com uma boa remuneração, além de muito aprendizado, certo? Na verdade, sabemos que nem sempre é assim que tudo acontece. Pensando nisso, o Blog da Engenharia lista para você os erros de engenheiros recém-formados mais clássicos do dia a dia. Não deixe nenhum deles acontecer com você!

 

Principais Erros de Engenheiros Recém-Formados:


1- Falta de Planejamento

erros de engenheiros recém-formados
Sociedade Brasileira de Coaching

O primeiro passo para um engenheiro ter uma carreira bem sucedida é se planejar. Onde você quer estar daqui 5 anos? Qual cargo pretende estar? Como fazer para chegar lá? Traçar metas dentro de um plano realístico é extremamente importante.

Planeje se irá fazer um MBA e quanto tempo irá levar, ou se investirá em algum idioma que ainda não domine. Este tipo de planejamento, junto com as experiências adquiridas, serão os principais fatores que irão fazer você chegar onde pretende e evitar que fique estagnado numa posição indesejada por muito tempo.


2- Desprezar sua rede de contatos

Entenda isso o quanto antes: uma boa rede contatos é essencial para qualquer profissão. Ninguém chega a lugar nenhum sozinho, principalmente quem trabalha no universo da Engenharia. Com uma rede de contatos sólida, você irá perceber que quase sempre é de lá que vem novas ofertas de trabalho, excelentes oportunidades que sequer estava esperando, uma valorização no mercado, etc.

Portanto, faça networking!


3- Medo de perguntar

erros de engenheiros recém-formados
Lakewood Ranch

Um dos principais erros de engenheiros recém-formados acontece quando se está em uma nova empresa e não domina completamente o processo da fábrica em questão. Com medo de fazer alguma pergunta que possa soar um pouco banal, o engenheiro acaba se inibindo e guardando aquilo para si.

Porém uma das características essenciais para um bom engenheiro é justamente a curiosidade. Tenha humildade suficiente para questionar o máximo possível, porque assim seu aprendizado será muito maior, mesmo que para isso você precise perder o medo de perguntar até mesmo para alguém em um cargo abaixo do seu, como determinado processo ou equipamento funciona.


4- Não correr riscos

Para alcançar voos mais altos, você naturalmente irá precisar sair da sua zona de conforto. Não tenha medo de entrar em uma área com novas atividades. Fazer algo que não está acostumado é justamente o que vai te levar a ter um aprendizado maior e consequentemente um reconhecimento também maior.

Não fique com medo de fracassar. Até mesmo os seus erros servem de lição para que você se torne um profissional cada vez mais capacitado.


22 coisas que só engenheiros ou estudantes de engenharia sabem


5- Currículo mal feito ou com mentiras

erros de engenheiros recém-formados
Esto no entra en el exam

Mantenha o seu currículo atualizado sempre! Acrescente as novas atividades ou aquele projeto interessante que esteja fazendo. O simples fato de seu currículo estar bem escrito pode contar pontos em um eventual processo seletivo.

Uma mentira no currículo, por menor que seja, é enxergado pelos analistas de RH como uma falta grave, pois reflete o comportamento da pessoa. Ou seja, um pequeno desleixo ou exagero pode causar sua desclassificação em um processo de seleção.

Portanto vale a pena se dedicar um bom tempo para montar seu currículo, com as informações bem claras. E claro, um bom português e layout fácil para quem está lendo sempre é bem vindo!


6- Focar apenas no salário e não no aprendizado

Aprimorar a sua formação profissional é um ponto importantíssimo para sua carreira profissional. Nem sempre o melhor trabalho para você é o que paga melhor, principalmente para quem acabou de se formar. Procure dar preferência para um trabalho com um ambiente favorável que te estimule a aprender, pois isso fará (e muita!) diferença lá na frente.

E claro, lembre-se: não é porque você se formou que não precisa mais estudar. Não se esqueça disso!


7- Ser impaciente

Ainda falando sobre os  erros de engenheiros recém-formados mais comuns está a falta de paciência, ou a pressa, seja para arrumar um emprego, ser promovido ou receber um aumento.

É extremamente normal ingressar em um novo emprego com expectativas muito altas, além de estar o tempo todo comparando o nosso progresso profissional com o de colegas de trabalho. Porém isso deve ser feito de maneira dosada. Uma ansiedade de maneira exagerada acaba prejudicando seu rendimento e consequentemente irá atrapalhar suas metas.

 

Fontes: Univsersia, Construct app


publicidade

publicidade